Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de julho, 2007

Tudo leva ao fórum. Querendo ou não?

Hoje eu li um post no fórum do Ubuntu-BR (o link está no menu ao lado) que me deixou alguns fios de cabelos mais quentes, de tanto pensar no assunto. Este post sugere que todos os iniciantes e novos usuários de Ubuntu (e linux) devem se registrar no fórum, a fim de ter toda a ajuda possível de outros usuários mais experts além de poder ler o vasto conteúdo. Isso em nome da disseminação do conhecimento. Não entendi nada! Pois, depois que inventaram o Google, o Blogger, o html e a curiosidade, precisamos de um fórum para ter as respostas que necessitamos para usar o Ubuntu? Será que não sabem que você pode ler o conteúdo do fórum mesmo não sendo registrado? Você não pode é postar dúvidas, mas até aí, numa passeada no Google você descobrirá blogs do mundo inteiro que poderá ter a solução que precisa. Muitas vezes eu li e reli artigos em inglês (e olha que usei muito o Babylon Translator) para entender como mexer no HTML, XML, CSS, Ubuntu, Windows e etc. E o que dizem os bloggers? Os caras

Jon "Maddog" Hall lança thin client focado em serviço para inclusão digital

Diretor da Linux International anuncia aparelho com chip de baixo consumo e Ubuntu que será doado e terá mensalidades para web. Jon "MadDog" Hall, diretor-executivo da Linux International, anunciou, durante a Campus Party 2007, que terminou em Valencia, na Espanha, um novo thin client proposto pela organização para aumentar a inclusão digital. Ainda sem nome definido, o aparelho tem pouco mais de dez centímetros de comprimento conta com a linha de baixo consumo Geode, da AMD, disco interno de 40 GB, 1 GB de memória interna, quatro portas USB, antena para sinal Wi-Fi 802.11g e distribuição Ubuntu. Mais informações.

Dell confirma venda de computadores com Linux fora dos EUA

A Dell anunciou que planeja vender computadores com o Linux pré-instalado fora dos EUA, assim como distribuir o Ubuntu para pequenas empresas. Contudo, as nações escolhidas e as datas não foram reveladas. Cinco meses após anunciar a comercialização de PC's e portáteis com o sistema operacional em território norte-americano, a empresa informou que disponibilizará esta opção também em outros países, através do seu blog oficial. A Dell também está encorajando sua equipe de engenharia Linux a publicar atualizações técnicas sobre distribuições específicas e projetos de código aberto, de acordo com a mensagem no site. A empresa começou a vender máquinas com a distribuição de Linux Ubuntu 7.04 pré-instaladas nos EUA em maio devido à procura dos consumidores, que mostram um interesse crescente em sistemas operacionais de código aberto como alternativa ao Windows, da Microsoft.

Dell vai ampliar oferta de PCs com Linux Ubuntu

A Dell vai em breve oferecer mais computadores pessoais equipados com o sistema operacional Linux, informou o fundador de uma companhia que oferece serviços de suporte à plataforma. Mark Shuttleworth, que criou a versão do Linux chamada Ubuntu, disse que a Dell está satisfeita com a demanda que vem recebendo por PCs com Linux, comercializados pela empresa desde maio. A Dell, segunda maior fabricante de PCs do mundo depois da Hewlett-Packard, oferece atualmente três PCs que usam Ubuntu Linux. "O que foi anunciado até agora não é tudo o que veremos nas próximas semanas e meses", disse Shuttleworth em entrevista. "Há ofertas adicionais a caminho", disse ele. Shuttleworth fundou a Canonical Inc para fornecer apoio ao Ubuntu Linux. Uma porta-voz da Dell, Anne Camden, não comentou o assunto e disse que a empresa não fala sobre produtos em desenvolvimento. Ela acrescentou que a Dell está satisfeita com a resposta dos consumidores aos PCs com Linux e informou que a empresa

Agende tarefas no seu Ubuntu

O Gnome-schedule é a ferramenta da vez. Com ele você pode inserir títulos e ícones para as tarefas, criar modelos tipo "compilar kernel" ou "rodar anti-vírus" e até pode usar um calendário para agendar o dia que você quer uma tarefa específica. Coisa de lôco! Instalando o Gnome-schedule Ubuntu Abra um terminal e digite (adivinhe, né...): sudo apt-get install gnome-schedule Usando o Gnome-schedule Abra a aplicação em Aplicações > Ferramentas do Sistema > Schedule Mais informações (em inglês) e com screens de tela.

