Pular para o conteúdo principal

Baixar todos os pacotes instalados para o cache

Vamos imaginar que você tem um PC rodando perfeitinho e quer os pacotes dele em outro PC, que não tem conexão com internet, e não quer baixar tudo de novo. O jeito mais fácil é ter esses pacotes .DEB num CD/DVD e passar pro micro novo.

Mas como fazer isso?

Uma dúvida que parece ser comum é como ter em cache todos os pacotes instalados (inclusive os pacotes que já são instalados por padão) para que se possa usar com toda a tranquilidade o APTonCD.

Normalmente só está no cache do APT os pacotes que foram instalados posteriormente/manualmente e isto se o usuário não limpou o cache (apt-get clean, evite fazer isto).

Agora, se você deseja criar um cd-repositório com *todos* os pacotes instalados no seu computador, utilize os comandos abaixo, seguidos então do APTonCD:

$ dpkg –get-selections | grep install | cut -f 1 > pacotes-instalados.list

$ sudo apt-get install –reinstall -d 'cat pacotes-instalados.list'

Esta dica serve tanto para o Debian quanto para o Ubuntu (e derivados). Isto vai baixar todos os pacotes que estão instalados e NÃO estão no cache, em seguida use o APTonCD e have fun.

Se você instalou algum pacote que não se encontra na sua lista de repositórios (por exemplo, algum pacote .deb pego do getdeb.net), provavelmente aparecerão alguns warnings avisando que o pacote não pode ser baixado, mas isto não é problema, pois se voce salvou este pacote na sua pasta basta adiciona-lo ao usar o APTonCD.


Segue a dica do Rafael Proença.

Comentários

Esses comandos não funcionam. Como sempre a conversão para HTML transformou dois hífens em um hífen longo (--) e isso gerou incompatibilidade.

Além disso, o segundo comando não está funcionando: o argumento -d 'cat file.list' não está lendo o arquivo.

Postagens mais visitadas deste blog

Convertendo FLV em AVI ou MPEG

Essa, pessoal, só com o uso do terminal mesmo. Tentei usar o DeVeDe, Avidemux e outros mas nada ficou bom. O jeito foi usar o ótimo e velho terminal. Simples assim: mencoder -idx NOMEDOARQUIVO.flv -ovc xvid -xvidencopts bitrate=4500 -oac mp3lame -srate 44100 -o NOMEDOARQUIVO.avi Mude o NOMEDOARQUIVO e a extensão final do .AVI para .MPEG se quiser, e pronto! O arquivo ficará quase com o dobro do original em FLV, mas este é o custo! No pain, no gain! Vamos para a próxima! Abraços aos amigos leitores do blog!!

Teste de Inteligência XLS

Nada a ver com Linux ou Ubuntu.. mas se um e-mail com um arquivo xls, em anexo, aparecer com um teste de inteligência (deveria ser de adivinhação, isso sim) e estiver doido para descobrir as respostas... use a lista abaixo: 24 H no D 24 horas no dia 26 L no A 26 letras no alfabeto 7 D na S 7 dias na semana 7 M do M 7 maravilhas do mundo 12 S do Z 12 signos do zodíaco 66 L da B 66 livros da bíblia 52 C num B (S os C) 52 cartas num baralho (sem os coringas) 4 C na B B 4 cores na bandeira brasileira 18 B num C de G 18 buracos num campo de golfe 39 L no V T 39 livros no velho testamento 5 D em um P 5 dedos em um pé 90 G num  R 90 graus num ângulo reto 0 G C é a T D C da Á 0 graus celsius é a temperatura de congelamento da água 5 J em um T D B 5 jogadores em um time de basquete 3 R num T 3 rodas num triciclo 100 C em um R 100 centavos em um real 11 J em um T D F 11 jogadores em um time de futebol 12 M no A 12 meses no ano 4 R T um C 4 rodas tem um carro 29 D em F em

Review Dell Inspiron 1525

Enfim, consegui comprar um notebook. Tava precisando a muito tempo e depois de pesquisar por meses, o Inspiron 1525 foi a minha decisão mais sábia, por motivos técnicos e por questões financeiras. Mesmo com a demora da Dell de mais de 20 dias para a entrega do note, a surpresa foi como o bichinho é bonito e silencioso. Ah... e poderoso. A placa de vídeo Intel X3100 era a única coisa que me deixava temeroso, quando falamos em Linux. Será que existiria drivers para ele? A parte técnica não irei dissertar muito pois por ser um Core 2 DUO Intel T7250 com 2gb de RAM e 120 gb de HD, ele é poderoso para qualquer coisa... menos para jogos gráficos pesados. Graças a essa placa X3100... bem, mas vamos falar do Ubuntu. Primeiro eu baixei 4.2gb de um dvd-live da própria Dell, produzida para quem compra os pc's dela na gringilândia. Lá tem suporte. Antes de tudo, tiver particionar o HD no Windows Vista. Isso foi fácil e não precisei instalar soft algum. Apenas gerenciei o espaço do HD e pronto.