quinta-feira, 30 de agosto de 2007

Vamos vender o peixe!

Ontem tivemos um workshop com todos do departamento de TI (tecnologia da informação) da empresa. Eram umas 60 pessoas reunidas numa salona esperando por mini-palestras sobre alguns assunto e dentre eles, Software Livre.

Eu tinha como missão explicar o que é Software Livre e mostra algum avanço que eu tenha feito sobre o tema (eu digo eu, porque o restante do grupo não ajudou em piroca alguma. O que rolou foi mais por minha teimosia e persistência).

Vamos lá, 30 minutos para vender o peixe para pessoas que nunca viram um programa de software livre. Dentre elas, analistas de sistemas e de mainframe, fora o 4 Supervisores e 1 Gerente.

Comecei falando o básico sobre o que é o SL e como funciona, expliquei como as empresas podem ganhar com esse tipo de filosofia e taus... tudo isso numa apresentação feita no OpenOffice num notebook Toshiba de 256 de ram, pelo datashow da sala. Apenas 7 slides, nada mais que isso pois eu queria era mostrar o Ubuntu mesmo. Pois aí é que seria a surpresa pois para muitos, não existe nada além do Windows em termos de sistemas operacionais.

Fechei a apresentação e mostrei o desktop do Ubuntu com cara de Windows Vista! hehehe Eu precisava mostrar que o linux poderia ser bom e bonito e convenhamos, o sistema parão do Ubuntu é feio.

Escutei uns "uaus", em tom baixo.

Mas em vez de mostrar aplicações de rotina eu mostrei como o Ubuntu Linux poderia nos ajudar no dia-a-dia da empresa, com aplicações reais de nossa companhia. Quando eu abri a tela do x3270 e mostrei ele acessando o mainframe, aí sim o "UAU" foi geral. Não tive como esconder um sorriso nesta hora!

O gerente interrompeu minha demonstração para dizer a todos, que nada ali tinha de software proprietário e não era Windows!!! Perfeito isso não? :-)

Mostrei ainda o acesso a um aplicativo remoto via Citrix e uma aplicação web de Datawarehouse.

Eu vi um colega quase caindo pelos cantos, de sono, na primeira fila. Aí tive uma idéia!

Chamei um colega para mostrar como ele poderia acessar o trampo dele via linux, sem ter experiência anterior alguma no ambiente Gnome, e ao chamá-lo pedi a todos que batessem palmas!

O meu colega que dormia, com o susto do barulho das palmas, começou a bater palmas também, e com o olhar perdido tipo "o que está acontecendo?!?!?" Foi muito engraçado vê-lo "acordar" daquele jeito. HAUHAUA

Fizeram algumas perguntas simples e terminei a demonstração.

Recebi vários elogios não só pelo produto em si, que era algo que nunca imaginaram, afinal, quando se fala em linux todo mundo pensa em nerds malucos com terminais pretos e linhas de códigos tentando conquistar o mundo; mas também pela forma de como apresentei. Enfim, muitos elogios e maior sucesso.

Se terei glórias depois desta apresentação, só o tempo dirá, mas que o primeiro passo foi um sucesso, isso foi.

3 comentários:

Vitor disse...

parabéns pela iniciativa!
;)

BearGuy disse...

Aêêê!!
Sucesso cara! Sucesso! A semente foi mais que lançada! Foi lançada, regada e ADUBADA! Hehehe...
Agora é só deixar o TEMPO fazer a parte dele!
PArabéns mesmo cara!
Sucesso sempre!
Abs
BG

Eu Sou o que Sou! disse...

É isso ae!!
Aproveitando que vc mencionou o x3270, estou usando aqui, acessando sem problemas, mas o que está acontecendo é o seguinte, quando mando imprimir o relatorio, ele imprime, mas corta um pedacinho da margem direita, como consigo resolver isso?
Grato.