segunda-feira, 2 de julho de 2007

Problemas com placa de vídeo

Comprei uma placa de vídeo GeForce 6200 de 256 de RAM. A muito tempo faltava apenas este item para que meu PC ficasse ao meu gosto. Tava difícil viver com 1gb de RAM compartilhado.

Enfim, espetei a danada no slot AGP e liguei o PC. Logo de cara o WinXP pediu os drivers, instalou-os e voilá: tudo OK.

Dei, boot e agora iria testar no Ubuntu. Nem cheguei perto de algo chamado sucesso.

"No screens found". Esta foi a mensagem que li no modo texto. E depois de algumas horas procurando a solução via, Lista de Discussão, via Google e fórum, acabei apelando.

Queimei um CD-RW com o Ubuntu e Vi que pelo Live-CD a placa era 'vista' (hehe) pelo sistema e não pensei 2 vezes.
Backup da pasta HOME e tome re-instalação. Ainda bem que eu tinha o WinXP em outro HD e pude fazer o backup, senão tava ferrado.

Instalei o Ubuntu em menos de 30 minutos e depois de alguns updates, mandei ver no Beryl Agora tá rendondo e com o Beryl funcionando blz. Só falta eu aprender os atalhos dos efeitos.

Foi triste ter que passar por isso, mas como novato foi como eu me virei.

4 comentários:

Iron disse...

Olá amigo, considero-te amigo de tanto que já me ajudou esse teu blog! hehe

Mas, não sei se você já leu a matéria da Wiki sobre a configuração de uma nova placa de vídeo no linux, mas se não leu... vai minha contribuição:

Ctrl c, Ctrl v da matéria:

Executar a detecção de hardware novamente

A primeira opção para corrigir problemas na resolução do monitor é executar novamente o script de detecção de hardware. Este procedimento também é útil caso você tenha trocado sua placa de vídeo ou monitor depois de instalar o Ubuntu.

Depois de fazer a cópia de segurança, feche todos os programas que estão sendo executados e digite no terminal

sudo dpkg-reconfigure xserver-xorg

Irá aparecer o menu de configuração e será perguntado se você quer autodetectar seu hardware de vídeo. Basta selecionar sim e aceitar as opções padrão apertando enter. Depois de terminado reinicie o X e você voltará para a tela de login.

Caso este procedimento não tenha resolvido seu problema pode tentar o próximo procedimento.

Link: http://wiki.ubuntu-br.org/CorrigindoResolucaoMonitor

Abraço, Iron Junior

Alexandre DDD disse...

Tenho a mesma placa(Geforce 6200 256 AGP) uso o ubuntu 9.04, entretanto não consigo instalar os drivers da nvidia, ela fica com driver generic, você teve o mesmo problema?

Alexandre DDD disse...

Tenho a mesma placa(GeForce 6200 AGP 256), entretanto comigo ela só funciona com driver generic, quando instalo os da NVidia, aparece no screen found, você teve o mesmo problema?

Alexandre DDD disse...

O problema era de hardware, após a troca da fonte o video funcionou direitinho.