segunda-feira, 31 de março de 2008

Instalando antivírus Avast! no Ubuntu

Essa dica é muito válida para quem é neurótico por segurança ou vive trafegando arquivos vindo do Windows ou usa um e-mail estranho.

Não é o meu caso.

Mas é sempre bom ter um programa como o AVAST! e como usá-lo. Para isso, segue um tutorial com screens de tela, mostrando o passo-a-passo de como instalar e trabalhar com o antivírus.

Nota: você precisará se registrar no site da Avast! para validar seu aplicativo. Mas isso não demora nada. Para os mais neuróticos: piece of cake!

5 comentários:

OlívioFarias disse...

A dica é boa, mas...
Fala sério pro antivirus no LINUX?
oO
Cara tem que ser muito neurótico mesmo pra usar antivirus em um sistema como o linux.
Mais fazer o que né? Tem maluco pra tudo hehehehhee...

Eduardo Soares disse...

hahaha, instalei o Avast aqui. Já uso no windows xp em dual e quis usá-lo no linux também...será que estou ficando paranóico? Tudo bem. Mas veja o que deu na varredura do sistema:http://img167.imageshack.us/my.php?image=capturadatela1lg6.png

Com um olhar mais atento veremos que se trata da concorrente panda. Por que será? hehehe

**********
Sim, o blog está muito bom.

Fui!!!

By Dukan

Anônimo disse...

Voces que acham que não existem virus para linux estão redondamente enganados. Nenhum sistema está a salvo de virus, nem Windows, nem OS X, ou Linux algum, mesmo porque como o linux é um sistema aberto, qualquer um que conheça de programação pode alterá-lo porque não criar um virus para se executar neste sistema. Se voce não se preocupa com a segurança dos seus dados ou que a sua vida pessoal seja bisbilhotada, não coloque antivirus no seu Linux.

Anônimo disse...

Quando eu vi Antivirus para linux achei mesmo estranho, mas a idéia de usa-lo para partições windows é boa agregando mais uma ferramenta importante para o pinguim, ele executa a mesma função do Clamav, que é muito útil em um sistema dual boot ou para limpar aquele hd ninho de vírus com windows instalado.

Anônimo disse...

PS: Sim, tem virus e aos montes, mas por que não ouvimos muito sobre eles?
Simplesmente por que eles não se espalham em linux como no windows, o sistema de permissões do linux só vai permitir que um vírus seja instalado no seu computador se você quiser, eliminando assim os terríveis worms já brecando muitos vírus e torjans por ai. Vamos agora falar dos repositórios, a melhor forma de se instalar programas no linux é através dos repositórios das distros e neles não entram nada sem antes uma avaliação, além deles serem freqüentemente atualizados e revisados a procura de softwares maliciosos, e quando algo é encontrado os repositórios saem do ar e rapidamente é passado uma informação a todos os usuários sobre o ocorrido diminuindo ao máximo o impacto que o vírus causaria. O sistema operacional linux realmente não é 100% livre de vírus, vamos por ai 60%, mas as distros usadas são 99% imunes a eles sendo que vírus é a menor das preocupações no mundo linux, estando os desenvolvedores mais preocupados em encontrar bugs e outras falhas que possam comprometer a segurança do sistema, que possibilitam assim que pessoas mal intencionadas usem essas falhas para ter acessos diversos no seu computador, por isso é importante fazer as atualizações de segurança crianças =D