Pular para o conteúdo principal

Terminais

Trabalhar na linha de comando não é uma tarefa tão assustadora como você imagina. Não há nenhum conhecimento especial necessário para saber usar a linha de comando. É um programa como qualquer outro. A maioria de coisas em Linux podem ser feitas usando a linha de comando, embora existem ferramentas gráficas para a maioria dos programas, às vezes elas não são o bastante. É aí que a linha de comando é útil.

O terminal é frequentemente chamado de linha de comando ou shell. Antigamente, esta era a maneira que o usuário interagia com seu computador, porém os usuários de Linux decidiram que o uso do shell pode ser mais rápido do que um método gráfico e ainda merece mérito hoje em dia. Aqui você aprenderá como usar o terminal.

O uso original do terminal era como um navegador de arquivos e certamente ainda é usado navegador de arquivos, no evento de falha gráfica do ambiente. Você pode usar o terminal como um navegador de arquivos para navegar seus arquivos e desfazer modificações que tenham sido feitas.

Iniciando o Terminal

Para iniciar o Terminal, selecione Applications->Accessories->Terminal .

Comandos Comuns

Visualizar Diretórios - ls
O ls (LiSt) lista arquivos em diferentes cores com todo texto formatado.
Criar Diretórios - mkdir (nome do diretório)
O comando mkdir (MaKeDIRectory) criará um diretório.
Mudar de Diretório - cd (/diretório/localização)
O comando cd (ChangeDirectory) alternará do seu diretório atual para algum diretório especificado.
Copiar Arquivos/Diretórios - cp (nome do arquivo ou diretório) (para disretório ou nome do arquivo)
O comando cp (CoPy) copiará aquivos que você especificar. O comando cp -r copiará diretórios especificados por você.
Remover Arquivos/Diretórios - rm (nome do arquivo ou diretório)
O comando rm (ReMove) apagará qualquer arquivo que você especificar. O comando rm -rf apagará qualquer diretório que você especificar.
Renomear Arquivos/Diretórios - mv (arquivo ou nome de diretório)
O comando mv (MoVe) irá renomear/mover qualquer arquivo ou diretório que você especificar.
Encontrar Arquivos/Diretórios - locate (arquivo ou nome de diretório)
O comando locate procura em seu computador por qualquer arquivo que você especificar. Ele usa um índice dos arquivos em seu sistema para operar de forma mais rápida: para atualizar estes índices, execute o comando updatedb. Este comando é executado todo dia se você deixa o seu computador ligado. É necessário executá-lo com permissão administrativa.

Você pode também usar coringas para combinar com um ou mais arquivos, tal como "*" (para todos arquivos) ou "?" (para combinar um caractere).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Convertendo FLV em AVI ou MPEG

Essa, pessoal, só com o uso do terminal mesmo. Tentei usar o DeVeDe, Avidemux e outros mas nada ficou bom. O jeito foi usar o ótimo e velho terminal. Simples assim: mencoder -idx NOMEDOARQUIVO.flv -ovc xvid -xvidencopts bitrate=4500 -oac mp3lame -srate 44100 -o NOMEDOARQUIVO.avi Mude o NOMEDOARQUIVO e a extensão final do .AVI para .MPEG se quiser, e pronto! O arquivo ficará quase com o dobro do original em FLV, mas este é o custo! No pain, no gain! Vamos para a próxima! Abraços aos amigos leitores do blog!!

Teste de Inteligência XLS

Nada a ver com Linux ou Ubuntu.. mas se um e-mail com um arquivo xls, em anexo, aparecer com um teste de inteligência (deveria ser de adivinhação, isso sim) e estiver doido para descobrir as respostas... use a lista abaixo: 24 H no D 24 horas no dia 26 L no A 26 letras no alfabeto 7 D na S 7 dias na semana 7 M do M 7 maravilhas do mundo 12 S do Z 12 signos do zodíaco 66 L da B 66 livros da bíblia 52 C num B (S os C) 52 cartas num baralho (sem os coringas) 4 C na B B 4 cores na bandeira brasileira 18 B num C de G 18 buracos num campo de golfe 39 L no V T 39 livros no velho testamento 5 D em um P 5 dedos em um pé 90 G num  R 90 graus num ângulo reto 0 G C é a T D C da Á 0 graus celsius é a temperatura de congelamento da água 5 J em um T D B 5 jogadores em um time de basquete 3 R num T 3 rodas num triciclo 100 C em um R 100 centavos em um real 11 J em um T D F 11 jogadores em um time de futebol 12 M no A 12 meses no ano 4 R T um C 4 rodas tem um carro 29 D em F em

Review Dell Inspiron 1525

Enfim, consegui comprar um notebook. Tava precisando a muito tempo e depois de pesquisar por meses, o Inspiron 1525 foi a minha decisão mais sábia, por motivos técnicos e por questões financeiras. Mesmo com a demora da Dell de mais de 20 dias para a entrega do note, a surpresa foi como o bichinho é bonito e silencioso. Ah... e poderoso. A placa de vídeo Intel X3100 era a única coisa que me deixava temeroso, quando falamos em Linux. Será que existiria drivers para ele? A parte técnica não irei dissertar muito pois por ser um Core 2 DUO Intel T7250 com 2gb de RAM e 120 gb de HD, ele é poderoso para qualquer coisa... menos para jogos gráficos pesados. Graças a essa placa X3100... bem, mas vamos falar do Ubuntu. Primeiro eu baixei 4.2gb de um dvd-live da própria Dell, produzida para quem compra os pc's dela na gringilândia. Lá tem suporte. Antes de tudo, tiver particionar o HD no Windows Vista. Isso foi fácil e não precisei instalar soft algum. Apenas gerenciei o espaço do HD e pronto.