Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de junho, 2008

Ciao, XP!

"Nesta segunda-feira (30/06), o Windows XP, tido como um dos melhores sistemas operacionais da Microsoft, aposenta-se. A partir da data, o XP deixa de ser vendido no varejo e apenas quem comprar Windows Vista Business com opção de downgrade poderá instalar o XP original em sua máquina." Fonte. Bem, meus(inhas) amigos(as). Agora quem comprar computador e notebook no comércio legal, terá que levar o Windows Vista ou um sistema linux. Com tanta exigência de hardware que o Vista tem, do nível de (encheção) segurança para abrir aplicativos e pelo XP ser o preferido da moçada das janelas, é normal que algumas pessoas pelo menos, tentem usar o linux como alternativa para baixar custos. Enfim, mais usuários por aí. Agora basta a gente ajudar os novatos para que não voltem ao Windows.

Firefox 3 rompe marca dos 20 mi de downloads

O interesse pelo navegador Firefox não se esgotou depois da tentativa de recorde mundial do Download Day. Só nas primeiras vinte e quatro horas, foram mais de 8 milhões de cópias baixadas, mas os downloads não pararam. De acordo com números da própria Fundação Mozilla, o Firefox 3 já rompeu a marca dos 20 milhões de downloads. Graças a essa semana memorável, a participação de mercado do Firefox subiu 4 pontos percentuais, alcançando os 19% do total. O Internet Explorer continua liderando com cerca de 80%. Já o navegador Opera, que recentemente lançou sua versão 9.5, cresceu menos de 1%. Para continuar a crescer, a Mozilla já trabalha no Firefox 3.1, que deve ser lançado em versão de testes ainda neste ano. fonte

Wireless Dell Inspiron 1525 no U8

Aproveitando que este blog é pessoal e posso escrever o que quiser, mesmo sendo papo de "tia velha", para alguns visitantes que não sabem o que é Netscape, ICQ ou US Robotics (essa nem eu lembrava, hahaha), vai uma super dica: como instalar o drive wireless correto do notebook Dell Inspiron 1525 (aviso: se for comprar esse note, compre com o wireles INTEL e não da Dell. Assim não precisaria ler este post inteiro). "Colegas!!!!!!!! Não se desesperem. Eu também estava com este problema no meu inspiron 1525, pesquisando aqui e tendo maior dificuldade, quando fui no Synaptic e me deparei com uma ferramenta chamada NDISWRAPPER DRIVER INSTALATION TOOL(WINDOWS WIRELESS DRIVE). É muito fácil!!!! É só baixar o drive correto da sua placa wireless para windows(no meu caso foi o http://ftp.us.dell.com/network/Dell_multi-device_A17_R174291.exe ), descompacte-o pelo Winrar, por exemplo, numa pasta e dentro do programa WINDOWS WIRELESS DRIVE você adiciona o arquivo de extensão ".i

I miss you, ICQ.

Eu sou do tempo que a internet era movida por modens de 9600 bps e do tempo que as janelas eram da versão 3.11. E o que eu sinto mais saudades desta época, não era do Netscape mas sim do ICQ (I Seek You). Lembram-se dele? Quem tinha o UIN (googla essa rapaziada, hehe) de menor número era tido como um mestre Jedi. Nas devidas proporções. Aí chegou o tal MSN, que por conta do monopólio do sistema operacional, todo mundo começou a ter e a esquecer de dar update do ICQ. Lá foi meus contatos por espaço... e agora sou obrigado a usar a rede MSN. Mas não largo do meu UIN não. Quem tiver como contatar, add o 13366130 e quem sabe a gente se econtra por aí, pela net. "Oh,Oh. User is online"

Comercial da VW

Hoje de madrugada eu vi um comercial da VW do Brasil, mostrando uma "quebra-de-braço" entre um homem musculoso e uma mulher. Nada mais do que 10 ou 15 segundos. Então, usando meus poderes Jedi , usei o Blog de Deus e descobri o seguinte: Aguardem no Fantástico do dia 29 próximo, que um novo comercial irá mostrar quem são as personalidades desta campanha do novo Gol. Eu sei quem são. Quer saber? . Nem interessa e nada tem a ver com o Ubuntu né? Mas e daí? hehe Relax moçada.

GshutDown

Eu baixo alguns arquivos nem sempre posso deixar o notebook ligado a noite inteira só para isso. Que bom seria se existisse um timer que eu pudesse controlar o tempo de vida do sistema ligado né? Então... ele existe. Ligo, limito o tempo e voilà: o notebook desliga na hora que eu quiser. Lindo né? Só preciso saber se o Deluge tem essa opção embutida e eu não sabia, ehehhe. Piece of Cake!

Só para dar uma aliviada...

Fast Tip: Crtl+Enter no Firefox

Depois de uma infecção intestinal que detonou meu final-de-semana, vamos a uma dica super legal no Firefox (qualquer versão): o CTRL + ENTER. Sim! Quando você digita no campo de URL a palavra UBUNTU e clicar ao mesmo tempo CRTL + ENTER, ele irá acrescentar o prefixo http://www. e o sufixo .com (se você estiver num sistema em inglês). Para mudar esse comportamento e acrescentar .COM.BR, faça assim: Digite no campo de URL do Firefox about:config, procure pelo comportamento browser.fixup.alternate.suffix clique com o botão da direita, edite e coloque .COM.BR no sufixo. Pronto. Fonte.

Wine 1.0

Depois de 15 anos (!!!) de desenvolvimento, finalmente a equipe do WINE consegue lançar a versão 1.0. Graças a ajuda do pessoal do Google, aplicativos como o Photoshop CS podem ser trabalhados em ambiente linux. Claro que muitos softwares ainda não funcionam, pois a engenharia criada para Windows é muito confusa, mas existe esperança. Piece of Cake!

Servidor da Mozilla cai

É tanta gente tentando baixar o novo Firefox 3.0 que os servidores da Fundação Mozilla estão indisponíveis. Então, pegue o atalho aqui e baixe a versão PT-BR (para Windows), para Linux e entre para a história.

200 leitores RSS

E chegamos a marca de 200 leitores RSS de nosso humilde, mas limpo, blog! Agradeço a você pela boa-vontade e paciência em assinar nosso RSS. Valeu e passe adiante aos seus amigos e colegas. Valeu!!! ps.: amanhã é o grande dia. Firefox 3!!!

Projetor R2-D2 monitora servidor com Linux

Essa aqui é para duas coisas que sou fã: Star Wars e Linux. Que tal o robô astromecânico R2-D2, de Guerra nas Estrelas, que monitora servidores usando código Linux e que mostra esse monitoramento projetando na parede ou no teto? Cool, né? Então veja: Show de bola.

SubTitleEditor - editor de legendas

Outro dia, eu baixei o documentário "Joy Division" e só consegui encontrar legenda em sueco. Putz... um saco traduzir isso e acertar a legenda. Aí, eu encontrei a ferramenta mais que necessária para acabar com meus problemas de legendas: o SubTitleEditor 0.21.1 . Ele é um editor de legenda (Duh!) que tem como atrativo até um feature de tradução e o melhor de tudo, tira linhas vazias do documento .SRT!!! Para baixar , é só inserir as linhas, pelo terminal: deb http://repository.debuntu.org/ hardy multiverse deb-src http://repository.debuntu.org/ hardy multiverse E depois: $sudo apt-get update $sudo apt-get install subtitleeditor ps.: para quem quiser a legenda em sueco, é só baixar . E quem a traduzir, volte aqui e manda para a gente o link! UPDATE: Já existe a legenda em português !!! É só baixar!

Fazendo o VirtualBox entender o USB

O VirtualBox é um aplicativo de VM (virtual machine), ou seja, cria um sistema operacional virtual em sua máquina atual. Exemplo: você pega um live-cd de uma distro linux e quer testar sem ter que instalar no seu HD. Com o VirtualBox, você cria um perfil novo, um espaço para esse novo sistema e é só instalar com a ajuda de uma ISO de um cd-r gravado. Até aí, beleza, mas uma coisa que descobri ontem é que a versão VirtualBox OSE não tem permissão de uso de portas USB! E como meu mouse é via USB, fiquei sem usar. Dando umas "googadas" descobri um meio de resolver isso. Vamos lá. - desinstale a versão OSE (se estiver instalado) - instalem a versão da SUN xVM Virtualbox - alterem o FSTAB, para adicionar os devices USB, via terminal: gksudo gedit /etc/fstab - adicionem estas linhas no fim do arquivo: #usbfs none /proc/bus/usb usbfs devgid=46,devmode=664 0 0 Salvem e reiniciem (boot) o sistema. Nas propriedades do VirtualBox adicionem as portas USB e USB 2.0, e pronto! Piece of

Atualizem o WINE para a versão RC

Sim! O WINE - o não-emulador de programas de Windows para linux mais famoso do mundo - está lançando a versão Release Candidate . E no dia 20 será lançada a versão 1.0 !! Sim!! Depois de 15 anos de espera, teremos a versão 1.0. Para isso, abram o terminal e colem: wget -q http://wine.budgetdedicated.com/apt/387EE263.gpg -O- | sudo apt-key add - e depois: sudo wget http://wine.budgetdedicated.com/apt/sources.list.d/hardy.list -O /etc/apt/sources.list.d/winehq.list Atualize o sistema e pronto!

Esperando pelo Ubuntu 8.10 (Intrepid Ibex)

"O Ibex terá o foco na conectividade. Como tivemos uma release muito estável (LTS), o Ibex provavelmente será um pouco mais instável para algumas pessoas mas terá maiores inovações. Quem sabe com um tema totalmente diferente das versões passadas. Este tópico pretende unificar as mensagens sobre a nova versão do Ubuntu, desde o lançamento do primeiro alfa até a liberação da versão final." Agenda do Desenvolvimento: Semana Data Nota Junho 2008 7 12 Junho Alpha 1 Julho 2008 10 03 Julho Alpha 2 11 10 Julho Ubuntu 8.04.1 (proposed) 13 24 Julho Alpha 3 Agosto 2008 16 14 Agosto Alpha 4 Setembro 2008 19 04 Setembro Alpha 5 21 18 Setembro Alpha 6 Outubro 2008 23 02 Outubro BetaRelease 26 23 Outubro ReleaseCandidate 27 30 Outubro FinalRelease Ubuntu 8.10 fonte: Ubuntu-PT fórum , por agente100gelo.

Firefox 3 será lançado dia 17

Está definido: será no dia 17 próximo (terça-feira e aniversário do meu filho Matheus - 5 anos) o lançamento da versão 3 do navegador mais porreta da web, o Firefox. Hoje o Firefox tem 15 a 17% do mercado mundial de usuários de web. Isso é muito, considerando que quem quer tê-lo, tem que baixá-lo, pois o concorrente já vem embarcado no sistema operacional mais usado. Colabore, baixe o Firefox!

Tá chegando o Mini Dell Inspiron

Está previsto para chegar agora em junho esete modelo - sme nome oficial ainda - do Dell Inspiron. 3 portas USB, leitor de cartões, saída VGA e Ethernet, mas sem drive de DVD. Não tenho mais detalhes, mas tenho fotos, serve? Vão lá

Consertando Video Indefinido no GRUB

Hoje depois de um update de kernel, apareceu uma mensagem, depois do menu de GRUB, ao iniciar o sistema: "UNDEFINED VIDEO MODE NUMBER..." Bem, amigos, achei como consertar isso. Abra o terminal e digite: sudo gedit /boot/grub/menu.lst Procure por vga=791 no arquivo e troque por vga=normal Salve e boota a máquina de novo. Se existe outra forma de contornar essa mensagem, poste nos comentários, mas para mim, funcionou perfeitamente. Piece of cake!

O paraíso chamado Ubuntu

É meus caros amigos e amigas. Para tornar o Ubuntu o sistema operacional perfeito, devemos lapidá-lo um pouco e incluir algumas coisinhas para ver DVD e divx, escutar mp3, etc... E num é que surgiram 2 artigos ótimos com vááárias dicas? A versão em inglês usa o Ubuntu Studio como sistema e o artigo do Hamacker - em português é show de bola. São leituras obrigatórias, mesmo! Até mais!

Script: instalação multimídia completa em 1 clique

Amigos e amigas... quando instalamos - ou re-instalamos as vezes - o Ubuntu, por padrão temos que instalar os pacotes necessários para a leitura de arquivos multimídia. Arquivos como DVD's, MP3, AVI, MP4 e pacotes como FFMPEG2, LIBDVDCSS2 e etc... E todos são necessários para termos o sistema tunado para multimídia. Aí surge a comunidade com algumas soluções e a mais atual e simples, ao meu ver, é o script criado por Josely . Em um simples script você instala, via terminal: Pacotes Comuns Gstreammer 0.10 AVI Mplayer Gxine K3b e/ou Utilitários de Composição de DVD/Vídeos Basta baixar o script no desktop, clicar com o right-click do mouse e na aba Permissões, escolher a opção EXECUTAR, aí dá OK. Depois dá duplo-clique no script e na janela que aparece, escolha a opção Executar no Terminal. Pronto! É só seguir as perguntas e seu sistema estará atualizado. Eu testei e eu achava que tinha tudo que era preciso. Me enganei feio, hehe. Sugestões? Use os comentários.

Ubuntu sem o Terminal

"Muitos acham irritante ter que utilizar do Terminal para quase tudo no Linux. Porém, o que nem todos sabem, é que o terminal pode ser a exceção, já que podemos fazer quase tudo graficamente, de forma muito mais simples." Baixem o belo tutorial feito pelo Iron Júnior sobre como instalar arquivos .BIN e outros sem o uso de terminal no Ubuntu 8. Cliquem com o right-click do mouse e salvem o arquivo PDF Sugestões? Usem os comentários! Piece of Cake.

A nova geração vai dominar o universo

Essa não tinha como não contar aos amigos e amigas do blog. Eu deixo o meu notebook em cima da mesa da sala, todos os dias. Assim que acordo, ligo, dou uma olhada rápida nos mails do dia, me troco e desligo o danado, fechando a tampa e tudo mais. Vou ao trabalho. Minha esposa me liga 2 horas depois dizendo que o note estava ligado. Eu disse "Como?" e ela responde: tua filha ligou. Ok, ok... essa menina levantou cedo, foi até a mesa da sala, levantou a tampa do Inspiron 1525 e ligou o bichinho apertando apenas o botão de ligar. Vou ter que conversar com ela de pai para filha e ensinar que não gosto que mexa nas minhas coisas, pois é perigoso e tudo mais. Assim que puder comprarei um desktop para ela. Ela vai ter que me entender. Eita Melissa. Ah, sim.. ela tem 2 anos e 1 mês de vida.

Celulares Compatíveis com Ubuntu

E, infelizmente, poucas pessoas participaram da minha pesquisa sobre a compatibilidade dos celulares com o Ubuntu. Agradeço muito quem teve a boa-vontade de nos ajudar e assim mostrar a todo mundo, quais tipos de celulares eles podem comprar sem problemas de conexão. Vamos a lista: modelo grau de satisfação procedimento Motorola A1200i ótimo automático Nokia 6275 ótimo automático Samsung D500 ótimo automático Samsung D600 ótimo automático Samsung U700 ótimo automático sony ericsson w200 ótimo automático sony ericsson w300i ótimo automático sony ericsson w580i ótimo automático sony ericsson w810i ótimo automático sony ericsson w880 bom automático sony ericsson Z550i ótimo automático