Pular para o conteúdo principal

INFO preparou oito dicas para deixar o Ubuntu 7.10 mais completo e funcional.

Mas também serve para o 8.04. Segue o texto do site da Info:

Pacotão de codecs
A nova versão do Ubuntu facilitou a instalação de pacotes de codecs de vídeo. Agora, os codecs necessários podem ser instalados da forma usual no Ubuntu, usando os utilitários incluídos no sistema. Para instalar os codecs, utilize o seguinte comando num terminal:
sudo apt-get install gstreamer0.10-plugins-ugly-multiverse gstreamer0.10-plugins-bad-multiverse gstreamer0.10-plugins-bad gstreamer0.10-plugins-ugly gstreamer0.10-ffmpeg libxine1-ffmpeg libdvdread3
Se preferir, para evitar algum erro na digitação da linha gigante acima, use o comando sudo apt-get install seguido de cada um dos itens posteriores a ele.

Geometria no desktop
Os efeitos 3D na área de trabalho, incluídos no pacote Compiz Fusion, que vem com o Ubuntu 7.10, têm várias surpresas interessantes. Uma delas está nos desktops virtuais, que podem ser visualizados ao mesmo tempo, em uma forma geométrica. A mais comum é o cubo, mas, alternando o número de desktops, é obtido um novo poliedro. Para isso, clique com o botão direito do mouse nos atalhos para os desktops virtuais (que ficam no canto inferior direito da tela). Escolha o item Preferências e, na janela que surge, defina no número de linhas a quantidade de desktops (a mudança nas colunas não faz diferença no efeito).

Ajuste nos efeitos
O que não falta no Ubuntu 7.10 são opções de ajustes no visual do sistema. No entanto, mexer nelas exige um programinha. Primeiro, verifique se ele está instalado, teclando o comando ccsm. Caso o software não seja encontrado, instale o utilitário de configuração usando o comando apt-get install compizconfig-settings-manager. Depois de rodar o utilitário, navegue pelas opções existentes. Em quase todas, o ícone associado dá uma idéia do que será modificado. Para visualizar alguns efeitos, será necessário reiniciar o sistema de janelas. A maneira mais direta de fazer isso é reiniciar o próprio PC.

Mais aplicativos
Uma das maneiras de fazer isso é adicionar novos repositórios ao Ubuntu. Comece acessando o menu Sistema > Administração > Gerenciador de Pacotes Synaptic. Então, acesse Configurações > Repositórios. Acesse a aba Programas de Terceiros e clique em Adicionar. No campo Linha do Apt, tecle deb http://packages.medibuntu.org/ gutsy free non-free. Depois, tecle: wget -q http://packages.medibuntu.org/medibuntu-key.gpg -O- | sudo apt-key add – Clique, então, em Recarregar.

Login automático
Se somente uma pessoa tem acesso à máquina, pode ser prático habilitar o login automático no Ubuntu, evitando a chatice de ter de digitar sempre uma senha. Fazer isso é bem simples. Acesse o menu Sistema > Administração > Janela de Início de Sessão. Na janela que surge, passe à aba Segurança. Marque, então, a opção Habilitar Início Automático de Sessão e escolha o usuário que será usado no login automático. Clique em Fechar e pronto.

Widgets no painel
Um recurso pouco utilizado no Ubuntu é o painel que fica junto ao relógio. Ele pode receber vários miniaplicativos interessantes. Para adicionar um programa, clique com o botão direito do mouse no painel e escolha Adicionar ao Painel. Há várias opções legais disponíveis, indo desde um programinha de anotações até informações meteorológicas. Há 64 outras opções de widgets, disponíveis no site http://www.gnomefiles.org/subcategory.php?sub cat id=154, além das incluídas no Ubuntu.

Truques de teclado
O Ubuntu é cheio de recursos bacanas para configurar o funcionamento do teclado. Para acessá-los, vá ao menu Sistema > Preferências > Teclado. Passe à aba Opções de Disposição que, infelizmente, não tem suas opções traduzidas para o português. É possível, por exemplo, mexer no funcionamento da tecla Windows, abrindo os itens em Alt/Win key Behavior. Essa tecla pode ser usada somente como um clone da Alt, ou como a tecla Meta, usada para comandos em aplicativos do Linux.

