segunda-feira, 24 de novembro de 2008

VERO corretor ortográfico do Open Office

O Projeto VERO lançou em julho/2008 sua primeira versão do Verificador Ortográfico contemplando os ajustes do Acordo Ortográfico. A partir de 1º de janeiro de 2009 mudanças na escrita irão se incorporar à norma culta da língua portuguesa. Brasil e Portugal passarão por um período de adaptação de três e seis anos, respectivamente.

Esta atualização contempla os ajustes do Acordo Ortográfico de 1990 em vigor a partir de 1º de Janeiro de 2009. Os dicionários estão em três versões:

Completa – que contempla em seu léxico 9 milhões de palavras, incluindo-se as ênclises e mesóclises.

Light – com 2,7 milhões de palavras, excluindo-se as ênclises e mesóclises. Para os usuários do BrOffice.org isto não representará diferença significativa, pois o software ainda não possui tratamento a termos compostos. Computadores com capacidade de memória pequena poderão se beneficiar da opção Light, por ser mais leve.

Ideal - não recomendada para o BrOffice.org/OpenOffice.org, pois foram retiradas as palavras usadas exclusivamente para formação de compostos. Usá-la no BrOffice.org trariam algumas falhas na formação de compostos. É Ideal porque, assim que o problema da validação de compostos for solucionado, ela irá substituir as anteriores. Por enquanto apenas aplicativos como o VIM poderão se beneficiar dela (depois de convertida, evidentemente).

Baixe aqui.

Depois de baixado, abra o Writer, vá até Ferramentas > clique em Gerenciador de extensões. Com ele aberto selecione Adicionar, vá até o local onde está o arquivo baixado (Vero_pt_BR_V200AOC.oxt) selecione e clique em abrir e siga os passo.

Pronto! Próxima dica!?!

Nenhum comentário: