Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de abril, 2007

Editor de Tags para MP3, Ogg Vorbis e mais

Você uma coleção enorme de mp3, ogg vorbis e outros tipos de arquivos de música. E esta coleção é uma bagunça pois não está catalogada como deveria, correto? Incomodada ficava a sua avó! Pois existe o incrível EasyTag. Um editor online de tags de música, onde você editar cada arquivo de música. Basta você ir ao menu Sistema > Adicionar/Remover Programas > digitar Easytag e > Aplicar. Piece of cake.

Baixar todos os pacotes instalados para o cache

Vamos imaginar que você tem um PC rodando perfeitinho e quer os pacotes dele em outro PC, que não tem conexão com internet, e não quer baixar tudo de novo. O jeito mais fácil é ter esses pacotes .DEB num CD/DVD e passar pro micro novo. Mas como fazer isso? Uma dúvida que parece ser comum é como ter em cache todos os pacotes instalados (inclusive os pacotes que já são instalados por padão) para que se possa usar com toda a tranquilidade o APTonCD. Normalmente só está no cache do APT os pacotes que foram instalados posteriormente/manualmente e isto se o usuário não limpou o cache (apt-get clean, evite fazer isto). Agora, se você deseja criar um cd-repositório com *todos* os pacotes instalados no seu computador, utilize os comandos abaixo, seguidos então do APTonCD: $ dpkg –get-selections | grep install | cut -f 1 > pacotes-instalados.list $ sudo apt-get install –reinstall -d 'cat pacotes-instalados.list' Esta dica serve tanto para o Debian quanto para o Ubuntu (e deriv

Web 2.0: Musicovery

Tá de saco cheio porquê seu Ubuntu novinho não tá te dando trabalho algo e está funcionando perfeitamente? Isso é tedioso? Para passar o tempo, que tal escutar umas musiquinhas diretamente da web? Sem ter que baixar nada e só precisa de banda larga e um navegador, acesse o site Musicovery . Feito em flash você pode escutar vários sons na boa. Piece of Cake.

Instalando o VMware server no Feisty

Uma instalação passo-a-passo do servidor VMware no Ubuntu Feisty. Nunca testei isso e nem tenho idéia para que serve, ainda, hehe. Mas ainda bem que existe o blog de Deus para isso. Opa, achei aqui um belo t utorial do VMware .

Lançamento do BrOffice.org 2.2.0

Além do lançamento da versão 2.2.0 do BrOffice.org , a versão brasileira da suite de escritório OpenOffice.org, é também o anúncio da reaproximação do projeto nacional - BrOffice.org com o projeto internacional - OpenOffice.org. O BrOffice.org 2.2.0 trás todas as evoluções do OpenOffice.org (changelog), além das ferramentas idiomáticas para o usuário brasileiro. E vamos aos testes!!

BrOffice.org Zine

Notícia atrasada, mas não esquecida! Hoje, é lançada oficialmente a BrOffice.org Zine , com sua primeira edição disponível na web, a consolidação de um trabalho sério na consolidação de conteúdo de qualidade para a comunidade brasileira. Para desenvolver este trabalho, a equipe do projeto de Clipping faz a coleta, classificação e postagem de notícias relacionadas com OpenOffice.org, BrOffice.org e ODF, no Brasil e no mundo, consolidando tudo isto no portal do BrOffice.org para nossa comunidade.

Mozilla anuncia cronograma do Firefox 3

Versão final do programa estará disponível no último trimestre de 2007. A Fundação Mozilla revelou nesta quinta-feira (26/04) novos detalhes do cronograma do Firefox 3. Estão programados lançamentos mensais de três edições, sendo que a versão final sairá no último trimestre do 2007. A atualização é a maior já feita pelo navegador. As edições Alfa 4, 5 e 6 - a saírem no final de abril, maio e junho, respectivamente -, possuem todos os atributos do Beta 1 e serão submetidas a testes em 31 de julho. A edição testada mais recentemente é a Alfa 3, que foi disponibilizada em 27 de março. Segundo a Mozilla, o Firefox estará disponível em sua versão final no último trimestre do ano. Seu sistema de favoritos estará completamente repaginado, e novas ferramentas para administração de identidade e apoio para aplicações off-line da web serão inclusas. Os novos favoritos, apelidados de Places, estarão na Alfa 5, que será lançada em 31 de maio. De acordo com números divulgados neste mês pela Net App

