terça-feira, 5 de agosto de 2008

Impressões do Ubuntu 8.10 Interprid Ibex Alpha 3

Bom galera, finalmente eu tive um tempo pra fazer o teste da versão alpha 3 do Ubuntu 8.10. Além da cor no mínimo estranha do novo tema, ficaram muitas impressões:
  • Como já dito, a interface não melhorou muito (no meu gosto), e o tema Human não está mais disponível, apenas o Human-murrine e o Human-clearlooks ainda continua disponível para escolha;
  • O desempenho, mesmo nessa versão beta, melhorou consideravelmente em relação da atual versão, o consumo me memória ficou na média de 170 mb;
  • O carregamento do sistema, demorou apenas incríveis 10 segundos;
  • Quanto aos programas, quase não houve diferença notável. O grande destaque, foi o Nautilus, que ganhou abas, parecida com as do Firefox;
  • O reconhecimento do hardware, está igual a versão 8.04. Reconheceu e instalou todo meu hardware de primeira, mas o problema com as placas de vídeo Nvidea MX440 continua, não reconhecendo a resolução do monitor quando o driver desta placa está instalado. Nada que um trabalhozinho manual não resolva;
  • O teclado padrão Abnt2 não funciona nem com reza brava, ainda;
  • Não há nada, além do tema escuro, que marque essa versão ainda, até o papel de parede é o do 8.04;

No pouco que eu testei o alpha 3, isso foi o que me prendeu mais a atençao, sem contar os bugs, que não são poucos, mas já que estamos falando de uma versão de testes , não cabe comentarmos aqui.

A versão alpha 4 está previsto pra sair dia 12 de agosto, vamos esperar que as mudanças sejam mais visíveis, lembrando que ainda há muito chão até a versão final.

3 comentários:

Glaydson disse...

Meu Intrepid alfa 3 travou. De uma hora para outra o teclado e o mouse não funciona na parte gráfica (somente em modo de segurança). Mesmo um dpkg-reconfigure não funciona. Vou pular a alfa 4 e tento de novo o alfa 5 com uma instalação do zero.

Rodolfo disse...

O U8.1 é promessa. Muita gente espera muita coisa dele.
Eu particularmente falando tbm espero. Mas se o Ubuntu me decepcionar (d novo) eu vou pular pro Solaris da Sun. Quanto aos drivers da nvidia, eu não ficaria tranquilo. Nunca vejo ninguém representando a nvidia no xorg ou respondendo a dúvidas de usuários pra saber como fazer funfar corretamente no U8. Além disso, uma boa pedida pra driver de vídeo funcionando beleza pode ser os modelos da AMD/ATi. Eles estão desenvolvendo drivers pras versões X há algum tempo e só têm arrancado elogios. O mito dos DLVC (driverless video card) vai ser só um mito. O nome não justifica nada. Afinal, uma placa não opera sem o driver de vídeo dela. A mágica das placas que "não precisam do driver" é uma simples técnica: Novas VCs virão com um firmware inteligente, que vai sempre guardar o driver que ficará salvo em uma espécie de área de dados somente para leitura. Traduzindo: o driver das novas placas vão vir embutidos, mas somente para leitura. É como se fosse um driver ROM. O problema é que os sistemas ruimdows têm o WHQL pra certificar que o hardware vai funcionar com o sistema. O Ubuntu não tem isso. Eles nem sequer tocam no driver se o dito cujo for proprietário. Ponto pro windows. Não sei se isso vai sair do papel mas se for vai pegar o Ubuntu de surpresa. Falando em vídeo, a interface tá estranha. Ô bicho esquisito espia...todo escuro eita..eeca sei não. O preto tá exagerado e o laranja rum..nadaver. Mas pelo menos o tedioso branco que fica no fundo dos arquivos vai sair. Nautilus com abas, graaaande idéia..Eu tô curioso pra saber oq mudou (SE MUDOU) a história pro driver mais cabuloso do pedaço: intel. Ele já tá na versão 2.4. Zhenyu me disse que ainda não é a final, tá esperando o feedback dos users pra costurar o driver. Mas se vc for ler o release notes só tem novidades pra quem tem o i945 ou o i965. E eu com meu 'velho' i915? Se é tão velho assim, porq q essa versão saiu com o Asus eeepc? Em rede, o gerenciamento vai focar em recursos de segurança pra redes sem fio: WPA2. duuh, novidade..mas tem tbm os testes pra fazer o NM lidar com N-types, alguém sabe de alguma novidade a respeito? Bom..não quero fazer um review do B3 porq o maudy já fez então vou fechar o comment aqui. Um abraço!

Ubuntued disse...

Olá,

Gostei muito do artigo.

Você fez uma análise aos aspectos mais importantes e fiquei surpreendido com esta nova versão do Ubuntu!

Espero é que não tenha tanso problemas como a actual teve e tem!!!

Quanto ao tema, se calhar os senhores da Canonical estão a fazer como as empresas dos carros: só quando o produto for apresentado é que se vai ver o verdadeiro visual.

Abraço,
Cláudio Novais.