Pular para o conteúdo principal

Mudando a senha ROOT

No Linux, a senha ROOT é a permissão modo 'DEUS' de um usuário. Com essa senha, você pode mudar qualquer coisa no seus sistema e por isso mesmo você deve usá-la com muito respeito e inteligência. Qualquer dúvida, pode provocar um estrago feio.

No Ubuntu ele é definido na instalação, mas vai que você esqueceu ele? Como fazer para trocá-lo?

Abra um terminal e digite:

sudo passwd

Depois digite sua senha duas vezes (uma foi para confirmação) e pronto. Fácil!
Agora vê se não esquece mais!

Comentários

Panda_BG disse…
POR ISSO... que eu queria instalar um pacote numa pasta aqui do sistema e ele não me dava permissão, nem no modo GRAFICO ou na linha de comando.
Então pra mudar a senha é assim "peace of cake"?
Ahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh!!
Fala sério "mestre" !
'Brigaduuuuu
Abs
BG
[VIVA O SOFTWARE LIVRE]
Unknown disse…
Opa, só um detalhe, vamos explicar direito as coisas: o comando "sudo" é usado para definir quais os comandos que o seu usuário "reles mortal" poderá executar como se fosse a conta root. Aqui vou chamar a conta "usuário reles mortal" simplesmente de "user".

No caso do exemplo dado, como o comando "passwd" serve para alterar a senha, logo o comando "sudo passwd" faz com que você - embora conectado como user - possa alterar a senha do root (como se fosse o root). A vantagem disto é justamente o fato de você poder alterar a senha do root sem precisar saber a senha atual dele. Até aí, nenhuma novidade.

Porém, o comando "sudo passwd" só vai funcionar se o arquivo /etc/sudoers estiver configurado para que a conta user possa executar o comando passwd.

Portanto, antes que algum usuário inexperiente se conecte com sua conta user, confie cegamente na dica anterior e venha a ter uma surpresa desagradável, sugiro fortemente que se conecte como root (ou use o comando "su" para se conectar temporariamente como root), edite o arquivo /etc/sudoers (acrescentando a linha "user ALL=/usr/bin/passwd" naquele arquivo) e só então faça um teste executando o comando "sudo passwd".

Ao adicionar aquela linha ao arquivo /etc/sudoers você estará dizendo que a sua conta user poderá executar o comando passwd (localizado em /usr/bin/) como se você (conta user) fosse o usuário root.

Isto estando esclarecido, podemos agora complementar o que foi dito no comentário anterior: o comando "sudo passwd" funciona, sim. Mas só depois que você configurou corretamente o arquivo /etc/sudoers.

Finalmente, é sempre bom lembrar que permissões demais pelo comando sudo podem afetar a segurança, portanto use o bom senso quando for editar o arquivo /etc/sudoers.

Postagens mais visitadas deste blog

Convertendo FLV em AVI ou MPEG

Essa, pessoal, só com o uso do terminal mesmo. Tentei usar o DeVeDe, Avidemux e outros mas nada ficou bom. O jeito foi usar o ótimo e velho terminal. Simples assim: mencoder -idx NOMEDOARQUIVO.flv -ovc xvid -xvidencopts bitrate=4500 -oac mp3lame -srate 44100 -o NOMEDOARQUIVO.avi Mude o NOMEDOARQUIVO e a extensão final do .AVI para .MPEG se quiser, e pronto! O arquivo ficará quase com o dobro do original em FLV, mas este é o custo! No pain, no gain! Vamos para a próxima! Abraços aos amigos leitores do blog!!

Teste de Inteligência XLS

Nada a ver com Linux ou Ubuntu.. mas se um e-mail com um arquivo xls, em anexo, aparecer com um teste de inteligência (deveria ser de adivinhação, isso sim) e estiver doido para descobrir as respostas... use a lista abaixo: 24 H no D 24 horas no dia 26 L no A 26 letras no alfabeto 7 D na S 7 dias na semana 7 M do M 7 maravilhas do mundo 12 S do Z 12 signos do zodíaco 66 L da B 66 livros da bíblia 52 C num B (S os C) 52 cartas num baralho (sem os coringas) 4 C na B B 4 cores na bandeira brasileira 18 B num C de G 18 buracos num campo de golfe 39 L no V T 39 livros no velho testamento 5 D em um P 5 dedos em um pé 90 G num  R 90 graus num ângulo reto 0 G C é a T D C da Á 0 graus celsius é a temperatura de congelamento da água 5 J em um T D B 5 jogadores em um time de basquete 3 R num T 3 rodas num triciclo 100 C em um R 100 centavos em um real 11 J em um T D F 11 jogadores em um time de futebol 12 M no A 12 meses no ano 4 R T um C 4 rodas tem um carro 29 D em F em

Review Dell Inspiron 1525

Enfim, consegui comprar um notebook. Tava precisando a muito tempo e depois de pesquisar por meses, o Inspiron 1525 foi a minha decisão mais sábia, por motivos técnicos e por questões financeiras. Mesmo com a demora da Dell de mais de 20 dias para a entrega do note, a surpresa foi como o bichinho é bonito e silencioso. Ah... e poderoso. A placa de vídeo Intel X3100 era a única coisa que me deixava temeroso, quando falamos em Linux. Será que existiria drivers para ele? A parte técnica não irei dissertar muito pois por ser um Core 2 DUO Intel T7250 com 2gb de RAM e 120 gb de HD, ele é poderoso para qualquer coisa... menos para jogos gráficos pesados. Graças a essa placa X3100... bem, mas vamos falar do Ubuntu. Primeiro eu baixei 4.2gb de um dvd-live da própria Dell, produzida para quem compra os pc's dela na gringilândia. Lá tem suporte. Antes de tudo, tiver particionar o HD no Windows Vista. Isso foi fácil e não precisei instalar soft algum. Apenas gerenciei o espaço do HD e pronto.