Pular para o conteúdo principal

Gravando múltiplos DVDs em um único disco

O caso do estudo
Por GuilhermeMachado


Os DVDs mais comuns são conhecidos como DVD-5 [1] e possuem a capacidade de armazenamento de 4.7 GB. Esse tipo de DVD atualmente possui um melhor custo benefício e portanto será utilizado em nosso processo final de gravação.

Os vídeos deste estudo são documentários que estão em 2 DVDs-5 sem proteção criptográfica. Esse fato é importante pois se estivessem criptografados não seria possível copiá-los para o HD sem uma intervenção de softwares de Ripagem. Esses 2 vídeos possuem duração total de 3 horas e 54 minutos.

Hardware utilizado: processador Pentium4 3GHz, 512 Mb de Ram e uma placa de vídeo GEForce4.
Software utilizado: kernel 2.6.20-15, Ubuntu 7.04, DEVEDE 3.2, K9Copy 1.1.0 e K3B 1.0.3.

Fluxograma utilizado



Detalhamento do Fluxograma


1. Copia os vídeos VOB do DVD para o HD

Esse processo copia os arquivos VOB (Video Objects) para o HD. Esses arquivos possuem a extensão .vob e estão dentro da pasta VIDEO_TS do DVD. Esses arquivos contêm o vídeo, o áudio e subtítulos do DVD.

2. Utilizar mais algum DVD

Sem comentários.

3. Autora o DVD com “DEVEDE”

O processo de autoração serve para alterar características originais dos vídeos. Aqui poderemos incluir um menu personalizado, adicionar legendas, incluir botões, alterar a taxa de áudio e de vídeo, escolher o formato Palm/Ntsc, o formato final Dvd/Vcd/Svcd/Divx, etc. Nesse processo utilizaremos o software conhecido como “DEVEDE” [3].

As características escolhidas no estudo para o “DEVEDE” [3] são as seguintes: formato final de saída DVD-5, menu personalizado com 2 botões (cada um deles aponta para um dos vídeos originais), formato do menu Ntsc e ação criar estrutura de disco. As demais características foram deixadas como padrão.

É importante ressaltar que o processo de autoração além de ter um tempo de elevado de processamento também consome muito espaço em disco. Em nosso caso o processo de autoração foi finalizado em aproximadamente 4 horas e consumiu aproximadamente 15 GB do disco.

4. Autoração menor que 4.7 GB

Sem comentários.

5. Ripa em 4.7 GB com “K9Copy”

O resultado final dessa autoração foi maior que a capacidade de 4.7 GB de nosso DVD de destino. Portanto utilizamos o software de ripagem conhecido como “K9Copy” [4] para gerar uma nova estrutura mais compacta para permitir utilizarmos a mídia de DVD-5. Vale lembrar que a qualidade final do vídeo final será afetada por esse processo também.

A única característica alterada no “K9Copy” [4] foi para que se manter os menus originais. O processo final desse sofware obtivemos uma imagem ISO.

6. Grava o DVD com “K3B”

Com a imagem .ISO ou com a estrutura definida no passo 3 já podemos utilizar software de gravação conhecido como K3B [5]. Esse software realiza o processo final e transfere o vídeo do disco para o DVD.


Conclusão

O resultado final do processo gerou um vídeo com uma qualidade aceitável no computador porém o teste feita na TV, demonstrou uma perda de qualidade em algumas cenas que possuem movimento. Essa perda de qualidade provavelmente foi gerada devido a compactação feita durante todo processo - compactação necessária para se colocar 3 horas e 54 minutos de vídeo em apenas um DVD-5. O uso de outros softwares livres de Autoração e de Ripagem poderiam melhorar a qualidade final do vídeo mas infelizmente não houve tempo hábil para um teste mais abrangente.

Referências


[1] http://portuguese.doom9.org/index.html?/dvd-structure.htm
[2] http://pt.wikipedia.org/wiki/DVD
[3] DEVEDE: http://www.rastersoft.com/programas/devede.html
[4] K9Copy: http://k9copy.sourceforge.net/index.php
[5] K3B: http://k3b.plainblack.com/
[6] DIA: http://www.gnome.org/projects/dia/

Parabéns ao Guilherme por este tutorial e você pode participar com sugestões e dúvidas no fórum Ubuntu-PT.org

Comentários

Iron Junior disse…
Comentário só para elogiar o blogg!Muito show, bem atualizado, com ótimas matérias!!

Já comentando sobre aquele Office da IBM ta dando um show nos demais! Bonito, prático, enfim, completo!

Parabéns pelo blogg!

Postagens mais visitadas deste blog

Convertendo FLV em AVI ou MPEG

Essa, pessoal, só com o uso do terminal mesmo. Tentei usar o DeVeDe, Avidemux e outros mas nada ficou bom. O jeito foi usar o ótimo e velho terminal. Simples assim: mencoder -idx NOMEDOARQUIVO.flv -ovc xvid -xvidencopts bitrate=4500 -oac mp3lame -srate 44100 -o NOMEDOARQUIVO.avi Mude o NOMEDOARQUIVO e a extensão final do .AVI para .MPEG se quiser, e pronto! O arquivo ficará quase com o dobro do original em FLV, mas este é o custo! No pain, no gain! Vamos para a próxima! Abraços aos amigos leitores do blog!!

Teste de Inteligência XLS

Nada a ver com Linux ou Ubuntu.. mas se um e-mail com um arquivo xls, em anexo, aparecer com um teste de inteligência (deveria ser de adivinhação, isso sim) e estiver doido para descobrir as respostas... use a lista abaixo: 24 H no D 24 horas no dia 26 L no A 26 letras no alfabeto 7 D na S 7 dias na semana 7 M do M 7 maravilhas do mundo 12 S do Z 12 signos do zodíaco 66 L da B 66 livros da bíblia 52 C num B (S os C) 52 cartas num baralho (sem os coringas) 4 C na B B 4 cores na bandeira brasileira 18 B num C de G 18 buracos num campo de golfe 39 L no V T 39 livros no velho testamento 5 D em um P 5 dedos em um pé 90 G num  R 90 graus num ângulo reto 0 G C é a T D C da Á 0 graus celsius é a temperatura de congelamento da água 5 J em um T D B 5 jogadores em um time de basquete 3 R num T 3 rodas num triciclo 100 C em um R 100 centavos em um real 11 J em um T D F 11 jogadores em um time de futebol 12 M no A 12 meses no ano 4 R T um C 4 rodas tem um carro 29 D em F em

Review Dell Inspiron 1525

Enfim, consegui comprar um notebook. Tava precisando a muito tempo e depois de pesquisar por meses, o Inspiron 1525 foi a minha decisão mais sábia, por motivos técnicos e por questões financeiras. Mesmo com a demora da Dell de mais de 20 dias para a entrega do note, a surpresa foi como o bichinho é bonito e silencioso. Ah... e poderoso. A placa de vídeo Intel X3100 era a única coisa que me deixava temeroso, quando falamos em Linux. Será que existiria drivers para ele? A parte técnica não irei dissertar muito pois por ser um Core 2 DUO Intel T7250 com 2gb de RAM e 120 gb de HD, ele é poderoso para qualquer coisa... menos para jogos gráficos pesados. Graças a essa placa X3100... bem, mas vamos falar do Ubuntu. Primeiro eu baixei 4.2gb de um dvd-live da própria Dell, produzida para quem compra os pc's dela na gringilândia. Lá tem suporte. Antes de tudo, tiver particionar o HD no Windows Vista. Isso foi fácil e não precisei instalar soft algum. Apenas gerenciei o espaço do HD e pronto.