quinta-feira, 21 de junho de 2007

O que virá no Ubuntu 7.10?

Mais planos para o desenvolvimento do Ubuntu 7.10 (Gutsy Gibbon) foram anunciados na lista de e-mail. Programado para lançamento em outubro deste ano, o Gutsy terá kernel 2.6.22, GNOME 2.20, e Xorg 7.3. O Kubuntu terá o KDE 3.5.7 com pacotes opcionais para o KDE 4.0RC2. A edição para servidores terá algumas adições, como o framework de segurança Novell AppArmor.

Juntamente com o Ubuntu 7.10 virá a versão completa para dispositivos móveis e embarcados feitos com componentes da interface Hildon, usado nos tablets da Nokia, série N800. Esta versão será prioritariamente feita para produtos da Intel. O Gutsy também irá ser a primeira a ter por padrão o Compiz Fusion, resultado da fusão entre o Beryl e o Compiz.

O Xorg 7.3 terá incluso o RandR 1.2, que deixará as configurações do mesmo muito mais fácil de se mexer, vindo também no Ubuntu um utilitário gráfico para configuração de dois monitores em um PC, usando até várias placas de vídeo.

O “Tribe 1″, a primeira versão de desenvolvimento, foi lançada dia 7 de junho, sendo a Tribe 2 programada para lançamento somente após o próximo congelamento de pacotes importados do Debian. As versões candidatas à final estarão provavelmente disponíveis no começo de outubro, enquanto a final está planejada para o dia 18 de outubro.

Favorecido por empresas como Intel e Dell, o Ubuntu está se tornando uma das mais importantes distribuições Linux. Com a adição da versão para portáteis e embarcados, provavelmente ele se expandirá ainda.

Maiores detalhes podem ser encontrados aqui.

fonte

Nenhum comentário: