quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Scripts automatizadores para linux

A liberdade no open source promove coisas estranhas e incríveis.

Imagina que um cara que nunca viu sua cara, teve o maior trampo em criar um script onde com poucos cliques você pode transformar seu Ubuntu recém-instalado no que se pode chamar como O Desktop Perfeito, ou seja; um sistema totalmente funcional para você ver dvd's, cd's de áudio, divx, arquivos pdf, codificações de áudio e vídeo e muito mais que NÃO vem de fábrica!

E isso existe, sim amigos(as)!

Não vou postar links de nenhum script que existe, neste post, por achar que o que vou comentar abaixo pode ser direcionado a estes links e não quero dar a impressão de que o trabalho feito pelo programador tenha sido ruim. Longe disso, mas é melhor previnir.

Ontem eu executei um script muito falado na comunidade Ubuntu-BR para comentá-lo aqui posteriormente. Sempre é bom testar ANTES de fazer uma referência aos leitores. Vai que dá merda, né? HEHE

Como de costume o script é muito fácil de rodar e tem muitas facilidades. É aí que entra o meu comentário mais... como direi... hum... ácido.

Geralmente, estes scripts automatizadores são uma mão-na-roda para quem é iniciante e precisa de um desktop full-large-pró para suas tarefas diárias. Mas precisamos entender que estes scripts:
  • geralmente tem uma interface ruim (quando tem uma)
  • você nunca sabe realmente o que está instalando e aonde
  • você precisa de verdade daquilo que está sendo instalado (Adobe Reader tem muitos mb de espaço e se você precisa de apenas ler documentos PDF, o leitor padrão do Ubuntu já faz esse trabalho)
Essa minha crítica se baseia na facilidade que TODOS têm em instalar o que precisa QUANDO precisar e não ter tudo na máquina e se algum dia precisar, tá lá.

Não quero aqui menosprezar o trampo dos programadores desses scripts, mas sim pensar melhor se é isso mesmo que preciso. É uma ferramenta poderosa, mas lembrando, que é um facilitador e tudo que ele faz, você pode fazer, pelo terminal ou Synaptic.

E se vier uma "surpresinha marota" nas instalações e numa hora o meu sistema começa a agir de forma estranha? Não estou falando de vírus, worms, adwares e etc... mas sim de comportamento lento ou diferente do que você queria que seu sistema fosse. Como voltar atrás, se for algo que nem conheço?

Corre atrás do desenvolvedor! Ele terá que dar soluções para problemas que você não tinha até então.

Pensem nisso, com carinho.

Nenhum comentário: