Pular para o conteúdo principal

“Canonical tem foco no Brasil”, afirma executivo

Em entrevista sobre o lançamento da mais recente versão do Ubuntu, o gerente de negócios da Canonical para a América Latina, Fabio Filho, afirmou que o Brasil é um dos países em que a empresa tem foco na atuação.

fonte: http://www.linuxnewmedia.com.br/lm/noticia/canonical_tem_foco_no_brasil_afirma_executivo

Linux Magazine Online» Em primeiro lugar, Fabio, parabéns pelo lançamento. Quais as principais novidades do Ubuntu 8.10 com relação às versões anteriores?

Fabio Filho» O Ubuntu 8.10 Desktop Edition é projetado para o estilo de vida digital conectado. Com o suporte à rede 3G, os usuários podem migrar harmoniosamente de redes com fio e Wi-Fi para redes de celular 3G enquanto viajam. O Ubuntu 8.10 também é desenvolvido para ser compartilhado – o usuário pode começar uma rápida “sessão visitante” e deixar que alguém use o seu computador para navegar na Web ou verificar email, ao mesmo tempo em que mantém a segurança e a integridade de seus próprios dados. E se aquela pessoa realmente gostar da sua rápida sessão como um visitante Ubuntu, ela pode colocar o Ubuntu em qualquer dispositivo USB e levá-lo para casa para instalá-lo em seu próprio computador, em vez de ter que gravar um CD.

Como um bônus, todos os usuários do Ubuntu 8.10 terão acesso à programação da BBC, com conteúdo transmitido em alta qualidade disponível nos tocadores padrão de mídia do Ubuntu 8.10. A Canonical trabalhou com a BBC para garantir que grande parte desse material estivesse disponível para usuários de todos os lugares do mundo.

Em resumo, os maiores avanços são suporte nativo à conexão 3G à Internet, gravação e instalação a partir de uma unidade USB, sessões “Convidado”, conteúdo da BBC e a versão mais recente do desktop Gnome.

LMO» A versão 8.10 teve importantes alterações estéticas. Quais foram os motivos por trás delas?

FF» O Ubuntu 8.10 pretende estabelecer a base para a construção de um ambiente computacional de desktop mais móvel e radicalmente diferente ao longo dos próximos dois anos. Nosso ciclo rápido de lançamentos mostra que podemos oferecer elementos para suportar esse futuro de uma forma mais rápida, completa e empacotada de maneira mais atrativa do que os fornecedores tradicionais de sistemas operacionais. O Ubuntu 8.10 tem muitas funcionalidades que ditarão como o Linux impulsionará a direção e a inovação na computação para desktops.

A adoção da nova versão do Gnome, assim como as diversas inovações estéticas, objetivam sempre oferecer ao usuário uma interface inovadora, simples e que permita uma interação prática e objetiva, independente de seu conhecimento.

Além disso, facilitar a vida “conectada” de nossos usuários continua sendo parte importante do desktop, e o Ubuntu, em sua versão 8.10, oferece uma interface de acesso às conexões por cabo ou 3G, de maneira simples, fácil e direta.

LMO» O Ubuntu 8.04 não facilitava o acesso à Web via 3G. Como a versão 8.10 corrige isso?

FF» Desconhecemos problemas críticos de acesso a rede 3G na versão 8.04. Particularmente, possuo dois modens 3G (um Huawei e um Sony) e uso-os tranqüilamente em meu Hardy.

Na verão 8.10, o Ubuntu vem nativamente preparado para redes 3G, com suporte de hardware a uma grande variedade de modens e tecnologias, e com funções de conectividade que permitem a criação de um ambiente “sempre-conectado”. Procuramos aqui manter nossa filosofia de “it just works” e estendê-la às nossas funções de conectividade oferecidas.

LMO» Que novidades veremos em breve quanto ao Ubuntu pré-instalado em PCs, laptops e netbooks?