Suporte Oficial no Brasil

Ok... você está nume empresa e QUER ter suporte oficial da distribuição Ubuntu , não é? Afinal, a sua gerência/diretoria precisa de "segurança". Vamos lá. Agora você não tem mais desculpas para testar o melhor Linux do mercado.

Estamos sendo vistos!

Pode parecer besteira para alguns (e é mesmo), mas o blog chegou a 186 visitas ontem! E o assunto mais procurado é "Instalando temas". Para um blog que começou apenas pelo prazer de dispor de uma maneira fácil as mais variadas dicas que encontro pro Ubuntu, e assim indexar essas dicas para uso, estou feliz com a repercussão dele. Se você tem dicas ou blog sobre Ubuntu, comente aqui!! Valeu turma! Piece of Cake!

RMVB no Ubuntu

Daniel Neves escreve como ver arquivos de vídeo em RMVB no Ubuntu. Muito trampo, mas para quem gostar de ver vídeos em rmvb, esse é o jeito. Abraços e muito bom tutorial! UPDATE: 10.04.08 Na versão 8.04, para assistir RMVB ficou MUITO mais fácil.

Instalando o Beryl no Feisty

O Compiz já ven instalado por default no Feisty 7.04, mas é o Beryl? E minha placa de vídeo servirá? Calma molecada... acessem esse wiki do Beryl e talvez ache a solução adeqüada para você. Não é para iniciantes. Acho até que os intermediários irão sofrer um pouco, mas se você chegou até aqui, não custa tentar!

Mudando a cara do Ubuntu para OSX

Você sempre quis ter um Apple, mas só consegue isso nos seus sonhos né? Não se desespere meu amigo(a)! Com o Ubuntu (gnome) e muita vontade, você poderá ter o tema do Apple OSX em sua casa e de graça! Um tema novo, novos ícones, wallpaper e seguindo os passos do tutorial e voilá: um mac em seu pc véio de guerra. Tá em inglês. Ah! Comentem aqui e coloquem suas sugestões!!! Piece of Cake

Livro da semana: Ubuntu Linux Bible

Um livro que fala sobre : * Fundamentos de desktop e redes * E-mail, compartilhar arquivos, editar texto e impressão * Baixar música, ver DVDs e jogar games * Ubuntu em laptops, wireless ou sincronia com seu PDA * Web, mail, impressão, DNS, DHCP e outros serviços * Gerenciar grupos e redes seguras.

Aplicativos de Windows no linux via WEB

No artigo deste mês vamos falar sobre como é possível rodar aplicações nativamente Windows em máquinas Linux pela internet, relatei o processo de instalação e configuração do software usado e como isso pode ser útil para você e para sua empresa. Sabe aquele Visual Basic que tanto ama e que não roda no linux, mas você adorou o Ubuntu? Rode ele via web, no browser!! Sim!!! Mas não mande dinheiro agora. Leia este artigo , analise bem se vale a pena e corra pro abraço. Existem limitações, mas é uma dica.

Review do Ubuntu 7.04

Não vou ficar falando das maravilhas da nova versão do Ubuntu. Isso já tem de monte em vários blogs e sites especializados na net. Não quero ser mais um. Mas posso escrever sobre a sensação de ter nesta versão aquilo que acho que um sistema operacional deveria ser por padrão: confiabilidade. Não tem jeito. O Ubuntu é confiável, robusto e fácil. Nas próximas versões, ele será chamado por mim de Terminator OS , hehe.

