quinta-feira, 15 de maio de 2008

Mercado de ações

O panorama financeiro atual facilita a participação de pessoas físicas, mais do que nunca, no mercado de ações.

Hoje qualquer pessoa pode investir em ações e ganhar - ou perder - dinheiro com empresas da moda, como a Petrobrás, a Gerdau, Siderúrgica Nacional, Vale do Rio Doce, NET, UOL, Bradesco e etc.

Depois que você investe numa ação da bolsa (Bovespa) a ansiedade de ver suas cotas subindo é muita e por isso que comecei a procurar por aplicativos open source que pudessem mostrar as transações on-line.

Depois de testar vários sites que fazem isso, o atraso de 15 minutos para mostrar as transações não me satisfazeram. Daí eu pedi na lista de discussão Ubuntu-BR se alguém tinha alguma dica.

O colega João Olavo Baião de Vasconcelos deu sua solução.

" Por enquanto, brinca com esse aqui:
http://www.eltonminetto.net/pybovespa.htm

É um programa em python. Portanto, salve o código em um arquivo, de ao arquivo um nome (pybovespa, por exemplo) com extensão .py, e depois basta digitar:

# python pybovespa.py

Ou então dê permissão de execução para ele e execute como um programa qq:

# chmod +x pybovespa.py
# ./pybovespa.py

Rode-o sem modificar nada. Aí depois você abre o arquivo no gedit e mude essa variável que eu te falei (acoes).

1. acoes = {
2. 'BBDC4':[100,34.84,'25/04/2008'],
3. 'PETR4':[100,42.00,'20/04/2008'],
4. }

Falous!!"

Eu peguei o arquivo e testei aqui. Realmente ele é muito bom. Usa o próprio terminal como janela para as transações. Ainda preciso testá-lo na hora do pregão e não off-line para ver como funciona, mas é um belo trabalho.

Se esse programinha tivesse uma interface gráfica, ficaria show de bola! Imagine você podendo colocar suas cotas e dados com janelinhas e depois de um "OK" ver aparecer aqueles número positivos maravilhosos?!?

Quem se habilita a ajudar o João nesta empreitada?

Abraços a todos!

E não esqueçam de enviar sua respostas em nossa pesquisa sobre Celulares! E me ajude divulgando ela para todo mundo!


3 comentários:

Iron Junior disse...

Opa! Criei um screenlets para ficar de olho nas ações de forma gráfica, na verdade eu converti um widget bem interessante. Em qual lugar seria melhor para disponibilizar o download??

Empacotei em um tar.gz, dai é só arrastar no screenlets-manager que ele instala sozinho.

[]

Maudy disse...

Fala Iron!
Bem, disponibiliza no Rapidshare mesmo.
E me manda seu e-mail.

Abração!!!
Maudy

Anônimo disse...

Poderia desponibizar o link do download da screenlets do Iron,fiquei intereçado.Abraço