quarta-feira, 23 de julho de 2008

Ubuntu pega nos minilaptops?



O sistema operacional Ubuntu, a versão mais amigável de Linux para PCs, está embarcando nos minilaptops.

A cara do Ubuntu para as maquininhas pode ser vista no blog do Mark Shuttleworth, o milionário sul-africano, dublê de programador linuxista, que banca o sistema. É a que está aí em cima.

Shuttleworth chama os minilaptops de netbooks e avisa que o remix para netbook não faz parte das edições oficiais do Ubuntu – é algo diferente, publicado pela equipe de OEM da Canonical.

Para cada hardware, será criada uma versão específica do Ubuntu, baseada dos pacotes 8.04. Para mais detalhes, beba direto da fonte.

O Infolab anda brincando com uma outra versão não-oficial do Ubuntu em Eee PC, mas a partir de pen drive. A coisa funciona muito bem, mas lenta, porque está num pen drive. Já instalado nos conformes, o Ubuntu pode virar uma boa opção...

fonte

2 comentários:

Iron Junior disse...

comprei um EeePC e a primeira coisa que fiz foi instalar o Ubuntu Hardy nele!! Na net tem um script para configurar tudo do Ubuntu no EeePC (atalhos do teclado, resolução, wifi etc.).

E pra minha surpresa rodou perfeitamente com compiz (cubo e efeitos ligados) + screenlets e menu transparente sem problemas.

O único problema é que demora um pouco para carregar o sistema! Mas no resto ficou mais que o esperado.

[]

Rodolfo disse...

Huumm..sei naum.
E agora? quer dizer a Asus lança o eeepc e a positivo lança o mobo (pode ser visto aqui: http://www.colombo.com.br/produtoDetalhe.do?produto=135932&descricao=Notebook_Mobile_Mobo_Positivo) com direito a drivers restritos. Quase tudo restrito porque dessa vez a intel decidiu não colocar a wifi em alguns modelos mas a ***** do video ficou aff...enfim, como fazer pro Ubuntu se dar bem em um modelo nacional de mininobo?

Já tentei mandar um email pro Paulo Cesar Pereira de Andrade do centro de tecnologia em código aberto da intel-gfx e nada.

Isso puxa a sardinha pro lado do eeepc...