AcetoneISO: lendo arquivos ISO, MDF, BIN, CUE, etc....

AcetoneISO é um gerenciador gráfico de imagens de CD/DVD para linux. Com ele é muito fácil montar e desmontar arquivos de imagens ISO,MDF e NRG. Funcionalidades: Montar e desmontar ISO, MDF e NRG. Converter / Extrair / Navegar em imagens ISO: *.bin *.mdf *.nrg *.img *.daa *.cdi *.xbx *.b5i *.bwi e *.pdi. Reproduzir um filme de DVD de um ISO. Gerar uma imagem ISO de uma pasta ou do CD/DVD. Gera um arquivo MD5 de uma imagem. Encriptar uma imagem. Dividir uma imagem em X megabytes. Comprimir com um alto grau uma imagem. Ripar um CD de PlayStation X a uma imagem "*.bin". Menu auxiliar suportado para o Konqueror (KDE). Restaurar um arquivo CUE perdido de uma imagem "*.bin" ou "*.img". Preparando seus sistema Você vai precisar instalar o kommander (um editor e executor de diálogos), que é requerido pelo AcetoneISO. Vai precisar também do p7zip (um compactador) para compactar e extrair imagens ISO. Abra um terminal e digite: sudo apt-get install kommander p7

Gimp em uma janela?

A notícia pode ser um pouco tardia, mas vale a pena. Será que o editor de imagens mais famoso do mundo linux, o GIMP, enfim terá a interface gráfica parecida com o Photoshop; ou pelo menos uma janela única? Os desenvolvedores não prometem isso para tão cedo, mas estão ligados no que diz os usuários. Portanto, por mim, é melhor torcer por esta mudança o quanto antes.

Gravando seu desktop: XVIDCAP

Mais uma dica que posto aqui, mais por mim mesmo. Eu sempre esqueço o nome de alguns aplicativos que podem me ajudar um dia. O XVIDCAP é um gravador de desktop super simples. E grava em MPEG. E para instalá-lo, abra o terminal e digita: sudo apt-get install xvidcap Aí, para abrir o aplicativo, basta clicar em ALT + F2, digitar xvidcap e dar ENTER. Tudo que estiver dentro da área delimitada em vermelho, será gravado. Piece of Cake.

KompoZer - editor HTML

Sempre aparece alguém que vem do Windows perguntando se existe algo parecido, no linux, como o FrontPage ou Dreamweaver. Para eles a melhor opção é: use um bloco de notas!!! Mas como a questão tempo sempre surge, vamos a melhor dica que conheço para suprir tais softs do mundo proprietário: Kompozer . Não testei ele ainda, pois prefiro o Aptana .

Ubuntu 7.10 - preview

Estarei, em doses homeopáticas, postando alguns screens de tela da próxima versão do Ubuntu 7.10 - que estará disponível para download a versão final em outubro. Usando um virtual machine - o Virtualbox - eu baixei a versão de testes Tribe 3 do Ubuntu , (AVISO: não instale essa versão em uma máquina de produção. Serve somente para testes de curiosos ou desenvolvedores!) e a primeira impressão foi ótima. Nessa primeira viagem, vou mostrar o que está mais evidente: os menus principais.

Mr. Linderman

Gosto muito de rock e esse é meu hobby. Tenho uma banda, the Bytes (nome bem nerd né? hehehe) e gravamos uma música nova chamada Mr. Linderman . Ela é totalmente inspirada no Linderman da série de tv mais famosa dos EUA no momento, Heroes. Para quem curte seriados e um bom rock, vale o download e claro, gostaria dos comentários da moçada! Piece of Cake.

