segunda-feira, 30 de abril de 2007

Baixar todos os pacotes instalados para o cache

Vamos imaginar que você tem um PC rodando perfeitinho e quer os pacotes dele em outro PC, que não tem conexão com internet, e não quer baixar tudo de novo. O jeito mais fácil é ter esses pacotes .DEB num CD/DVD e passar pro micro novo.

Mas como fazer isso?

Uma dúvida que parece ser comum é como ter em cache todos os pacotes instalados (inclusive os pacotes que já são instalados por padão) para que se possa usar com toda a tranquilidade o APTonCD.

Normalmente só está no cache do APT os pacotes que foram instalados posteriormente/manualmente e isto se o usuário não limpou o cache (apt-get clean, evite fazer isto).

Agora, se você deseja criar um cd-repositório com *todos* os pacotes instalados no seu computador, utilize os comandos abaixo, seguidos então do APTonCD:

$ dpkg –get-selections | grep install | cut -f 1 > pacotes-instalados.list

$ sudo apt-get install –reinstall -d 'cat pacotes-instalados.list'

Esta dica serve tanto para o Debian quanto para o Ubuntu (e derivados). Isto vai baixar todos os pacotes que estão instalados e NÃO estão no cache, em seguida use o APTonCD e have fun.

Se você instalou algum pacote que não se encontra na sua lista de repositórios (por exemplo, algum pacote .deb pego do getdeb.net), provavelmente aparecerão alguns warnings avisando que o pacote não pode ser baixado, mas isto não é problema, pois se voce salvou este pacote na sua pasta basta adiciona-lo ao usar o APTonCD.


Segue a dica do Rafael Proença.

Um comentário:

Jose Geraldo disse...

Esses comandos não funcionam. Como sempre a conversão para HTML transformou dois hífens em um hífen longo (--) e isso gerou incompatibilidade.

Além disso, o segundo comando não está funcionando: o argumento -d 'cat file.list' não está lendo o arquivo.