Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de outubro, 2008

Consola e Rato? Vamos mudar isso.

É turma ubuntera... ainda temos os termos CONSOLA (quem?) e RATO no lugar de terminal e mouse, como os brasileiros estão acosutmados. E dando (epa!?) uma busca, vamos a solução: Abra um terminal e digite: sudo gedit /usr/share/applications/gnome-terminal.desktop Vá até a última linha que vai ser X-Ubuntu-Gettext-Domain=gnome-terminal e remova essa linha. Com isso o terminal será corrigido no menu Aplicações > Acessórios, pois lá está como sendo Consola ao invés de Terminal, como estão acostumados os Brasileiros. Agora faça: sudo gedit /usr/share/applications/gnome-settings-mouse.desktop Vá até a última linha que vai ser X-Ubuntu-Gettext-Domain=gnome-control-center-2.0 e remova essa linha. Com isso o mouse foi corrigido em Sistema > Preferências, pois lá está como sendo rato ao invés de mouse, como estão acostumados os Brasileiros. dica daqui: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,38874.msg232464.html#msg232464 Rato sortudo é esse aqui:

Instalando o 8.10 com um PEN DRIVE

O nosso amigo HAMACKER fez um tutorial bem bacana de como instalar a versão 8.10 apenas usando um pen drive . Sem essa de queimar CD-R. Claro que você precisa configurar o boot do seu PC para que ele tenha a opção USB, sem isso, nada feito. Leiam com atenção e testem! Até mais moçada! UPDATE: Um jeito mais fácil, é baixar o .DEB do Ubuntu , né? Aí depois de instalado você acha ele em Aplicativos > Sistema > Unetbootin.

Deu a largada!

Corram! Já está disponível o 8.10 aqui: http://ubuntu.c3sl.ufpr.br/releases/8.10/ ubuntu-8.10-desktop-i386.iso ubuntu-8.10-desktop-i386.iso.torrent ubuntu-8.10-desktop-amd64.iso ubuntu-8.10-desktop-amd64.iso.torrent

8.10 Intrepid Ibex

Bem amigos da rede Ubuntu Dicas, hoje é o dia. Fiquem atentos aos seguintes endereços abaixo: http://releases.ubuntu.com/ releases/8.10/ http://cdimage.ubuntu.com/ releases/intrepid/ http://mirror.globo.com/ ubuntu/releases/8.10/ (espelho da Globo.com) http://ubuntu.c3sl.ufpr.br/ releases/8.10/ (espelho da UFPR) Dica de João Vasconcelos Não sei QUANDO vão liberar o download, por isso, fiquem a espreita o dia todo. E optem por baixar via torrent. Assim todo mundo sai ganhando, em velocidade. E vamos detonar o Ubuntu como a distro mais baixada de todos os tempos, mais uma vez. E comentem aqui suas perspectivas, esperanças e fatos sobre o Intrepid Ibex. Abraços a todos e bom download!

E já se passaram 6 meses...

Amanhã teremos o lançamento da versão final do sistema operacional linux mais conhecido dos últimos anos. A versão 8.10 é esperada por muitos fãs, leigos/novatos e claro por heavy users de linux. Esperem um site sobrecarregado, downloads difíceis, tempo de conexão experirado e etc... Milhares de pessoas baixarão a versão do site oficial e propagarão para muito mais gente. Estima-se que existam hoje mais de 8 milhões de usuários de Ubuntu. Mas esse valor é inexato, pois quantos usam a distro e não baixaram do site oficial? Assim que possível irei postar os links dos downloads das várias versões do Ubuntu, fique atento. Mas até lá, tome um refri, ajeite sua mesa, compre um cd-r e prepare seu modem. Amanhã poderemos baixar a versão da distro linux mais legal do planeta e quem sabe ter agradáveis surpresas?

Convertendo FLV em AVI ou MPEG

Essa, pessoal, só com o uso do terminal mesmo. Tentei usar o DeVeDe, Avidemux e outros mas nada ficou bom. O jeito foi usar o ótimo e velho terminal. Simples assim: mencoder -idx NOMEDOARQUIVO.flv -ovc xvid -xvidencopts bitrate=4500 -oac mp3lame -srate 44100 -o NOMEDOARQUIVO.avi Mude o NOMEDOARQUIVO e a extensão final do .AVI para .MPEG se quiser, e pronto! O arquivo ficará quase com o dobro do original em FLV, mas este é o custo! No pain, no gain! Vamos para a próxima! Abraços aos amigos leitores do blog!!

Synaptic via browser!? Coidilôco!