Blubuntu: sai laranja, volta o azul

O Ubuntu vem com o tema laranja (marrom??) padrão, mas existe uma forma de fazê-lo ficar com um tema azulado (menos agressivo, ao meu ver - desculpe o trocadilho, hehe). Abra o terminal e digite: apt-get install blubuntu-look Aí, você muda o tema em Preferências > Temas. Mude as bordas e os ícones. Mais detalhes, como ícones, wallpaper, tela splash e etc.

Usando sua conta Hotmail no Evolution

Vamos usar o Evolution para enviar e receber e-mails da sua conta do Hotmail? OK, siga os passos via terminal. sudo apt-get update Vamos instalar o inet daemon sudo apt-get install inetutils-inetd Instale todas as dependências. Agora a parte boa: sudo apt-get install hotway hotsmtp Instalando o hotway ele permite que você leia sua conta de hotmail simulando um pop3 server e o hotsmtpd permite enviar seus mails usando o SMTP. Agora, digite: sudo gedit /etc/inetd.conf Procure pela linha parecida com essa: pop3 stream tcp nowait nobody /usr/sbin/tcpd /usr/bin/hotwayd Por default, o hotway deixa uma cópia de cada mensagem no servidor. Se quiser mudar isso, digite "-r" no fim da linha, como o exemplo abaixo: pop3 stream tcp nowait nobody /usr/sbin/tcpd /usr/bin/hotwayd -r Cole o código: 2500 stream tcp nowait nobody /usr/sbin/tcpd /usr/bin/hotsmtpd Salve seu arquivo e feche-o e vamos restartar o servidor inetd: sudo /etc/init.d/inetutils-inetd restart Se tudo estiver OK, você

Help! Where is my desktop?

Num belo momento, seu desktop some! Sem nem dizer adeus ou falar que foi comprar cigarros. E agora vem as dicas rápidas, retiradas da lista Ubuntu-Br: Vá no menu Sistema > Administração > Monitor do Sistema. Procure o nautilus e "finalize" o aplicativo. Ele vai abrir novamente sem erros. Sempre que um aplicativo travar faça isso! por José Vitor Lopes e Silva ou Aperte alt+F2, digite nautilus, dê um enter. por Dirceu Luís Follmann Piece of Cake

Dual-Boot Win XP/Vista e Ubuntu 7.04

Um ótimo tutorial , em inglês, ensinando a instalar dois sistemas no mesmo HD (com o famoso dual boot), entre o Windows XP/Vista e o Ubuntu 7.04.

Eu fiz a KissFM

Só por curiosidade da galera. Dia 23, segunda-feira que vem, as 23hs, será exibido na rádio paulista KissFM a programação de 1 hora feita por este que vos digita, hehe. Quem tiver interesse , ouvirá Ramones, Sisters of Mercy, Smiths, Ultraje a Rigor, Dire Straits, Nixons, Collective Soul, Coldplay e muito mais. Serão 15 músicas!! Agora preciso arrumar um jeito para gravar isso no Ubuntu. Alguém tem alguma dica de um gravador de streaming? Audacity é uma solução? Usem os comentários!! Piece of Cake

Instalando aplicativos do Windows no Linux

Essa dica é muito legal e vem do blog do Cypherbios : O Wine-Doors é o que se pode chamar de Gerenciador de Pacotes Windows no Linux, quem usa Windows não está muito acostumado com o sitema de instalacão/remocão de programas do Linux, o que chamamos com propriedade de Gerenciamento de Pacotes. O Wine-Doors é uma interface gráfica que permite instalar aplicacões feitas para Windows em um sistema Linux (no seu Ubuntu, por exemplo). "Já existem dezenas de aplicacões disponíveis para instalacão. Quando executa o wine-doors pela primeira vez, já pode instalar: * Visual C++ Libraries; * Firefox (???); * Internet Explorer 6; * Opera 9 (???); * Quicktime 7; * Winamp5; * Windows Media Player; * DVD Decrypter; * Dreamweaver 8; * Flash 8; * Eudora;" Site oficial do Wine-doors. Vou testar em casa.

Fazendo backup do sistema no Ubuntu

Um belo dia, você está seguindo alguma dica deste modesto blog e de repente... bum! Seu sistema foi pro espaço!!! (nota: isso não é tão simples de acontecer, mas vai que a besteira foi enorme né? hehe) Como diz a lenda "Só Jesus salva", você deve um backup de seus arquivos não é? Não tem??? Que burrada meu amigo, tsc, tsc. Mas vamos a uma ferramenta que previne esses danos. Lembrem-se! Não adianta ter um aplicativo de backup, se você não fizer seus backups periodicamente. Instale o soft sbackup, pelo terminal: sudo apt-get install sbackup Aí vá para Sistemas > Administração > Simple Backup Config , digite sua senha root e pronto. Basta ler as opções do aplciativo, salvar as pastas e arquivos que te interessam. Com o sbackup, você pode agendar horários e datas para fazer o backup de seus sistema. Bom né? Bem, instale e teste. Mais informações vá para o site oficial .

Instalando uma impressora PDF

Hoje em dia, eu guardo documentos no formato PDF, por serem cross-plataform e não ficar criando montes de papéis nas gavetas. :-) Então vamos a receita de bolo: Abra o terminal e digite: sudo apt-get install cups-pdf ou abra o Synaptics, procure o pacote cups-pdf e o instale. Vá para Sistemas -> Administração -> Impressoras Ao abrir a caixa - "Adicionar Impressora" - perceba que na caixa - "usar uma impressora detectada" - aparece a seguinte impressora: "PDF Printer". Selecione e clique em "Avançar". Selecione "Fabricante" - "Generic" e em "Modelo" - "postscript color printer rev3b". Depois "Avançar". Escreva um nome para a sua impressora pdf. Ex. "Impressora PDF". Se quiser você pode também digitar uma descrição e a localização para essa impressora (opcional). Clique em aplicar. Abra qualquer aplicativo - Ex.: Firefox - Vá no menu "Imprimir", escolha a impressora PDF cr

Fast tip: colando no terminal

Eu vivo escrevendo para você copiar comando no terminal, num é? Bem, vamos facilitar a sua vida: Copie com Ctrl + C o comando e cole com um clique do botão central do mouse no terminal (rodinha ou scroll).

Linha do Tempo das distros Linux

Uma imagem valeu muito por isso nem vou escrever tanto.

Tragédia, mais uma...

Desculpem, mas eu usarei este espaço para mostrar minha indignação e tristeza com o acidente do Air Bus A-320 da TAM , ontem. Trabalho a alguns quilômetros do aeroporto de Congonhas e morei no Jabaquara (bairro que fica na rota dos aviões) minha vida inteira. Sei como é viver próximo ao aeroporto mais movimentado da América do Sul. Triste, além de tantas vidas perdidas, é viver com políticos ineficientes, corruptos e demagogos. Pensem nisso antes de votarem em branco, nulo ou por "falta de opção" nas próximas eleições.

Nova versão do Ubuntu se chamará Gobuntu e só aceitará programas de código aberto

Uma das plataformas Linux de maior difusão no mundo, o Ubuntu cedeu às críticas da comunidade de código aberto e lançará uma versão que só aceitará programas abertos. A nova versão tem o nome de Gobuntu . A plataforma aceitará unicamente programas desenvolvidos com códigos abertos. "Isso significa que tudo que não seja modificável e redestribuível será vetado, incluindo firmware, arquivos PDF, vídeo, som, etc . "Estamos tentando aplicar os princípios da Free Software Foundation a toda à plataforma", disse o presidente da Canonical, a empresa da África do Sul que desenvolve o Ubuntu, Mark Shuttleworth, por meio do seu blog. O objetivo, segundo o executivo, é assegurar ao usuário uma absoluta liberdade para usar o hardware com o software livre. O discurso está alinhado com a ideologia da empresa. O desenvolvedor não quer entrar em contradição com seu propósito que é fomentar a criação tecnológica por meio de um conhecimento livre.