FF» No Brasil, empresas como Login e Preview já embarcam seus computadores com o Ubuntu pré-instalado. Entre os dez maiores fabricantes de computadores do Brasil, sua grande maioria já está avaliando o Ubuntu como uma opção efetiva.

A Dell iniciará suas ofertas de máquinas com Ubuntu ainda em novembro, e em breve novos anúncios serão feitos pela Canonical.

A Toshiba anunciou no início de outubro a disponibilidade de seus modelos de netbooks com o Ubuntu Netbook Remix, nossa versão para netbooks.

LMO» O Ubuntu Server é considerado ainda imaturo por alguns profissionais, apesar de iniciativas como a da Wikipédia, anunciada recentemente. Quais as principais novidades do Ubuntu Server 8.10 e o que a Canonical está fazendo para melhorar essa percepção?

FF» As novidades na versão Server são das áreas de virtualização, Java, servidores de email, RAID, criptografia de dados em disco, uso de novos recursos de segurança da glibc, firewall e monitoramento.

LMO» O Ubuntu surgiu como um derivado do Debian mais fácil e prático e agora já surgem diversas outras distribuições baseadas no Ubuntu com o objetivo de “consertar” alguns comportamentos desta. Qual a opinião da Canonical sobre essas derivações? Elas dividem esforços? São benéficas ao Ubuntu?

FF» Vamos lembrar que o grande desafio de manutenção de uma plataforma como o Ubuntu, assim como a razão do crescimento da Canonical, é garantir todo apoio e investimento realizados, objetivando perpetuar características como maior compatibilidade de hardware, suporte e serviços em torno da plataforma.

Dito isso, é comum a adoção para derivações distintas do produto, porém sabemos que o desafio de contínuo suporte, desenvolvimento e oferta de serviços em torno do produto, diretamente pela Canonical e seu pool de parceiros, é um dos nossos grandes diferenciais e razão do contínuo crescimento da empresa.

Lembrando também que o Ubuntu traz o melhor do Código Aberto para a plataforma, que utiliza de engenharia de qualidade e de seus repositórios de atualização mantidos pela Canonical.

LMO» Qual é o sentimento da Canonical quanto às críticas feitas à política de contribuição de código da empresa durante a Linux Plumbers Conference? Tratava-se apenas de falta de divulgação das iniciativas já existentes nesse sentido? Que medidas foram tomadas para remediar a percepção negativa de alguns membros da comunidade desenvolvedora?

FF» A Canonical sem dúvida é uma das maiores contribuintes da comunidade e tem atuado junto a ela desde seu início.

O Ubuntu nasceu com parte dessa interação e se tornou a distribuição mais utilizada no mundo como conseqüência dos avanços e desenvolvimentos da interação entre a Canonical com o mundo do Código Aberto.

A questão discutida na conferência seria quanto ao volume de contribuição por parte da empresa a diferentes stacks do kernel, o que foi corretamente reportado pelo CTO da Empresa, Matt Zimmerman. Somos o maior contribuinte de avanços ao desktop linux e, sem dúvida, estabelecemos internamente e externamente diretrizes para que isso sempre aconteça.

Em razão de nossa posição de mercado e aos altos níveis de adoção do Ubuntu – conseqüências dos inúmeros investimentos da empresa no Código Aberto –, certamente estamos cientes de que se criam altas expectativas em torno do produto e questionamentos sobre esse tópico, sempre polêmico.

A empresa, assim como seu CTO, sempre esteve e sempre estará interagindo com a comunidade e com os formadores de opinião para maior reconhecimento do que tem sido alcançado, especialmente no desktop, em que somos líderes em contribuição.

LMO» Como é a divisão de esforços dentro da Canonical para manter uma versão LTS (a 8.04) de forma concomitante a outra LTS (a 6.06, no caso) e várias versões "regulares" (7.04, 7.10, 8.10,...)?