Appnr é um diretório de pacotes do Ubuntu via navegador, incluindo os repositórios oficiais e de terceiros como do Medibuntu, Google e Canonical Partner. Você pode navegar e instalar os pacotes diretamente do browser. É como um Synaptic via navegador. Aí, vai do gosto do freguês. A dica veio daqui . Vale a conferida pois pode ser necessário incluir repositórios na sua sources.list. Divirta-se, usuário Ubuntero!

Update do 8.10 RC para o final

Uma coisa que eu li agora a pouco e é legal falar pros colegas que instalaram a versão RC (release candidate) do 8.10 em seus PC's. A questão é a seguinte: "Eu devo baixar a versão final do 8.10 para atualizar a versão RC?" NÃO, e sim. Na verdade, se você tiver feito todas as atualizações que o sistema solicita, praticamente você terá a última versão oficial do sistema operacional, sendo assim, não é necessário ter que baixar a versão final do site, já que você já o tem. E funcionando. Mas... é bom baixar a versão final e queimar seu CD porquê ele é a sua garantia de que se precisar re-instalar, não precisará de mais nada. Afinal, a graça é sempre ter sua versão em CD-R do Ubuntu em casa. Dúvidas? Use os comentários! Aliás, quero agradecer a todos os colegas e amigos que usam os nossos comentários. Este espaço é muito importante e democrático. Valeu a todos pela participação. Ah... quem gosta do blog e quer ser legal comigo, well... b*ann*ers!!!! hehe

Acerto de horário verão

Em vez de ficar dando um monte de gambiarra como solução porque não dar uma solução defintiva, que não dará mais dor de cabeça no futuro? Sincronize o relógio, via net, com algum servidor nacional que irá mudar sozinho tanto pra inicio quanto pra fim do horário de verão. Para isso (no ubuntu 8.04) basta clicar com o botão direito no relógio -> preferências -> configurações de hora -> selecionar servidores e na caixa adicionar servidores nacionais (eu utilizo dois: ntp.pop-pr.rnp.br e ntp1.pucpr.br). OBS: Não esqueça de desmarcar os outros pq senão ele dará preferência aos pré-configurados -- dica de Bruno Donate Magalhães www.brogzinho.blogspot.com

Ubuntu 8.10 Release Candidate

Tá chegando a hora pessoal! Para aqueles bravos usuários que só usam as versões finais, está próximo o dia que o 8.10 estará definitivamente entre nós. Enquanto isso, em Cidadópolis... Aqui você pode baixar a versão RELEASE CANDIDATE do 8.10. Esta é a última versão antes da final, mas que já está pronto para uso. Boa sorte.

Como imprimir arquivos em PDF no 8.10

Essa dica é fácil demais. E o melhor, economizamos tempo e dinheiro (folhas de sulfite). Você abre o documento que quer imprimir em PDF, clica CRTL + P e segue as dicas da tela abaixo: Pronto! É só abrir sua pasta onde salvou o arquivo e lá estará o PDF lindão para uso. Isso sem precisar instalar nada de novo no sistema e nenhum plugin adicional. Viva o Ubuntu 8.10 e claro, o linux! :-)

Liberado a entrega de CD's da versão 8.10

Tá liberado os pedidos dos cd's da versão 8.10 do Ubuntu pelo ShipIt da Canonical! Mas para isso você terá que se cadastrar e se pedir mais de 1 cd explicar o motivo. Eu pedi 10 para entregar aos colegas de departamento de TI, onde trampo. E daqui 10 dias teremos a versão 8.10 para download. Pegue sua versão e faça cópias para seus amigos e familiares. Eu acho que, enfim, o linux chegou para o desktop! Só alegria!

Resultado do 1º Censo de Usuários Ubuntu

O blog UbuntuDicas terminou e posta hoje o resultado da pesquisa de 15 dias sobre os usuários do Ubuntu. Este tipo de pesquisa on-line dá margem para a presença de gente de vários lugares do mundo, por isso não é focado no Brasil.  Existem dados interessantes e que podemos pensar melhor no que os usuários gostam ou não apreciam no sistema. Vale a leitura e obrigado a todos pela participação. Valeu!

Instalei o 8.10

Ontem eu tomei coragem e instalei do zero (ou seja, formatei a partição destinada) o Ubuntu 8.10, no meu notebook Dell Inspiron 1525. Como é desde a versão 7.04, foi moleza. Demorou mais depois para atualizar o sistema, baixando mais de 280mb de arquivos de updates e com conexão de 2mb Ajato. Se eu tivesse banda estreita, estaria phudido. Depois de algumas horas, tudo novo. O único porém é no boot. Sei lá porquê eu tenho de digitar a opção de definição de tela, e só assim, ele prossegue até chegar ao ambiente gráfico. Aliás, um adendo: o boot ficou MUITO mais rápido. Não fiz medições, mas devo ter ganho pelo menos uns 10 a 15 segundos, desde o menu GRUB até o final do processo. Um espanto! Espero que continuem assim. Assim que houverem mais updates do sistema, vou postando aqui. Mas uma coisa é certa, nunca mais uso nenhum script automatizador de instalação de pacotes. Prefiro o terminal e o Synaptic mesmo.

Flash 10 final para Linux

Já está disponível para download a versão final do Flash 10 para GNU/Linux, em formatos tar.gz, rpm e deb. Dentre as novidades (na versão linux), inclui-se suporte a modo Windowless, melhoria da compatibilidade com webcams (deixando de lado finalmente o obsoleto V4L em benefício da V4L2), ampliado o suporte para internacionalização e melhorias em estabilidade e velocidade. Link para Download Tirada daqui: http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=41501.0;topicseen

Wi-Fi Zone na OFNER

Ok... você tá a fim de comer um doce, tomar um café ou um sorvete mas não larga seu dispositivo wireless por nada e quer ir para um lugar onde possa ser feliz, ou seja; comendo e digitando! Aqui em São Paulo/SP existe a rede OFNER de goluseimas e nela, quase todas as lojas têm um hotspot de acesso a banda larga gratuito! Então o negócio é assim. Você descobre a loja mais próxima de sua casa, leva seu notebook, smartphone ou algo parecido que tenha acesso wifi e pede seu café. Senta numa mesa e poderá acessar seus sites preferidos. Quem já usou este serviço pode nos dizer se a banda é larga mesmo ou tá naquelas de 20kb de download? E quem conhecer novos pontos de hotspot com conexão free e de banda larga, use os nossos comentários!!! Abraços!

SubDownloader 2.0.7

Essa é ótima - para quem curte filmes e seriados, como eu. O aplicativo SubDownloader 2.0.7 dá uma bela ajuda: ele te permite procurar, baixar ou enviar LEGENDAS dos arquivos divx, avi, mpeg, etc. Olha que maravilha!!! Ainda não testei mas farei isso em casa, assim que baixar HEROES hoje, hehe! Para instalá-lo, vá aqui . Ah... como é bom usar linux e ter gente que tem idéias que realmente AJUDAM os usuários. Simples e bom demais. Let's testar the bagaça!!!!

Ubuntu 8.10 Party em SP. Onde?

Uma pergunta me veio a cabeça. Não haverá a costumeira festa de lançamento de uma nova versão do Ubuntu em São Paulo? Gostaria de ir, se houver. Bem se existir alguma em outra região do Brasil, comente abaixo para a gente divulgar no blog! Abraaaço!

OpenOffice 3.0 já está no ar

A versão 3.0 da suíte de escritório OpenOffice, conjunto de aplicativos gratuitos e feito com base em software livre, já está disponível e pode ser baixada nas versões para Windows, Linux e Mac OS X. Para baixar a versão em português (Windows), clique  aqui . Usuários de Linux, baixem  aqui  e de Mac OS X,  aqui . dica tirada daqui: http://uoltecnologia.blog.uol.com.br/arch2008-10-12_2008-10-18.html#2008_10-13_10_16_33-130772099-29

Ubuntu Unleashed 2008 Edition

Este livro mostra informações detalhadas de instalação, uso e administração do sistema Linux desktop mais usado no mundo. Você aprenderá a setar um servidor ou um workstation. Para os mais hardcores, é completo o uso do sistema X Window, programação Linux, administração de um servidor web e rede. Download

PixelView PlayTV USB SBTVD Full-Seg

"PixelView PlayTV USB SBTVD (Full-Seg)" é um dispositivo USB de sintonia de TV digital compatível com o padrão ISDB-TB (Full-Seg) utilizado no Brasil. "PixelView PlayTV USB SBTVD (Full-Seg)" possui interface “High-Speed USB 2.0 Plug-and-play” e é compatível com PCs Desktop e Laptop / Notebook. O Sistema Brasileiro de Televisão Digital teve inicio em Dezembro de 2007 em São Paulo, com outras grandes cidades iniciando a transmissão digital em 2008. Você pode assistir, em até Tela Cheia, ou gravar seus programas de TV Digital em qualquer lugar onde estiver disponível o Sistema Brasileiro de Televisão Digital, utilizando a "PixelView PlayTV USB SBTVD (Full-Seg)" instalada em seu PC. Com o tamanho de um PenDrive, oferece grande mobilidade e facilidade para que você possa se divertir com o mundo da TV Digital. Principais Características do Produto: Dispositivo USB2.0 portátil, do tamanho de um PenDrive, e receptor SBTVD (ISDB-TB Full-Seg) de alta sensibilidade

Ninguém é insubstituível.

Sexta passada, tive um "coaching" com a gerência e sai da conversa com meus valores alterados por não aceitar a posição totalmente equivocada de um certo senhor. Passei o finla-de-semana pensando na conversa e hoje recebo este mail abaixo. Pode parecer um texto piegas e taus, mas precisamos avaliar melhor o nosso valor e não apenas aceitar os defeitos que todo mundo teima em joga rna nossa cara, todos os dias. Ninguém é insubstituível.  *Celia Spangher A sala de reunião de uma multinacional o CEO nervoso fala com sua equipe de gestores. Agita as mãos, mostra gráficos e olhando nos olhos de cada um ameaça:"ninguém é insubstituível" . A frase parece ecoar nas paredes da sala de reunião em meio ao silêncio. Os gestores se entreolham, alguns abaixam a cabeça. Ninguém ousa falar nada. De repente um braço se levanta e o CEO se prepara para triturar o atrevido: - Alguma pergunta? - Tenho sim. E o Beethoven? - Como? - o CEO encara o gestor confuso. - O senhor disse que ning

Ubuntu 8.10 BETA no ar

Enfim, chegou a hora de experimentar a versão BETA do Intrepid! ubuntu-8.10-beta-alternate-amd64.iso ubuntu-8.10-beta-alternate-amd64.iso.torrent ubuntu-8.10-beta-alternate-i386.iso ubuntu-8.10-beta-alternate-i386.iso.torrent

Vitória é ganhar do Maluf

Você que é de São Paulo e odeia o Malufismo, poderia participar desta campanha viral da blogosfera nacional: Fala a verdade... o que vale é ganhar do Maluf!! hehe

RealDVD: o dvdshrink legalizado?

A RealNetworks e grandes estúdios iniciaram na terça-feira (30/09) uma batalha na justiça a respeito de um novo produto que ajuda consumidores a copiarem DVDs e, segundo a indústria de cinema, é ilegal. O RealDVD , software da RealNetworks Home Entertainment, subsidiária da RealNetworks, permite a criação de uma cópia do DVD em discos rígidos móveis ou de computadores. (...) Em resposta, a RealNetworks afirma que o produto possui criptografia integrada para proibir roubo ou compartilhamento de cópias de DVD. fonte: http://info.abril.com.br/aberto/infonews/102008/01102008-23.shl Tá... em breve teremos esse soft por ai, nos P2P da vida. Mas isso me lembra um caso que aconteceu comigo semana passada. Um colega meu, pediu para copiar 2 DVD's DELE de um curso de inglês, pois queria um backup (se ele iria dar para alguém isso não era problema meu) e não conseguia usar o DVDShrink no Vista e perguntou-me se eu poderia ajudar. Simplesmente mandei ver no K9COPY, via Ubuntu, e pronto. Lá es

GIMP 2.6

Saiu ontem a nova versão do editor de imagens open source GIMP 2.6 . Ainda não saiu o update dele nos repositórios oficiais do Ubuntu e o jeito é esperar alguns dias para isso acontecer. É mais seguro e não dói nada! :-) Leia aqui alguns novos features da versão. E para mim, o melhor de tudo, é a possibilidade de ter a área de trabalho do tamanho da janela e não flutuante como é o padrão. UPDATE: E num é que nem demorou tanto assim? O site Getdeb.net disponibiliza os arquivos necessários para a instalação e aproveite para ver o que mudou nesta versão . Divirta-se.

Scripts automatizadores para linux

A liberdade no open source promove coisas estranhas e incríveis. Imagina que um cara que nunca viu sua cara, teve o maior trampo em criar um script onde com poucos cliques você pode transformar seu Ubuntu recém-instalado no que se pode chamar como O Desktop Perfeito, ou seja; um sistema totalmente funcional para você ver dvd's, cd's de áudio, divx, arquivos pdf, codificações de áudio e vídeo e muito mais que NÃO vem de fábrica! E isso existe, sim amigos(as)! Não vou postar links de nenhum script que existe, neste post, por achar que o que vou comentar abaixo pode ser direcionado a estes links e não quero dar a impressão de que o trabalho feito pelo programador tenha sido ruim. Longe disso, mas é melhor previnir. Ontem eu executei um script muito falado na comunidade Ubuntu-BR para comentá-lo aqui posteriormente. Sempre é bom testar ANTES de fazer uma referência aos leitores. Vai que dá merda, né? HEHE Como de costume o script é muito fácil de rodar e tem muitas facilidades. É