Pular para o conteúdo principal

Mercado de ações

O panorama financeiro atual facilita a participação de pessoas físicas, mais do que nunca, no mercado de ações.

Hoje qualquer pessoa pode investir em ações e ganhar - ou perder - dinheiro com empresas da moda, como a Petrobrás, a Gerdau, Siderúrgica Nacional, Vale do Rio Doce, NET, UOL, Bradesco e etc.

Depois que você investe numa ação da bolsa (Bovespa) a ansiedade de ver suas cotas subindo é muita e por isso que comecei a procurar por aplicativos open source que pudessem mostrar as transações on-line.

Depois de testar vários sites que fazem isso, o atraso de 15 minutos para mostrar as transações não me satisfazeram. Daí eu pedi na lista de discussão Ubuntu-BR se alguém tinha alguma dica.

O colega João Olavo Baião de Vasconcelos deu sua solução.

" Por enquanto, brinca com esse aqui:
http://www.eltonminetto.net/pybovespa.htm

É um programa em python. Portanto, salve o código em um arquivo, de ao arquivo um nome (pybovespa, por exemplo) com extensão .py, e depois basta digitar:

# python pybovespa.py

Ou então dê permissão de execução para ele e execute como um programa qq:

# chmod +x pybovespa.py
# ./pybovespa.py

Rode-o sem modificar nada. Aí depois você abre o arquivo no gedit e mude essa variável que eu te falei (acoes).

1. acoes = {
2. 'BBDC4':[100,34.84,'25/04/2008'],
3. 'PETR4':[100,42.00,'20/04/2008'],
4. }

Falous!!"

Eu peguei o arquivo e testei aqui. Realmente ele é muito bom. Usa o próprio terminal como janela para as transações. Ainda preciso testá-lo na hora do pregão e não off-line para ver como funciona, mas é um belo trabalho.

Se esse programinha tivesse uma interface gráfica, ficaria show de bola! Imagine você podendo colocar suas cotas e dados com janelinhas e depois de um "OK" ver aparecer aqueles número positivos maravilhosos?!?

Quem se habilita a ajudar o João nesta empreitada?

Abraços a todos!

E não esqueçam de enviar sua respostas em nossa pesquisa sobre Celulares! E me ajude divulgando ela para todo mundo!


Comentários

Iron Junior disse…
Opa! Criei um screenlets para ficar de olho nas ações de forma gráfica, na verdade eu converti um widget bem interessante. Em qual lugar seria melhor para disponibilizar o download??

Empacotei em um tar.gz, dai é só arrastar no screenlets-manager que ele instala sozinho.

[]
zeleleinspace disse…
Fala Iron!
Bem, disponibiliza no Rapidshare mesmo.
E me manda seu e-mail.

Abração!!!
Maudy
Anônimo disse…
Poderia desponibizar o link do download da screenlets do Iron,fiquei intereçado.Abraço

Postagens mais visitadas deste blog

Compiz 3D Cilinbro

AVISO: Esta ação pode mudar o sistema padrão e suas configurações. Use por conta e risco. Esses passos só servirão para quem NÃO TEM o Compiz instalado no sistema. Essa é a dica da semana!!! Que tal ter além do efeito 3D CUBO do Compiz o efeito CILINDRO? Veja como ficará: Para isso, você vai ter que baixar alguns plugins do Compiz e se divertir. Abra o terminal - sempre ele, hehe - e siga a receita: # wget http://www.xs4all.nl/~mgj1/downloads/compiz-git-newest.tar.gz # tar xzf compiz-git-newest.tar.gz Você DEVE ter uma pasta chamada COMPIZ-GIT na sua HOME, pois então cria-a. Vá para o terminal e digite: cd compiz-git ./compiz-git install É isso! Simples assim. Para desinstalar, faça assim: cd compiz-git ./compiz-git uninstall cd .. rm -r compiz-git Kabô, rapaziada! Aqui é o site oficial destes plugins e olhe mais alguns efeitos. Depois me diz se ficou maneiro? Abraços. Para quem tem o Compiz instalado, segue novos passos, referentes a dica do Iron Junior, do site N3rd3x . Compiz-gi...

"Chefe, esse é o Ubuntu!"

Hoje eu recebi 10 cd's do Ubuntu Feisty Fawn, pedidos pelo ShipIt do site oficial. 5 CD's eram pro grupo de Software Livre aqui da empresa e outros 5 foram para distribuir entre os interessados que surgissem, no departamento. "- Você tira uma cópia para mim?" "- Pode ficar. É seu." Respondi isso para 3 amigos que olhavam o cd com cara curiosa. Um deles vai ver até se não precisa mais comprar um Core Duo novo para utilizar seu hardware já velhinho. Mas um cd eu tinha que levar ao meu gerente. Nem que ele não veja a cara do sistema, mas foi para ele ver que o meu grupo está trabalhando com algo de verdade. "- Quem pagou o envio do CD?", perguntou o gerente ao ver a capinha no cd, bem feita e com uma mídia 'de verdade'. "- Como eles ganham dinheiro enviando cd de graça?" Lá fui eu explicando sobre esses 'detalhes' e dizendo ".. o Sr. pode instalar em casa ou apenas rodar pelo drive de CD. Apenas como teste." Saí da ...

Pensamento: Ubuntu não é linux. E daí?

Acabei de ler um comentário num blog português, onde um cara dizia algo como "Linux não é Ubuntu apenas. Escrevam dicas sobre outras distros baseadas em Debian" ou algo assim. Isso me fez pensar. A alguns anos atrás, eu vivia testando o linux com o OpenSUSE, Kurumim, Resulinux, LinuxMint e outros. Nunca me adaptava ao perfil adotado da distro em questão. Aí eu desisti porquê não existia uma comunidade envolvida com a ideologia. Eu li muita resposta do tipo "se vira, novato!". E isso desmotivava para caralho. Voltava pro Windows. Um dia eu li algo sobre Ubuntu num blog e lá fui testar a versão 5.10. Gostei dele e naquela época o Ubuntu começava a traçar sua história na mídia mundial. E tudo graças as opiniões benéficas dos usuários oriundos do Windows. E claro, da boa vontade daqueles que ajudavam os novatos, como eu. Isso é "O" diferencial para que um produto dê certo. A motivação pessoal e fontes de estudos (mesmo que em inglês) que te façam entender o s...