sexta-feira, 18 de abril de 2008

INFO preparou oito dicas para deixar o Ubuntu 7.10 mais completo e funcional.

Mas também serve para o 8.04. Segue o texto do site da Info:

Pacotão de codecs
A nova versão do Ubuntu facilitou a instalação de pacotes de codecs de vídeo. Agora, os codecs necessários podem ser instalados da forma usual no Ubuntu, usando os utilitários incluídos no sistema. Para instalar os codecs, utilize o seguinte comando num terminal:
sudo apt-get install gstreamer0.10-plugins-ugly-multiverse gstreamer0.10-plugins-bad-multiverse gstreamer0.10-plugins-bad gstreamer0.10-plugins-ugly gstreamer0.10-ffmpeg libxine1-ffmpeg libdvdread3
Se preferir, para evitar algum erro na digitação da linha gigante acima, use o comando sudo apt-get install seguido de cada um dos itens posteriores a ele.

Geometria no desktop
Os efeitos 3D na área de trabalho, incluídos no pacote Compiz Fusion, que vem com o Ubuntu 7.10, têm várias surpresas interessantes. Uma delas está nos desktops virtuais, que podem ser visualizados ao mesmo tempo, em uma forma geométrica. A mais comum é o cubo, mas, alternando o número de desktops, é obtido um novo poliedro. Para isso, clique com o botão direito do mouse nos atalhos para os desktops virtuais (que ficam no canto inferior direito da tela). Escolha o item Preferências e, na janela que surge, defina no número de linhas a quantidade de desktops (a mudança nas colunas não faz diferença no efeito).

Ajuste nos efeitos
O que não falta no Ubuntu 7.10 são opções de ajustes no visual do sistema. No entanto, mexer nelas exige um programinha. Primeiro, verifique se ele está instalado, teclando o comando ccsm. Caso o software não seja encontrado, instale o utilitário de configuração usando o comando apt-get install compizconfig-settings-manager. Depois de rodar o utilitário, navegue pelas opções existentes. Em quase todas, o ícone associado dá uma idéia do que será modificado. Para visualizar alguns efeitos, será necessário reiniciar o sistema de janelas. A maneira mais direta de fazer isso é reiniciar o próprio PC.

Mais aplicativos
Uma das maneiras de fazer isso é adicionar novos repositórios ao Ubuntu. Comece acessando o menu Sistema > Administração > Gerenciador de Pacotes Synaptic. Então, acesse Configurações > Repositórios. Acesse a aba Programas de Terceiros e clique em Adicionar. No campo Linha do Apt, tecle deb http://packages.medibuntu.org/ gutsy free non-free. Depois, tecle: wget -q http://packages.medibuntu.org/medibuntu-key.gpg -O- | sudo apt-key add – Clique, então, em Recarregar.

Login automático
Se somente uma pessoa tem acesso à máquina, pode ser prático habilitar o login automático no Ubuntu, evitando a chatice de ter de digitar sempre uma senha. Fazer isso é bem simples. Acesse o menu Sistema > Administração > Janela de Início de Sessão. Na janela que surge, passe à aba Segurança. Marque, então, a opção Habilitar Início Automático de Sessão e escolha o usuário que será usado no login automático. Clique em Fechar e pronto.

Widgets no painel
Um recurso pouco utilizado no Ubuntu é o painel que fica junto ao relógio. Ele pode receber vários miniaplicativos interessantes. Para adicionar um programa, clique com o botão direito do mouse no painel e escolha Adicionar ao Painel. Há várias opções legais disponíveis, indo desde um programinha de anotações até informações meteorológicas. Há 64 outras opções de widgets, disponíveis no site http://www.gnomefiles.org/subcategory.php?sub cat id=154, além das incluídas no Ubuntu.

Truques de teclado
O Ubuntu é cheio de recursos bacanas para configurar o funcionamento do teclado. Para acessá-los, vá ao menu Sistema > Preferências > Teclado. Passe à aba Opções de Disposição que, infelizmente, não tem suas opções traduzidas para o português. É possível, por exemplo, mexer no funcionamento da tecla Windows, abrindo os itens em Alt/Win key Behavior. Essa tecla pode ser usada somente como um clone da Alt, ou como a tecla Meta, usada para comandos em aplicativos do Linux.

MEXENDO NO SISTEMA
Não é só a família Windows que conta com utilitários para tunar o sistema. Há opções para o Ubuntu também, como o Ubuntu Tweak (http://www.info.abril.com.br/download/5036.shtml). Baixe o arquivo e rode o seguinte comando para instalá-lo: sudo dpkg -i nome_arquivo, onde nome_arquivo é o nome do pacote do Ubuntu Tweak baixado. Também é possível instalar o programa automaticamente escolhendo a opção Abrir (Open With) do Firefox, que oferece o instalador do Ubuntu como software associado. Acesse, então, o Ubuntu Tweak no menu Aplicações > Ferramentas do Sistema. É possível alterar opções de boot e login, adicionar recursos de gravação ao gerenciador de arquivos Nautilus (como o uso de overburn), entre outras.

Nenhum comentário: