sábado, 3 de março de 2007

Terminais

Trabalhar na linha de comando não é uma tarefa tão assustadora como você imagina. Não há nenhum conhecimento especial necessário para saber usar a linha de comando. É um programa como qualquer outro. A maioria de coisas em Linux podem ser feitas usando a linha de comando, embora existem ferramentas gráficas para a maioria dos programas, às vezes elas não são o bastante. É aí que a linha de comando é útil.

O terminal é frequentemente chamado de linha de comando ou shell. Antigamente, esta era a maneira que o usuário interagia com seu computador, porém os usuários de Linux decidiram que o uso do shell pode ser mais rápido do que um método gráfico e ainda merece mérito hoje em dia. Aqui você aprenderá como usar o terminal.

O uso original do terminal era como um navegador de arquivos e certamente ainda é usado navegador de arquivos, no evento de falha gráfica do ambiente. Você pode usar o terminal como um navegador de arquivos para navegar seus arquivos e desfazer modificações que tenham sido feitas.

Iniciando o Terminal

Para iniciar o Terminal, selecione Applications->Accessories->Terminal .

Comandos Comuns

Visualizar Diretórios - ls
O ls (LiSt) lista arquivos em diferentes cores com todo texto formatado.
Criar Diretórios - mkdir (nome do diretório)
O comando mkdir (MaKeDIRectory) criará um diretório.
Mudar de Diretório - cd (/diretório/localização)
O comando cd (ChangeDirectory) alternará do seu diretório atual para algum diretório especificado.
Copiar Arquivos/Diretórios - cp (nome do arquivo ou diretório) (para disretório ou nome do arquivo)
O comando cp (CoPy) copiará aquivos que você especificar. O comando cp -r copiará diretórios especificados por você.
Remover Arquivos/Diretórios - rm (nome do arquivo ou diretório)
O comando rm (ReMove) apagará qualquer arquivo que você especificar. O comando rm -rf apagará qualquer diretório que você especificar.
Renomear Arquivos/Diretórios - mv (arquivo ou nome de diretório)
O comando mv (MoVe) irá renomear/mover qualquer arquivo ou diretório que você especificar.
Encontrar Arquivos/Diretórios - locate (arquivo ou nome de diretório)
O comando locate procura em seu computador por qualquer arquivo que você especificar. Ele usa um índice dos arquivos em seu sistema para operar de forma mais rápida: para atualizar estes índices, execute o comando updatedb. Este comando é executado todo dia se você deixa o seu computador ligado. É necessário executá-lo com permissão administrativa.

Você pode também usar coringas para combinar com um ou mais arquivos, tal como "*" (para todos arquivos) ou "?" (para combinar um caractere).

Nenhum comentário: