segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Me decepcionei com o 7.10

A real é a seguinte: dezenas de bugs vieram com o Ubuntu 7.10. Pronto! Foi dito! Tive a coragem de fazer isso! Muita gente está tendo problemas com a nova versão chamada Gutsy Gibbon. Erros de leitura de partições, de bootsplash que não aparece, de travamentos inesperados (algum é esperado pelo usuário???) em arquivos, etc etc...

Todos estes bugs são relatados à comunidade que rapidamente tenta consertar e assim vários updates são feitos nos últimos dias. Mas porquê isso aconteceu com o 7.10?

O 7.10 é a versão do Ubuntu mais esperada de todas, pois ela prometia várias inovações que os usuários antenados estavam ansiosos. E as inovações vieram! Mas - talvez - o espaço de tempo de testes da nova versão foi pequena para arrumar tantas arestas que surgiram enquanto ainda era o Release Candidate.

Mas o que mais vejo de reclamações são de erros com placas de vídeo.

O pessoal quer o Ubuntu com cara de Windows Vista!!! Pronto, falei outra verdade, cruel e triste. Então toma temas com cara do Vista, efeitos de desktop que façam um carnaval na tela, mas que não consuma muita memória. Putz! Quer virar um Vista de efeitos mas com apenas 512 de ram!!! Calma ae pessoal!

Inúmeras correções surgem a todo momento, mas a decepção de ter um sistema que seja totalmente operacional em minutos e que não foi o caso do Ubuntu 7.10 fez alguns estragos na confiança de alguns usuários. A instalação via update-manager para alguns foi um desastre e - como eu tive - instalei do zero.

Alguns erros são irritantes mesmo, concordo, mas a comunidade está empenhada a criar soluções. Se fosse o Windows, teríamos que esperar updates mensais. No Ubuntu, são diários.

Mas que estes bugs queimam um pouco o filme da Canonical, isso queima mesmo. Como diria o Capitão Nascimento: "Vai dar merda...".

Enfim, a calma neste momento é essencial. E a liberdade de você testar outras distribuições linux está aí.

9 comentários:

Joao Smart disse...

Desde sempre uso o Listen pra ouvir músicas, instalei o 7.10 e agora estou tendo que aprender a usar o Exaile, já que o Listen não abre nem com reza brava. E já tentei de tudo, mas nada. De resto não senti muita diferença, é esperar pra ver no que isso vai dar.

Iron Junior disse...

Quanto ao lançamento precoce da Canonical todos somos obrigados a concordar... A Canonical sempre se mostrou muito mais madura nos lançamentos do Ubuntu do que a gigante Microsoft que lançava versões cada vez mais bugadas do Windows (a exemplo disso foi o Vista no lançamnto, fui tentar usa-lo e só recebia limitações e bugs (ainda possui vários, mas já está se estabilizando)). Com o Ubuntu isso não acontecia e acabou acontecendo (apesar de pessoalmente não encarar nenhum problema com meu hardware vi muitas pessoas reclamando) Mas tenho certeza que com muita rapidez será tudo resolvido! Quanto ao visual do Vista, sou absolutamente contrário ao post. O Ubuntu com visual Emerald no Compiz deixa o Win e inclusive o Mac no lixo!! TODAS as pessoas (que usam Win e Mac) quando vêem meu desktop (Ubuntu) pedem para instalar de tão animal que acham. E com certeza não se perde mais de que 10 minutos para fazer ficar assim. Se alguém quiser screenshots, ou como modificar tudo, mail-me!
Abraço!

Xavier disse...

Poxa vida, acho que eu fui ao contrário da maioria das pessoas, pois minha experiencia com o 7.10 foi muito melhor (sem comparação) que com o 7.04. Fiz uma instalação limpa, formatei e reinstalei tudo de novo (acho melhor assim). O único problema que eu encontrei foi que o sistema não mantinha minha resolução de tela, mas depois da última atualização isso foi resolvido, fora isso não tenho do que reclamar, muito pelo contrário.

JOV disse...

Podemos ver a coisa por outro lado também, pensem no Vista, quem foi doido o suficiente pra no dia do lançamento já ir instalando (eu nao tive coragem de instalar no meu micro até hoje)... Agora, no caso do Ubuntu, mal lançou e todos nós já ficamos com cosquinha pra instalar e ir fuçando nele (incluindo eu). Nem demos tempo pro meninão dar uma amadurecida.

JOV

Lindomar disse...

Estou com o Xavier, minha experiência com o 7.10 está sendo muito bacana, tanto no desktop quanto no notebook.

Apesar de dois problemas, no note: ele teve dificuldade com uma partição, então formatei e deu tudo certo. Outro problema é com o medidor da autonomia da bateria que não está mais mostrando o tempo disponível nem o necessário para carga.

Mas são problemas menores, assim como outros (scripts não preparados para os novos diretórios personalizados, etc), a estabilidade do sistema em si está muito boa na minha opinião.

BearGuy disse...

Well... eu tentei em vão por DOIS dias tentar atualizar atraves do "update" do sinaptic, mas nem com reza brava foi.
SEMPRE dava pau e TRAVAVA (juro por deus) em algum ponto.
Tive que instalar do zero...
Ai foi tudo bem... quer dizer... tentei criar um lançador pra pasta "home" na área de trabalho, e ele me retorna dizendo que "não se pode criar um lançador para uma pasta dentro da mesma pasta" (coisa mais estranha!) ai eu mando o negócio pra lixeira... só que uma vez na lixeira ele NÃO SE APAGA, eu deleto tudo que tem na lixeira e o atalho fica lá...
Como trabalho com win o dia todo na escola e no trampo ainda não tive muito tempo/disposição pra ir mexendo aqui em casa.
Mas gostei da facilidade dele reconhecer as partições ntfs e etc.
Vamos dar um tempo e ver o que acontece... mas seguramente eu esperava MUITO mais.
Abs e parabéns pelo blog
BG

BearGuy disse...

PS: Desculpem pelo erro "crasso", é claro que não se atualiza pelo Synaptic, e sim pelo GERENCIADOR... mas enfim, sei que vcs entendem o que quero dizer.
E falando em "atualização"... agora pela manhã acabei de baixar 51 atualizações, qdo terminei de faze-lo, do nada surgiram um monte de pastas na área de trabalho... "meus documentos", "minhas músicas", "meus videos", "area de trabalho" (um atalho pra area de trabalho na própria área de trabalho?).
Enfim, olhei no menu locais e vi que essas pastas continuam NÃO aparecendo por lá. O sistema continua lendo a minha área de trabalho como a pasta "home".
Alguém ai tendo um problema semelhante ou que tenha alguma idéia? De preferência que não seja reinstalar tudo de novo.
Afff!
Abs
BG
{bearguy@hotmail}

Francisco disse...

Entaum, eu vi esses dois lados da moeda, tipo, instalei no micro de casa, que era um bom hardware mas antigo (pIII), e deu pau n drive da nvidia, o desktop fico todo disconfigurado/disfigurado, aí eu voltei para o .04, que sempre funciono perfeitamente, mas no pc do meu trabalho, que também é um bom hardware mais atual, eu atualizei do 04 para 10 e pinba! .... foi tudo perfeito nenhum erro sequer, tudo nos conformes, completamente estável!

Cleyton T disse...

E eu nem tive a oportunidade de ver ... pois tentei de tudo e nao consegui instalar