Pular para o conteúdo principal

Impressões do Ubuntu 8.10 Interprid Ibex Alpha 3

Bom galera, finalmente eu tive um tempo pra fazer o teste da versão alpha 3 do Ubuntu 8.10. Além da cor no mínimo estranha do novo tema, ficaram muitas impressões:
  • Como já dito, a interface não melhorou muito (no meu gosto), e o tema Human não está mais disponível, apenas o Human-murrine e o Human-clearlooks ainda continua disponível para escolha;
  • O desempenho, mesmo nessa versão beta, melhorou consideravelmente em relação da atual versão, o consumo me memória ficou na média de 170 mb;
  • O carregamento do sistema, demorou apenas incríveis 10 segundos;
  • Quanto aos programas, quase não houve diferença notável. O grande destaque, foi o Nautilus, que ganhou abas, parecida com as do Firefox;
  • O reconhecimento do hardware, está igual a versão 8.04. Reconheceu e instalou todo meu hardware de primeira, mas o problema com as placas de vídeo Nvidea MX440 continua, não reconhecendo a resolução do monitor quando o driver desta placa está instalado. Nada que um trabalhozinho manual não resolva;
  • O teclado padrão Abnt2 não funciona nem com reza brava, ainda;
  • Não há nada, além do tema escuro, que marque essa versão ainda, até o papel de parede é o do 8.04;

No pouco que eu testei o alpha 3, isso foi o que me prendeu mais a atençao, sem contar os bugs, que não são poucos, mas já que estamos falando de uma versão de testes , não cabe comentarmos aqui.

A versão alpha 4 está previsto pra sair dia 12 de agosto, vamos esperar que as mudanças sejam mais visíveis, lembrando que ainda há muito chão até a versão final.

Comentários

Glaydson disse…
Meu Intrepid alfa 3 travou. De uma hora para outra o teclado e o mouse não funciona na parte gráfica (somente em modo de segurança). Mesmo um dpkg-reconfigure não funciona. Vou pular a alfa 4 e tento de novo o alfa 5 com uma instalação do zero.
Rodolfo disse…
O U8.1 é promessa. Muita gente espera muita coisa dele.
Eu particularmente falando tbm espero. Mas se o Ubuntu me decepcionar (d novo) eu vou pular pro Solaris da Sun. Quanto aos drivers da nvidia, eu não ficaria tranquilo. Nunca vejo ninguém representando a nvidia no xorg ou respondendo a dúvidas de usuários pra saber como fazer funfar corretamente no U8. Além disso, uma boa pedida pra driver de vídeo funcionando beleza pode ser os modelos da AMD/ATi. Eles estão desenvolvendo drivers pras versões X há algum tempo e só têm arrancado elogios. O mito dos DLVC (driverless video card) vai ser só um mito. O nome não justifica nada. Afinal, uma placa não opera sem o driver de vídeo dela. A mágica das placas que "não precisam do driver" é uma simples técnica: Novas VCs virão com um firmware inteligente, que vai sempre guardar o driver que ficará salvo em uma espécie de área de dados somente para leitura. Traduzindo: o driver das novas placas vão vir embutidos, mas somente para leitura. É como se fosse um driver ROM. O problema é que os sistemas ruimdows têm o WHQL pra certificar que o hardware vai funcionar com o sistema. O Ubuntu não tem isso. Eles nem sequer tocam no driver se o dito cujo for proprietário. Ponto pro windows. Não sei se isso vai sair do papel mas se for vai pegar o Ubuntu de surpresa. Falando em vídeo, a interface tá estranha. Ô bicho esquisito espia...todo escuro eita..eeca sei não. O preto tá exagerado e o laranja rum..nadaver. Mas pelo menos o tedioso branco que fica no fundo dos arquivos vai sair. Nautilus com abas, graaaande idéia..Eu tô curioso pra saber oq mudou (SE MUDOU) a história pro driver mais cabuloso do pedaço: intel. Ele já tá na versão 2.4. Zhenyu me disse que ainda não é a final, tá esperando o feedback dos users pra costurar o driver. Mas se vc for ler o release notes só tem novidades pra quem tem o i945 ou o i965. E eu com meu 'velho' i915? Se é tão velho assim, porq q essa versão saiu com o Asus eeepc? Em rede, o gerenciamento vai focar em recursos de segurança pra redes sem fio: WPA2. duuh, novidade..mas tem tbm os testes pra fazer o NM lidar com N-types, alguém sabe de alguma novidade a respeito? Bom..não quero fazer um review do B3 porq o maudy já fez então vou fechar o comment aqui. Um abraço!
Cláudio Novais disse…
Olá,

Gostei muito do artigo.

Você fez uma análise aos aspectos mais importantes e fiquei surpreendido com esta nova versão do Ubuntu!

Espero é que não tenha tanso problemas como a actual teve e tem!!!

Quanto ao tema, se calhar os senhores da Canonical estão a fazer como as empresas dos carros: só quando o produto for apresentado é que se vai ver o verdadeiro visual.

Abraço,
Cláudio Novais.

Postagens mais visitadas deste blog

Convertendo FLV em AVI ou MPEG

Essa, pessoal, só com o uso do terminal mesmo. Tentei usar o DeVeDe, Avidemux e outros mas nada ficou bom. O jeito foi usar o ótimo e velho terminal. Simples assim: mencoder -idx NOMEDOARQUIVO.flv -ovc xvid -xvidencopts bitrate=4500 -oac mp3lame -srate 44100 -o NOMEDOARQUIVO.avi Mude o NOMEDOARQUIVO e a extensão final do .AVI para .MPEG se quiser, e pronto! O arquivo ficará quase com o dobro do original em FLV, mas este é o custo! No pain, no gain! Vamos para a próxima! Abraços aos amigos leitores do blog!!

Teste de Inteligência XLS

Nada a ver com Linux ou Ubuntu.. mas se um e-mail com um arquivo xls, em anexo, aparecer com um teste de inteligência (deveria ser de adivinhação, isso sim) e estiver doido para descobrir as respostas... use a lista abaixo: 24 H no D 24 horas no dia 26 L no A 26 letras no alfabeto 7 D na S 7 dias na semana 7 M do M 7 maravilhas do mundo 12 S do Z 12 signos do zodíaco 66 L da B 66 livros da bíblia 52 C num B (S os C) 52 cartas num baralho (sem os coringas) 4 C na B B 4 cores na bandeira brasileira 18 B num C de G 18 buracos num campo de golfe 39 L no V T 39 livros no velho testamento 5 D em um P 5 dedos em um pé 90 G num  R 90 graus num ângulo reto 0 G C é a T D C da Á 0 graus celsius é a temperatura de congelamento da água 5 J em um T D B 5 jogadores em um time de basquete 3 R num T 3 rodas num triciclo 100 C em um R 100 centavos em um real 11 J em um T D F 11 jogadores em um time de futebol 12 M no A 12 meses no ano 4 R T um C 4 rodas tem um carro 29 D em F em

Review Dell Inspiron 1525

Enfim, consegui comprar um notebook. Tava precisando a muito tempo e depois de pesquisar por meses, o Inspiron 1525 foi a minha decisão mais sábia, por motivos técnicos e por questões financeiras. Mesmo com a demora da Dell de mais de 20 dias para a entrega do note, a surpresa foi como o bichinho é bonito e silencioso. Ah... e poderoso. A placa de vídeo Intel X3100 era a única coisa que me deixava temeroso, quando falamos em Linux. Será que existiria drivers para ele? A parte técnica não irei dissertar muito pois por ser um Core 2 DUO Intel T7250 com 2gb de RAM e 120 gb de HD, ele é poderoso para qualquer coisa... menos para jogos gráficos pesados. Graças a essa placa X3100... bem, mas vamos falar do Ubuntu. Primeiro eu baixei 4.2gb de um dvd-live da própria Dell, produzida para quem compra os pc's dela na gringilândia. Lá tem suporte. Antes de tudo, tiver particionar o HD no Windows Vista. Isso foi fácil e não precisei instalar soft algum. Apenas gerenciei o espaço do HD e pronto.