Dell pede desculpas por cobrar a mais por software livre

A Dell admitiu um erro de valores na venda dos notebooks Inspiron 1420N que contém o Ubuntu , sistema operacional de código aberto baseado em Linux. A empresa sofreu diversas críticas por parte da comunidade open source depois que foi constatado que equipamentos que traziam este tipo de SO custavam até US$ 250 a mais se comparados aos mesmos modelos que tinham o Windows Vista instalado No site corporativo Direct2Dell.com, a companhia afirmou que o erro foi "uma simples distração" e que as máquinas que trazem o Ubuntu deveriam ser, no mínimo, US$ 50 mais baratas que os portáteis que trazem o sistema operacional da Microsoft. A Dell declarou que a falha já foi corrigida e que já é possível encontrar na página da empresa, computadores tanto com o Ubuntu quanto com o Vista com preços similares. No entanto, a companhia não divulgou nenhuma informação referente à devolução de valores para os consumidores que, eventualmente, tenham pago tal valor extra.

Depois da Dell, será a vez da HP?

A Hewlett-Packard (HP) percebeu que a Dell conseguiu muito com a venda de pc's com o Ubuntu pré-instalado de fábrica. Corre a notícia de que fonte internas da HP prometem em alguns meses - ou semanas - que fará o mesmo que a concorrente. O grande interesse no Ubuntu é fácil de explicar. Ele é o linux mais fácil destinado ao usuário comum e não aos desenvolvedores open source, tem uma comunidade de apoio e suporte muito grande e com o espírito de ajuda maior do que outras distros, inúmeros projetos e traduções prontos para ele e vários blogs especializados. Enfim, mesmo que não venda nem 2% no mês, a HP terá pelo menos uma mídia ótima entre os novos usuários e entre a comunidade Linux. Agora não tem mais volta pessoal, Ubuntu é o sistema operacional que o Windows queria ser. Bem... em termos, hehe.

Gravando seu desktop

Você aprendeu muita coisa sobre Ubuntu e quer mostrar para seus parentes, amigos e amantes (opa!!) que não usam Ubuntu. E quer mostrar suas habilidades com os maiores aplicativos open source que conhece, e com o visual que personalizou com tanto carinho. O que usar para gravar seu desktop? A resposta é o recordMyDesktop . Para instalá-lo, abra uma janela de terminal e digite: sudo apt-get install recordmydesktop gtk-recordmydesktop Pronto. Simples como sempre né? Não testei ainda, por usar o gravador WINK, que salva os vídeos em formato SWF (flash) e é multi-plataforma. Isso ajuda muito né? Apesar de ser lento na pós-produção do vídeo. Enfim, fica a sugestão. Comentem!!!

Exaile: nova versão 0.2.10

O EXAILE é para mim o melhor soft de gerenciamento de música, além de ser um ótimo player, de mp3. Com a versão nova - 0.2.10 - podemos ver: instalar plugins novas traduções e o melhor, um equalizador gráfico!!! Pegue o arquivo .Exaile 0.2.10 dê duplo clique e se divirta!! UPDATE: Para funcionar o equalizador, visite o este site e siga as instruções .

Jogos para Ubuntu linux

Muita gente não usa o Ubuntu (linux para ser mais exato) porque dizem não existir games para ele, como existem para o Windows. E é verdade isso. Mas não totalmente. Claro que não dá para ir na Kalunga e comprar um jogo feito especialmente para linux, mas o pessoal do open source é ágil. Então pegando carona no blog Techy Stuff , vamos mostrar os melhores jogos disponíveis para o linux, no momento. World of Padman Jogo FPS (de tiro em primeira pessoa) com jeitão infantil, mas nada infantil. Open Arena Instale via Add/Remover: "Open Arena". Jogão tipo Quake Arena. Muito cool! Enemy Territory FPS militar. Nexuiz Se liga na qualidade dos gráficos! Sua placa 3D vai suar! Instale via Add/Remover: "Nexuiz". FlightGear Simulador de vôo. Instale via Add/Remover: "FlightGear" Frets on Fire Clone do Guitar Hero. Diversão pura! Existem outros jogos mostrados no blog, mas estes são os mais impressionantes. Portanto, como diria Duke Nukem: LET´S ROCK!!!