FF» A Canonical possui times separados, cada um com sua funções específicas e designadas especialmente para atender a um ambiente completo de desenvolvimento, atendendo assim às inovações e tendências específicas a serem adotadas na plataforma.

Um gerente de versões, assim como os distintos gerentes de projetos, além da contínua interação com a comunidade e com parceiros, junto a eventos como o UDF (Ubuntu Developer Forum), permitem à Canonical adotar as diretrizes a serem escolhidas e, por conseqüência, manter um contínuo fluxo de desenvolvimento de lançamento das versões do Ubuntu.

LMO» Qual a importância do mercado brasileiro para o Ubuntu?

FF» O Brasil está entre os países foco de atuação da Canonical, sendo sem dúvida um local de atenção e importância para a empresa.

Comentários

Anônimo disse…
Rebloguei a notícia com os devidos créditos!!

Abraços!! ;)

Postagens mais visitadas deste blog

Convertendo FLV em AVI ou MPEG

Essa, pessoal, só com o uso do terminal mesmo. Tentei usar o DeVeDe, Avidemux e outros mas nada ficou bom. O jeito foi usar o ótimo e velho terminal. Simples assim: mencoder -idx NOMEDOARQUIVO.flv -ovc xvid -xvidencopts bitrate=4500 -oac mp3lame -srate 44100 -o NOMEDOARQUIVO.avi Mude o NOMEDOARQUIVO e a extensão final do .AVI para .MPEG se quiser, e pronto! O arquivo ficará quase com o dobro do original em FLV, mas este é o custo! No pain, no gain! Vamos para a próxima! Abraços aos amigos leitores do blog!!

Teste de Inteligência XLS

Nada a ver com Linux ou Ubuntu.. mas se um e-mail com um arquivo xls, em anexo, aparecer com um teste de inteligência (deveria ser de adivinhação, isso sim) e estiver doido para descobrir as respostas... use a lista abaixo: 24 H no D 24 horas no dia 26 L no A 26 letras no alfabeto 7 D na S 7 dias na semana 7 M do M 7 maravilhas do mundo 12 S do Z 12 signos do zodíaco 66 L da B 66 livros da bíblia 52 C num B (S os C) 52 cartas num baralho (sem os coringas) 4 C na B B 4 cores na bandeira brasileira 18 B num C de G 18 buracos num campo de golfe 39 L no V T 39 livros no velho testamento 5 D em um P 5 dedos em um pé 90 G num  R 90 graus num ângulo reto 0 G C é a T D C da Á 0 graus celsius é a temperatura de congelamento da água 5 J em um T D B 5 jogadores em um time de basquete 3 R num T 3 rodas num triciclo 100 C em um R 100 centavos em um real 11 J em um T D F 11 jogadores em um time de futebol 12 M no A 12 meses no ano 4 R T um C 4 rodas tem um carro 29 D em F em

Review Dell Inspiron 1525

Enfim, consegui comprar um notebook. Tava precisando a muito tempo e depois de pesquisar por meses, o Inspiron 1525 foi a minha decisão mais sábia, por motivos técnicos e por questões financeiras. Mesmo com a demora da Dell de mais de 20 dias para a entrega do note, a surpresa foi como o bichinho é bonito e silencioso. Ah... e poderoso. A placa de vídeo Intel X3100 era a única coisa que me deixava temeroso, quando falamos em Linux. Será que existiria drivers para ele? A parte técnica não irei dissertar muito pois por ser um Core 2 DUO Intel T7250 com 2gb de RAM e 120 gb de HD, ele é poderoso para qualquer coisa... menos para jogos gráficos pesados. Graças a essa placa X3100... bem, mas vamos falar do Ubuntu. Primeiro eu baixei 4.2gb de um dvd-live da própria Dell, produzida para quem compra os pc's dela na gringilândia. Lá tem suporte. Antes de tudo, tiver particionar o HD no Windows Vista. Isso foi fácil e não precisei instalar soft algum. Apenas gerenciei o espaço do HD e pronto.