Editando o Grub no Feisty

Como disse num post anterior, meu 7.04 tava dando erro no momento que a barra de progresso da tela splash (o logo Ubuntu que aparece quando você escolhe a versão de kernel dele, sabe?) ficava parado. Com a ajuda da lista Ubuntu , mais precisamente do colega Tiago Cruz, pude aprender como editar (em modo texto) o grub e ver o que estava dando erro. Segue a dica do Tiago: Dois segundos de google mostram a resposta: http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&client=firefox-a&rls=com.ubuntu %3Aen-US%3Aofficial&hs=lgc&q=how+edit+grub+before +boot&btnG=Pesquisar&meta= Mas vou te ajudar: Use a tecla 'e' de edit na linha do kernel, vá até o final da linha (que deve ser algo assim): /boot/vmlinuz-2.6.20-15-generic root=UUID=8e60c3e...d4 ro quiet splash E troque para: /boot/vmlinuz-2.6.20-15-generic root=UUID=8e60c3e...d4 ro Depois de boot normalmente, que irá mostrar as mensagens de erro sem o splash irritante. Fiz isso e tirei o que tinha afrente do texto ro e de

Window spor 3 dólares? Proteste!

Homem levanta cartaz com as palavras "Software livre código aberto" durante palestra de Bill Gates em universidade na China. A Microsoft oferecerá pacotes de software a até US$ 3. fonte: UOL

Podcast sobre Ubuntu e o mundo linux!

Conteúdo: # Mudança de liderança na equipe de tradutores * Idiomas traduzidos no Ubuntu * Integração entre Ubuntu Brasil e Gnome-br # Relato de uma criança que utiliza Linux # Participação do Ubuntu Brasil no FISL # Texto Livre no FISL # Projeto do Veloso no Google Summer of Code # Lançamento do Foresight Linux 1.2 * Lançamento do Gnome 2.18 * Gnome LiveCD Baixe seu podcast agora mesmo !

Novo Linux dá um show de beleza

Como o Windows Vista não traz grandes novidades em relação ao XP, seu grande argumento de vendas está no visual - a interface gráfica Aero, mais bonitinha. Então os criadores do Ubuntu Linux 7, que acaba de ser liberado para download, resolveram bater nessa mesma tecla. E como: o Ubuntu 7 traz um visual arrasador, que deixa o Windows, e mesmo o Mac OS, comendo poeira. Leia mais aqui, no Yahoo! . Vale a promoção num é? Enquanto isso, na Sala da Justiça: Instalei o Feisty Fawn. Foi super rápido e simples. Ao re-iniciar... deu pau. Pára na barra de progresso da tela splash. Ainda vou ver o que ocorreu. Até mais!

É amanhã: Ubuntu 7.04 pronto!

Amanhã estará disponível o download da nova versão desktop/server do linux Ubuntu 7.04. Você deve saber que o sistema melhorou e tem muitas facilidades. Eu uso a versão BETA a mais de 2 meses e não tive problemas (alguns pequenos bugs, mas era na versão beta pô!). Relaxe, coloque seu gerenciador de downloads a postos para baixar a distro que vai mudar a sua vida . Depois me diz como foi a experiência? Piece of Cake!

Go Google Office, go!

O império ataca mais uma vez. Google lança seu "Powerpoint" na net, no mesmo esquema do Docs & Spreadsheets. Veja o que diz o site da ComputerWorld : O Google está acrescentado um sistema de apresentação, como o PowerPoint, da Microsoft, em seus aplicativos online Doc & Spreadsheets, acirrando a competição com o Office, pacote de softwares da empresa de Bill Gates. (...) Agora, o Docs & Spreadsheets conta com um processador de texto, uma planilha de cálculo e uma aplicação de apresentação. O CEO do Google, no entanto, afirmou que as soluções online do Google não têm todas as funcionalidades do Office e é mais focado na colaboração na internet. O Office, acredita, é um produto voltado para o desktop. Não ficou claro, na apresentação de Schmidt, se o aplicativo de apresentação fará parte imediatamente do Google Apps, o pacote do Google que inclui também o serviço de e-mail Gmail e outros serviços. O Doc & Spreadsheets é parte do Google Apps . Tudo vai para a web

Como largar do MS Outlook?