Mudando o visual do GIMP

Sou fã do Photoshop, que é o Chuck Norris em edição de imagem. Num tem comparação com outro aplicativo no mercado e no Ubuntu temos o GIMP, que faz as vezes em edição de imagem open source . Não quero ficar falando mal do GIMP, mas o layout padrão dele, com aquelas janelas soltas e com um menu "maluco" me deixam mais perdido do que ambientado. Desculpa para quem curte o dito ai. Schott Moschella criou um script que além de mudar o layout padrão do GIMP para o padrão do Photoshop, também teve a coragem de reformular os nomes dos menus! Então baixe o arquivo .DEB do GIMPSHOP , instale e teste o GIMP. Não fiz isso ainda, mas irei testar e dizer aqui se valeu a pena.

Referências de sites

Não... não é uma dica sobre o Ubuntu, dessa vez. Mas eu estava analisando os visitantes do blog e reparei que mais de 90% das visitas vem do Google. Não que isso me incomode, pelo contrário, mas mostra que poucos sites fazem referência ao Ubuntu Dicas. :-/ Estranho isso, porque sempre coloca a referência de posts que não sejam de minha autoria. Acho que a troca não está rolando.

Novo layout ajuda a economizar energia

Não sou ambientalista xiita, mas posso ajudar de uma forma bem simples, como economizar energia para um mundo mais saudável. Como? Mudando o visual do blog. Simples assim. Deixar explicar como isso pode ajudar o mundo. O monitores CRT gastam mais energia que os monitores LCD, e a cor branca (#ffffff, em hexadecimal) nos fundos de tela (background) dos sites algo como 74 watts! A cor preta gasta apenas 59 watts. Cores mais escuras - que não seja a preta - também economizam muito mais que a branca. Além de ajudar a economizar energia quando você vista o blog, aproveito para ajudar a esse movimento mundial e claro, a diferenciar meu blog dos outros sobre Ubuntu. :-) Espero que você ajude de alguma forma. Eu fiz a minha parte e imagina se o Google mudasse a cor do site dela? :-)

Open Arena

Nós também nos divertimos! Nem só de aplicativos e trabalho vive o Ubuntu né? Aproveitando a dica do Carlos Donizete , vale a pena divulgar o jogo Open Arena . Tiro, correria, sangue... putz tudo isso nos faz esquecer de nosso chefe no fim do dia! hehe. São 248mb de arquivo para baixar, mas para quem gostou de DOOM, Duke Nuken, Quake e Unreal, qual o problema? :) E se depender desta imagem, o jogo deve ser divertido mesmo! HAUAHUA Piece of Cake.

Vídeos tutoriais

Hoje eu me toquei de uma coisa. Posto algumas dicas que vejo na web e esqueço que nem todos poderão entender o que escrevo. Então, porquê não usar um vídeo mostrando a dica? Pegando o exemplo de como abrir um terminal no Ubuntu , criei um vídeo com o WINK e postei para a galera. O vídeo é pequeno, mas de fácil entendimento. E quando der, sempre criarei um vídeo mostrando algumas dicas ou soluções legais aqui. Comentem se isso ajuda ou não pessoal ! Espero ler algumas sugestões. Abraços Pedrão

Abrir um terminal

Eu já postei várias dicas onde começava assim: "abra um terminal". E aí algumas pessoas me perguntam, que raios de terminal é esse onde eu posso abri-lo? Clique em Aplicações > Acessórios > Terminal. Abrirá uma janela onde você deverá colocar os comandos que as dicas deste blog possa te ajudar. É simples e funcional! Piece of Cake moçada!!

Pesquisa afirma que o Windows perde terreno com desenvolvedores

Estudo aponta que, nos Estados Unidos, sistema operacional da Microsoft não é a base preferida para criação de aplicações. Ao ouvir mais de 400 desenvolvedores e gestores de TI na América do Norte, a Evans Data aponta que o Windows – apesar de ser a plataforma dominante no mercado – está perdendo rapidamente terreno. O número de profissionais que estão desenvolvendo aplicações tanto para estações clientes quanto para servidores para essa plataforma caiu 12 pontos percentuais, ficando em 64,8% do total, valor significativamente menor aos 74% registrados na pesquisa feita em 2006. "Atribuímos o declínio ao aumento de desenvolvedores focando suas aplicações em Linux e nas suas distribuições. Tanto Novell quanto a Red Hat são duas das mais dominantes hoje", disse John Andrews, CEO da Evans Data. De acordo com o executivo, a chegada do Windows Vista só vai tornar as coisas piores . "Vejo

