quarta-feira, 17 de outubro de 2007

7 razões do sucesso do Ubuntu

Amanhã será lançada a versão 7.10 do Ubuntu. Esta versão é aguardada com muita ansiedade por centenas de milhares de fãs do sistema operacional Linux. E com razão, pois com ela muita coisa se torna passado. Pelo menos aos usuários mais antigos, que ainda curtem usar o terminal para resolver questões simples do dia-a-dia.

Mas quais são as razões que fazem do Ubuntu a distribuição linux mais famosa do mundo, no momento? Porquê o Ubuntu não é apenas "mais uma distribuição gnome" como qualquer outra? O que fez o Ubuntu ter tanto sucesso em usuários comuns?

Estas são as razões que encontrei, e compartilho com vocês:

7 - Cadê a concorrência?

O Ubuntu chegou com uma proposta diferente das outras distribuições. Ela não é feita para "escovadores de bytes". Aliás, eles podem até usar o Ubuntu! Até aparecer o Ubuntu, como eram as outras distros? Feitas para linuxistas xiitas? Se não, também não eram para novatos.

6 - Boca-a-boca

Quem usa o Ubuntu como primeira incursão ao mundo linux nem acredita que está usando um sistema que não precisa usar o terminal e digitar várias linhas de código. Isso gera conforto e acessibilidade.
Alguns desistem de usar o Windows na hora! E se podem fazer coisas que achavam que precisariam ser "nerds", é natural que divulguem seu sucesso com outras pessoas! Afinal, quem não gosta de se "mostrar o bom", não é? O Ubuntu dá essa oportunidade.

5 - Comunidade/Fóruns

Existe um momento que você precisa baixar um aplicativo similar ao Windows e onde achá-lo? E como alterá-lo, caso precise? E onde encontro pessoas com o mesmo problema que eu? Viva os fóruns e comunidades de usuários do ubuntu!

O Ubuntu tem a maior comunidade de usuários na língua portuguesa, para uma distro linux. Não vejo o Fedora, o Mandriva, o Kurumin, o etc... com tanto material publicado na web.

4 - Synapitc

Eu quando experimentei o Synapitc pela primeira vez, fiquei boquiaberto com a quantidade de aplicativos, pacotes e sei lá mais o quê que poderia usar SEM PAGAR nada por isso.
Me livrei de spywares, malwares, adwares, vírus, trojans e etc que vive no mundo Windows!

Nunca mais perderia meu tempo no astalavista.box.sk!!!Seriais, crackers, keygens... isso é coisa de um mundo que não mais precisaria me importar. E o Synapitc abriu essa gama de opção que nunca imaginei que fosse tão vasta e o melhor: é fácil! Dois cliques e está tudo resolvido.
Claro que outras distros utilizam o Synaptic, mas convenhamos, com o sucesso do Ubuntu, os pacotes .DEB ficaram mais famosos por aí.

3 - ShipIt!

Meu Deus! Eu posso pedir CD's da distribuição e receber, em casa, de graça!!! Isso NUNCA irá acontecer com o Windows! Nunca!!!

E assim eu posso distribuir para outros colegas, amigos, familiares e conhecidos! Propaganda engenhosamente maléfica, mas que garante um diferencial gigante diante seus "concorrentes". Isso tudo, graças a grana de um milionário que tem BEM menos dinheiro que o altruísta Bill Gates.

2 - Fácil instalação

Uma vez eu tentei instalar o Kurumin. Não entendi NADA de particionamento de disco, memória swap e outras nomenclaturas que nunca vi, ao instalar o Windows.

O Ubuntu simplesmente faz o serviço sem te encher de neuras. Você responde algumas perguntas básicas e voilà! Tá instalado. E tudo no modo gráfico! Quer moleza maior? Isso gera conforto e confiança ao usuário.

E vamos ao item número 1:

1 - Foco na humanidade

Nada do que foi escrito acima, não existiria se não fosse o fator UBUNTU (foco na humanidade). Tudo é criado com o propósito de facilitar e não complicar.

Compare. Tente instalar um aplciativo no Windows e depois no Ubuntu.

Qual foi o mais rápido? Qual precisou de um serial number? Qual precisou de menos cliques?
Isso tudo e muito mais. A acessibilidade do sistema é o chamariz maior! Só posso falar que é bom um produto se ele FOR bom mesmo!

Não vou entrar na questão de o Gnome ser melhor que o KDE, porque isso pouco importa! Afinal, você personalizar seu ambiente do jeito que quiser. Tente fazer isso no Windows...
Os itens de menu são bem categorizados, as cores são amigáveis, o sistema é mais limpo, não preciso de antivírus (mas é sempre bom ter um) e o óbvio: você controla o sistema e não o contrário.

Essa preocupação em deixar as coisas simples e acessíveis fazem do Ubuntu o sistema operacional mais legal do mundo.

Não acredita?

Baixe, queime um CD e teste.
Nem precisa instalar para isso. Mas teste.

E amanhã teremos a versão 7.10 pronto para sacudir o mundo da tecnologia. Parabéns para você.


Um comentário:

Amrod disse...

Assino embaixo!! E parabéns pelo ótimo blog. =)