Estou num grupo de estudos de software livre, na empresa que trabalho e o que mais interessa a minha gerência é economia de gastos. Não adianta no primeiro momento eu tentar mudar o sistema operacional de todo mundo aqui para Ubuntu. Isso é utopia. Mas eu posso perfeitamente mostrar com gráficos a economia que a empresa teria trocando o MS Office pelo OpenOffice . Para a gente aqui, daria algo em torno de uns 500 mil reais, em licenças. Eu teria uma chance de promoção!!! hehe Porém... como não vamos mudar de sistema operacional para usar o OpenOffice (já que existe a versão para Windows) e assim economizar tanta grana, fiquei na questão: como migrar o Outlook (largando o MS Office de vez) para um similar em open source para Windows? Procurei no blog de Deus e só achei cases de mercado onde a maioria trocou pelo Thunderbird . Mas o Thunderbird não se pode comparar ao Outlook. Apenas com a versão Express da Microsoft. Descobri o Evolution para Windows . Depois de instalá-lo percebi qu

Microsoft lança plug-in oficial do Media Player para Firefox 2.0

O plug-in permite que o Windows Media Player funcione no Firefox rodando no Windows Vista e resolve falhas na edição anterior. Como parte do seu esforço para chegar à comunidade de código aberto, a Microsoft lançou um novo plug-in oficial do Windows Media Player para o Firefox 2.0 que resolve problemas da versão antiga. O plug-in permite que o Windows Media Player funcione no Firefox, rodando no Windows Vista, e resolve falhas na edição anterior, disse Hank Janssen, gerente de programa para o Port 25, laboratório de software da Microsoft que trabalha com código livre, em um blog da empresa. Para baixar o plug-in, basta acessar o site de add-on do Firefox . Ele é compatível com versões para 32-bits e 64-bits do XP SP2 e do Vista. Além disso, o plug-in oferece compatibilidade retroativa com o Windows Media Player versão 6.4 e também adiciona suporte a interfaces de scripting do Windows OCX, que permite aos desenvolvedores acrescentar mais funções às aplicações. A Microsoft trabalha aind

Como configurar o GTalk no Gaim

Essa dica é muuuuito manjada, mas sempre tem alguém que não sabe. Portanto vamos direto para o site de Deus . Com certeza, lá encontraremos a resposta. :-)

Revista digital Ubuntu Magazine

Tirado do site Planeta Ubuntu Brasil , de Duda Nogueira: Recém criada, a zine digital FullCircle trará mensalmente informações sobre o que está rolando de novidades nos projetos Ubuntu . A iniciativa é ousada e já conta com uma primeira versão (apenas em inglês… :( ) Já entrei em contato com os desenvolvedores do projeto me oferecendo para traduzir a zine para o nosso bom e velho pt-br. Vamos esperar pra ver no que dá! Você pode também enviar artigos através da página de envios (instruções aqui, em inglês), ou ainda se inscrever para receber as novas versões por email. Minhas impressões sobre essa revista: Para quem é iniciante no mundo Linux e em especial em Ubuntu, a leitura é bem fácil, mesmo sendo em inglês. São apenas 17 páginas para 2,5mb!! Achei que leria mais conteúdo. Quem sabe nas próximas edições eu não tenha essa surpresa desagradável. O visual segue o mesmo layout dos sites oficiais do Ubuntu, nada mais. Achei fraco esta edição, pois serviu apenas e apresentação, mas a ini

Editores de CSS para Linux

Sou designer e me formei nisso a muito tempo e uma coisa que sempre curti é fazer bons layouts para a web usando as folhas de estilo (CSS). Para Windows eu uso o TopStyle 3, mas e pro Ubuntu? Temos alguns bons e medianos editores de CSS para Linux . Eu não usei todos ainda, mas eu gosto daquele me encurta o tempo com um autocomplete descente. Por isso, aconselho a testar todas as opções. Piece of Cake

Vídeo embutidos no Firefox: MediaPlayerConnectivity

Sabe naquelas vezes que você quer ver um trailer em um site e aparece um erro de exibição do arquivo na página? Bem, com um add-on do Firefox chamado MediaPleyerConnectivity seus problemas acabaram! Ou quase. Instalando esse add-on no Firefox, se ocorrer um erro de leitura do vídeo embutido na página, basta clicar o ícone e o arquivo começa a rola no VLC (ou numa outra aplicação de vídeo que prefirir). Não conserta o erro no site, mas pelo menos você vê o trailer! fonte: Blog Beebe

Crossover Office pirata?