MEXENDO NO SISTEMA
Não é só a família Windows que conta com utilitários para tunar o sistema. Há opções para o Ubuntu também, como o Ubuntu Tweak (http://www.info.abril.com.br/download/5036.shtml). Baixe o arquivo e rode o seguinte comando para instalá-lo: sudo dpkg -i nome_arquivo, onde nome_arquivo é o nome do pacote do Ubuntu Tweak baixado. Também é possível instalar o programa automaticamente escolhendo a opção Abrir (Open With) do Firefox, que oferece o instalador do Ubuntu como software associado. Acesse, então, o Ubuntu Tweak no menu Aplicações > Ferramentas do Sistema. É possível alterar opções de boot e login, adicionar recursos de gravação ao gerenciador de arquivos Nautilus (como o uso de overburn), entre outras.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Convertendo FLV em AVI ou MPEG

Essa, pessoal, só com o uso do terminal mesmo. Tentei usar o DeVeDe, Avidemux e outros mas nada ficou bom. O jeito foi usar o ótimo e velho terminal. Simples assim: mencoder -idx NOMEDOARQUIVO.flv -ovc xvid -xvidencopts bitrate=4500 -oac mp3lame -srate 44100 -o NOMEDOARQUIVO.avi Mude o NOMEDOARQUIVO e a extensão final do .AVI para .MPEG se quiser, e pronto! O arquivo ficará quase com o dobro do original em FLV, mas este é o custo! No pain, no gain! Vamos para a próxima! Abraços aos amigos leitores do blog!!

Teste de Inteligência XLS

Nada a ver com Linux ou Ubuntu.. mas se um e-mail com um arquivo xls, em anexo, aparecer com um teste de inteligência (deveria ser de adivinhação, isso sim) e estiver doido para descobrir as respostas... use a lista abaixo: 24 H no D 24 horas no dia 26 L no A 26 letras no alfabeto 7 D na S 7 dias na semana 7 M do M 7 maravilhas do mundo 12 S do Z 12 signos do zodíaco 66 L da B 66 livros da bíblia 52 C num B (S os C) 52 cartas num baralho (sem os coringas) 4 C na B B 4 cores na bandeira brasileira 18 B num C de G 18 buracos num campo de golfe 39 L no V T 39 livros no velho testamento 5 D em um P 5 dedos em um pé 90 G num  R 90 graus num ângulo reto 0 G C é a T D C da Á 0 graus celsius é a temperatura de congelamento da água 5 J em um T D B 5 jogadores em um time de basquete 3 R num T 3 rodas num triciclo 100 C em um R 100 centavos em um real 11 J em um T D F 11 jogadores em um time de futebol 12 M no A 12 meses no ano 4 R T um C 4 rodas tem um carro 29 D em F em

Review Dell Inspiron 1525

Enfim, consegui comprar um notebook. Tava precisando a muito tempo e depois de pesquisar por meses, o Inspiron 1525 foi a minha decisão mais sábia, por motivos técnicos e por questões financeiras. Mesmo com a demora da Dell de mais de 20 dias para a entrega do note, a surpresa foi como o bichinho é bonito e silencioso. Ah... e poderoso. A placa de vídeo Intel X3100 era a única coisa que me deixava temeroso, quando falamos em Linux. Será que existiria drivers para ele? A parte técnica não irei dissertar muito pois por ser um Core 2 DUO Intel T7250 com 2gb de RAM e 120 gb de HD, ele é poderoso para qualquer coisa... menos para jogos gráficos pesados. Graças a essa placa X3100... bem, mas vamos falar do Ubuntu. Primeiro eu baixei 4.2gb de um dvd-live da própria Dell, produzida para quem compra os pc's dela na gringilândia. Lá tem suporte. Antes de tudo, tiver particionar o HD no Windows Vista. Isso foi fácil e não precisei instalar soft algum. Apenas gerenciei o espaço do HD e pronto.