Livro: Hacking Ubuntu

Um livro que mostra que você pode personalizar o Ubuntu com dicas que você nem imagina. Cria uma interface maluca Melhorando o Firefox® Expanda seus desktop entre monitores ou outros computadores Adicione VoIP e instant messaging Descubra os prazeres dos emuladores Câmeras e scanners Personalizando janelas das aplicações Configurando redes wireless Manda ver, pegue esse livrinho e estude!

Elisa: um centro multimídia completo

Você gostaria de ter um centro multimídia no seu Ubuntu, onde pudesse além de ouvir suas músicas, ver vídeos e rádios on-line? Com o ELISA você tem a chance e com classe. Para instalá-lo, faça assim: Edite o arquivo Sources.list, pelo terminal: sudo gedit /etc/apt/sources.list Adicione a seguinte linha no arquivo "/etc/apt/sources.list": deb http://elisa.fluendo.com/packages feisty main Salve, feche e rode no terminal os comandos: $ sudo apt-get update $ sudo apt-get install elisa Piece of cake!

Repositórios oficiais do Google

Agora você pode colocar os repositórios oficiais do Google no Ubuntu e assim garantir que os aplicativos como o Picasa, Desktop e outros da companhia mais cool do mundo. Segue o link com screens de tela.

Criando vídeos tutoriais com o Wink

Você quer passa um passo-a-passo, no formato vídeo, mostrando a tela do seu monitor, de uma forma fácil. Vamos usar o WINK . Com ele podemos gravar nossa tela no formato padrão SWF (flash) e assim publicar na web sem problemas!!!! Cool isso né? Para isso, siga as instruções e faça um teste . Isso irá me ajudar muito com os colegas do trabalho mostrando as maravilhas do software livre. Piece of cake!!

Convertendo RPM em DEB

Existem arquivos "auto-instaláveis" no Ubuntu, que tem a extensão .DEB . Estes arquivos são aplicativos, programas, etc... Sempre que precisarmos instalar um arquivo.DEB, basta clicar duas vezes no arquivo. Maaaass... às vezes encontramos um arquivo .RPM . Este tipo de arquivo é um pacote gerenciador Red Hat e não é recomendado instalar este tipo de arquivo no Ubuntu. Mas como sempre, há uma solução! Vá para o terminal e digite: sudo alien package_file.rpm Se aparecer o erro "command not found" ou algo parecido, instale o alien e tente novamente. sudo apt-get install alien Ah! Ia me esquecendo. Pode parecer besteira, mas é sempre bom lembrar que você deve abrir o terminal na pasta onde está o arquivo. fonte

Problemas com placa de vídeo

Comprei uma placa de vídeo GeForce 6200 de 256 de RAM. A muito tempo faltava apenas este item para que meu PC ficasse ao meu gosto. Tava difícil viver com 1gb de RAM compartilhado. Enfim, espetei a danada no slot AGP e liguei o PC. Logo de cara o WinXP pediu os drivers, instalou-os e voilá: tudo OK. Dei, boot e agora iria testar no Ubuntu. Nem cheguei perto de algo chamado sucesso. "No screens found". Esta foi a mensagem que li no modo texto. E depois de algumas horas procurando a solução via, Lista de Discussão, via Google e fórum, acabei apelando. Queimei um CD-RW com o Ubuntu e Vi que pelo Live-CD a placa era 'vista' (hehe) pelo sistema e não pensei 2 vezes. Backup da pasta HOME e tome re-instalação. Ainda bem que eu tinha o WinXP em outro HD e pude fazer o backup, senão tava ferrado. Instalei o Ubuntu em menos de 30 minutos e depois de alguns updates, mandei ver no Beryl Agora tá rendondo e com o Beryl funcionando blz. Só falta eu aprender os atalhos dos efeitos.