terça-feira, 3 de junho de 2008

Script: instalação multimídia completa em 1 clique



Amigos e amigas... quando instalamos - ou re-instalamos as vezes - o Ubuntu, por padrão temos que instalar os pacotes necessários para a leitura de arquivos multimídia. Arquivos como DVD's, MP3, AVI, MP4 e pacotes como FFMPEG2, LIBDVDCSS2 e etc... E todos são necessários para termos o sistema tunado para multimídia.

Aí surge a comunidade com algumas soluções e a mais atual e simples, ao meu ver, é o script criado por Josely. Em um simples script você instala, via terminal:
  1. Pacotes Comuns
  2. Gstreammer 0.10
  3. AVI
  4. Mplayer
  5. Gxine
  6. K3b e/ou Utilitários de Composição de DVD/Vídeos
Basta baixar o script no desktop, clicar com o right-click do mouse e na aba Permissões, escolher a opção EXECUTAR, aí dá OK. Depois dá duplo-clique no script e na janela que aparece, escolha a opção Executar no Terminal. Pronto! É só seguir as perguntas e seu sistema estará atualizado.

Eu testei e eu achava que tinha tudo que era preciso. Me enganei feio, hehe.

Sugestões? Use os comentários.

5 comentários:

Anônimo disse...

Isso Facilita e muito a vida dos usuários parabéns!!

Victor Marcel disse...

Em vez de sair catando esses codecs num Synpatic da vida, você pode conseguir todos eles com apenas um clique e alguns 'yes' informados no script.
Genial essa! :D

Anônimo disse...

velho pra mim não funcionou...mas nem bola ja reinstalei tudo denovo...quanto asoutras dicas todas me ajudaram bastante...um abraço e continua mantendo est blog que é um referencia pra iniciantes....Leandro de Guaíba,RS

Anônimo disse...

já existe um projecto há algum tempo que trata de instalar tudo automaticamente usando essa filosofia de script automático e está muito mais completo que este script tendo uma séries de funcionalidades, como retomar ao estado anterior da instalação.

http://ubunta.wordpress.com

É um programa português, por isso se são brasileiros na altura que ele perguntar que tipo de repositórios querem, respondem internacional, pois o nacional que está lá é para Portugal.

É só tirar o script tornar executável e executar na consola, ele trata de instalar tudo com interface gráfica.

espero ter ajudado ;)
abraços

Frankyston Lins disse...

poxa mão na roda, faço isso tudo manual, agora com esse script fica facil, vlw...