segunda-feira, 14 de julho de 2008

Aumentar volume do som no Dell Inspiron 1525

O som do Ubuntu 8.04 neste notebook é inferior que no Windows, mas tem como corrigir:

Abra no terminal:

sudo gedit /etc/modprobe.d/alsa-base

Na tela que irá se abrir, vá até a última linha (que deve ser algo como options snd-cmipci mpu_port=0x330 fm_port=0x388) e adicione a opção:

model=3stack

Vai ficar algo como:

options snd-cmipci mpu_port=0x330 fm_port=0x388 model=3stack

Além disso, adicione uma linha com o seguinte conteúdo "options snd-sda-intel model=3stack" sem as aspas.


Portanto ficará assim (com a modificação da linha e acréscimo de outra):

options snd-cmipci mpu_port=0x330 fm_port=0x388 model=3stack
options snd-sda-intel model=3stack

Reinicie o computador e pronto, problema resolvido... Ou ao menos resolveu aqui.

Dica do Madrigal, no Fórum Ubuntu-BR

5 comentários:

Ramon Rosa da Silva disse...

Brigadão pela dica, eu tava querende encrontrar isso e nem sabia.

Fernando_hunter disse...

tinha visto esse post lá ontem, eu tô comprando um inspiron pra mim... achei seu blog ontem também... achei bastante útil, principalmente aquela reference sheet com os basic codes pra ubuntu... minha sorte q tenho um vizinho viciado em linux, o forum e o seu blog, tô salvo...

abraços
Fernando "hunter" Henrique de Sousa

Alyson disse...

No meu aqui não aumentou o som. Comprei o meu recentemente.

Sergio disse...

e ai kra!! valeu ai, comigo deu certo, agora só falta fazer funcionar o bluetooth e o wireless.

vlw

igor Marchetti disse...

Kra no meu desse jeito que vc postou nao deu certo não. mais deu certo desse jeito

options snd-sda-intel model=3stack

se alguem quiser
blz.