Pular para o conteúdo principal

Fazendo o VirtualBox entender o USB

O VirtualBox é um aplicativo de VM (virtual machine), ou seja, cria um sistema operacional virtual em sua máquina atual. Exemplo: você pega um live-cd de uma distro linux e quer testar sem ter que instalar no seu HD.

Com o VirtualBox, você cria um perfil novo, um espaço para esse novo sistema e é só instalar com a ajuda de uma ISO de um cd-r gravado.

Até aí, beleza, mas uma coisa que descobri ontem é que a versão VirtualBox OSE não tem permissão de uso de portas USB! E como meu mouse é via USB, fiquei sem usar.

Dando umas "googadas" descobri um meio de resolver isso. Vamos lá.

- desinstale a versão OSE (se estiver instalado)

- instalem a versão da SUN xVM Virtualbox

- alterem o FSTAB, para adicionar os devices USB, via terminal:

gksudo gedit /etc/fstab

- adicionem estas linhas no fim do arquivo:

#usbfs
none /proc/bus/usb usbfs devgid=46,devmode=664 0 0

Salvem e reiniciem (boot) o sistema.

Nas propriedades do VirtualBox adicionem as portas USB e USB 2.0, e pronto!

Piece of Cake

Comentários

Anônimo disse…
Parabens irmao vou

testa depois digo o q deu

abraco meu velho. boa sorte
Unknown disse…
Dica sensacional!!! Salvou minha vida, apesar de eu não estar conseguindo ter minha laserjet reconhecida. O escâner e a câmera foram reconhecidos e adicionados na hora; o pendrive também. Só a mardita da impressora que não é reconhecida. Saberia me ajudar nisso?
Alias, o forum e seu blog foram os maiores responsáveis por eu instalar o Ubuntu. Você realmente facilita a vida dos novatos com suas dicas.

Muito obrigado e abraços.
zeleleinspace disse…
Iannis!
Parabéns pelo sucesso e obrigado por sua visita.
A gente faz aquilo que pode para ajudar.

Não posso ajudar com sua impressora, mas o fórum do Ubuntu-BR tem pessoas mais capacitadas para isso.

Abração e volte sempre!!!
Anônimo disse…
Olha queria te pedir desculpa por não conhece esse blog antes!!! Putz! Só uma palavra cara... PERFEITO! Enquanto outros ficam criando coisas mirabolantes q nem sempre dão certo, vc simplificou de forma perfeita algo completamente funcional! Está de parabéns!!! Muito obrigado pela ajuda!
Daniel disse…
Já é a segunda dica sua que sigo e dá certinho, tá na hora de agradecer, obrigado e parabéns pelo belissimo trabalho. Das proximas vezes saberei onde vir antes do google...rsrsrs....
angela carneosso disse…
ótima dica, funcionou perfeito no ubuntu 9.04, virtualbox 3.04. a camera e o scanner foram reconhecidos. também instalei guest aditions e agora o mouse funciona nos dois sistemas sem ter que dar ctrl direito.
viva o linux, dia-a-dia abrindo as nossas cabeças!
angela carneosso disse…
alguém sabe se dá pra compartilhar arquivos entre o windows virtual e o ubuntu na mesma máquina, sem acessar a internet?
=)
zeleleinspace disse…
Para a pasta ser vista na sua máquina virtual do windows é preciso você
mapeá-la. Abra o windows explorer >> Ferramentas >> Mapear unidade de rede,
quando abrir a janela coloque o endereço da pasta como sendo
\\VBOXSVR\nomeDaPastaCompartilhada.
Unknown disse…
Dica show de bola, resolveu meu problema, tava quebrando a cabeça a manhã toda e depois que implementei esses comandos o problema foi imediatamente resolvido. Obrigado.
Unknown disse…
Valeu pela dica, resolveu meu problema depois de eu ter passado a manhã inteira tentando. Obrigado.

Postagens mais visitadas deste blog

Convertendo FLV em AVI ou MPEG

Essa, pessoal, só com o uso do terminal mesmo. Tentei usar o DeVeDe, Avidemux e outros mas nada ficou bom. O jeito foi usar o ótimo e velho terminal. Simples assim: mencoder -idx NOMEDOARQUIVO.flv -ovc xvid -xvidencopts bitrate=4500 -oac mp3lame -srate 44100 -o NOMEDOARQUIVO.avi Mude o NOMEDOARQUIVO e a extensão final do .AVI para .MPEG se quiser, e pronto! O arquivo ficará quase com o dobro do original em FLV, mas este é o custo! No pain, no gain! Vamos para a próxima! Abraços aos amigos leitores do blog!!

Teste de Inteligência XLS

Nada a ver com Linux ou Ubuntu.. mas se um e-mail com um arquivo xls, em anexo, aparecer com um teste de inteligência (deveria ser de adivinhação, isso sim) e estiver doido para descobrir as respostas... use a lista abaixo: 24 H no D 24 horas no dia 26 L no A 26 letras no alfabeto 7 D na S 7 dias na semana 7 M do M 7 maravilhas do mundo 12 S do Z 12 signos do zodíaco 66 L da B 66 livros da bíblia 52 C num B (S os C) 52 cartas num baralho (sem os coringas) 4 C na B B 4 cores na bandeira brasileira 18 B num C de G 18 buracos num campo de golfe 39 L no V T 39 livros no velho testamento 5 D em um P 5 dedos em um pé 90 G num  R 90 graus num ângulo reto 0 G C é a T D C da Á 0 graus celsius é a temperatura de congelamento da água 5 J em um T D B 5 jogadores em um time de basquete 3 R num T 3 rodas num triciclo 100 C em um R 100 centavos em um real 11 J em um T D F 11 jogadores em um time de futebol 12 M no A 12 meses no ano 4 R T um C 4 rodas tem um carro 29 D em F em

Review Dell Inspiron 1525

Enfim, consegui comprar um notebook. Tava precisando a muito tempo e depois de pesquisar por meses, o Inspiron 1525 foi a minha decisão mais sábia, por motivos técnicos e por questões financeiras. Mesmo com a demora da Dell de mais de 20 dias para a entrega do note, a surpresa foi como o bichinho é bonito e silencioso. Ah... e poderoso. A placa de vídeo Intel X3100 era a única coisa que me deixava temeroso, quando falamos em Linux. Será que existiria drivers para ele? A parte técnica não irei dissertar muito pois por ser um Core 2 DUO Intel T7250 com 2gb de RAM e 120 gb de HD, ele é poderoso para qualquer coisa... menos para jogos gráficos pesados. Graças a essa placa X3100... bem, mas vamos falar do Ubuntu. Primeiro eu baixei 4.2gb de um dvd-live da própria Dell, produzida para quem compra os pc's dela na gringilândia. Lá tem suporte. Antes de tudo, tiver particionar o HD no Windows Vista. Isso foi fácil e não precisei instalar soft algum. Apenas gerenciei o espaço do HD e pronto.