Ontem aconteceu algo diferente. Acostumado com fóruns de aplicativos para Windows, sempre via, serials, crackers, keygens rolando solto. Coisas de nosso país... Mas aí, numa atitude "sem querer" de um usuário do fórum do Ubuntu , ele postou um link no Rapidshare com o Crossover Office Pro 6.0 . Este soft apenas simula o ambiente Windows 98 para vários aplicativos nativos pro Windows, como o Photoshop, Coreldraw, Office 97, Dreamweaver e Flash MX!!! Assim que vi o post do usuário, mandei reposta no fórum explicando que aquilo era pirataria!!! Em menos de 5 minutos o thread deste assunto estava deletado. A curiosidade é que o Crossover Office custa 70 doletas e não é open source ou gratuito. E tem versão dele para Mac também! O rapaz numa atitude de querer ajudar a quem ajudou muito a ele (o fórum) acabou postando algo que não devia. Pirataria no mundo de open source. Quem diria. ps.: eu peguei o link. :-)

Outlook open source???

Na empresa que trabalho, queremos sair do império do Office e cair direto no mundo do BrOffice (OpenOffice). Mas para isso, preicso provar à minha gerência que podemos economizar muito dinheiro trocando o Word pelo Writer. Mas... como arrancar o Outlook (não o Express) por um outro que seja Open Source? Alguns já me falaram do Evolution para Windows - perceba que não estou usando o Ubuntu e sim mudar o suíte de escritório pro Windows - e agora o estou testando. Ele é bom, feio, mas bom. Porém dá uns paus de memória e é meio lento. Estou em busca de outra solução. O Thunderbird é fraquinho pois não tem calendário, agenda, to do list e outras coisas que executivos usam. Estou à caça, quem tiver alguma dica... E agora me vem a pergunta na mente: como o Metrô-SP migrou pro OpenOffice se não existe uma opção madura do Outlook? Será que ele não usam nada disso? Usam o Thunderbird? Ou...?

Instalando o Beryl no Feisty

Para os curiosos ou usuários mais avançados. O Beryl é um aplicativo que "transforma" seu ambiente desktop de 2D para 3D. Neste link , você seguindo os passos, poderá ver suas janelas ficarem mais bonitas e com animações nunca antes vistas por você. Em inglês.

Aplicações no Ubuntu

Tá perdido(a) sobre qual seria o soft ideal no Ubuntu que fosse similar (ou melhor) que os mais comuns do Windows? Segue uma listinha básica para dar um início. Divirta-se. Prcessador de Texto Windows: Word Ubuntu: OpenOffice.org Writer Alternativa: Abiword Planilhas Windows: Excel Ubuntu: OpenOffice.org Calc Alternativa: Gnumeric Apresentação Windows: PowerPoint Ubuntu: OpenOffice.org Impress Bando de Dados Windows: Access Ubuntu: OpenOffice.org Base Alternativa: Glom Navegador Windows: Internet Explorer or Mozilla Firefox Ubuntu: Mozilla Firefox Alternativas: Epiphany, Mozilla Nota: O Mozilla Firefox é o igual do Windows. Então o que você pode instalá-lo nos dois sistemas. Larga esse livo do Internet Explorer. E-Mail Windows: Outlook Express, Outlook ou Mozilla Thunderbird Ubuntu: Evolution Alternativa: Mozilla Thunderbird Media Players Windows: Windows Media Player, iTunes, Winamp Ubuntu: Rhythmbox, Totem Movie Player Alternativa: Banshee, Muine, Beep Media Player Editor de Imagem W