Pular para o conteúdo principal

Scripts automatizadores para linux

A liberdade no open source promove coisas estranhas e incríveis.

Imagina que um cara que nunca viu sua cara, teve o maior trampo em criar um script onde com poucos cliques você pode transformar seu Ubuntu recém-instalado no que se pode chamar como O Desktop Perfeito, ou seja; um sistema totalmente funcional para você ver dvd's, cd's de áudio, divx, arquivos pdf, codificações de áudio e vídeo e muito mais que NÃO vem de fábrica!

E isso existe, sim amigos(as)!

Não vou postar links de nenhum script que existe, neste post, por achar que o que vou comentar abaixo pode ser direcionado a estes links e não quero dar a impressão de que o trabalho feito pelo programador tenha sido ruim. Longe disso, mas é melhor previnir.

Ontem eu executei um script muito falado na comunidade Ubuntu-BR para comentá-lo aqui posteriormente. Sempre é bom testar ANTES de fazer uma referência aos leitores. Vai que dá merda, né? HEHE

Como de costume o script é muito fácil de rodar e tem muitas facilidades. É aí que entra o meu comentário mais... como direi... hum... ácido.

Geralmente, estes scripts automatizadores são uma mão-na-roda para quem é iniciante e precisa de um desktop full-large-pró para suas tarefas diárias. Mas precisamos entender que estes scripts:
  • geralmente tem uma interface ruim (quando tem uma)
  • você nunca sabe realmente o que está instalando e aonde
  • você precisa de verdade daquilo que está sendo instalado (Adobe Reader tem muitos mb de espaço e se você precisa de apenas ler documentos PDF, o leitor padrão do Ubuntu já faz esse trabalho)
Essa minha crítica se baseia na facilidade que TODOS têm em instalar o que precisa QUANDO precisar e não ter tudo na máquina e se algum dia precisar, tá lá.

Não quero aqui menosprezar o trampo dos programadores desses scripts, mas sim pensar melhor se é isso mesmo que preciso. É uma ferramenta poderosa, mas lembrando, que é um facilitador e tudo que ele faz, você pode fazer, pelo terminal ou Synaptic.

E se vier uma "surpresinha marota" nas instalações e numa hora o meu sistema começa a agir de forma estranha? Não estou falando de vírus, worms, adwares e etc... mas sim de comportamento lento ou diferente do que você queria que seu sistema fosse. Como voltar atrás, se for algo que nem conheço?

Corre atrás do desenvolvedor! Ele terá que dar soluções para problemas que você não tinha até então.

Pensem nisso, com carinho.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pensamento: Ubuntu não é linux. E daí?

Acabei de ler um comentário num blog português, onde um cara dizia algo como "Linux não é Ubuntu apenas. Escrevam dicas sobre outras distros baseadas em Debian" ou algo assim. Isso me fez pensar. A alguns anos atrás, eu vivia testando o linux com o OpenSUSE, Kurumim, Resulinux, LinuxMint e outros. Nunca me adaptava ao perfil adotado da distro em questão. Aí eu desisti porquê não existia uma comunidade envolvida com a ideologia. Eu li muita resposta do tipo "se vira, novato!". E isso desmotivava para caralho. Voltava pro Windows. Um dia eu li algo sobre Ubuntu num blog e lá fui testar a versão 5.10. Gostei dele e naquela época o Ubuntu começava a traçar sua história na mídia mundial. E tudo graças as opiniões benéficas dos usuários oriundos do Windows. E claro, da boa vontade daqueles que ajudavam os novatos, como eu. Isso é "O" diferencial para que um produto dê certo. A motivação pessoal e fontes de estudos (mesmo que em inglês) que te façam entender o s...

Review Dell Inspiron 1525

Enfim, consegui comprar um notebook. Tava precisando a muito tempo e depois de pesquisar por meses, o Inspiron 1525 foi a minha decisão mais sábia, por motivos técnicos e por questões financeiras. Mesmo com a demora da Dell de mais de 20 dias para a entrega do note, a surpresa foi como o bichinho é bonito e silencioso. Ah... e poderoso. A placa de vídeo Intel X3100 era a única coisa que me deixava temeroso, quando falamos em Linux. Será que existiria drivers para ele? A parte técnica não irei dissertar muito pois por ser um Core 2 DUO Intel T7250 com 2gb de RAM e 120 gb de HD, ele é poderoso para qualquer coisa... menos para jogos gráficos pesados. Graças a essa placa X3100... bem, mas vamos falar do Ubuntu. Primeiro eu baixei 4.2gb de um dvd-live da própria Dell, produzida para quem compra os pc's dela na gringilândia. Lá tem suporte. Antes de tudo, tiver particionar o HD no Windows Vista. Isso foi fácil e não precisei instalar soft algum. Apenas gerenciei o espaço do HD e pronto....

Odeio não ler comentários

Esse post é um desabafo, portanto, leve em consideração e dê um desconto. Vou encurtar a história para depois comentá-la. Eu coloco nos meus posts TODAS as fontes de dicas e truques que vejo pela net e pelo meu RSS. Em casos de tradução eu posto a fonte original, porque isso é o MÍNIMO que eu devo fazer pela pessoa que criou o artigo/post original. Nada como reconhecer o trabalho alheio, correto? Aí, a um tempo atrás eu postei uma dica sobre o Medibuntu (que está bombando no meu Google Analytics como o post do mês) e nele tem a fonte original. Beleza. E esse post foi referenciado pelo ótimo blog do André Gondim , que de um uma encrementada. Beleza também! Mas hoje ao acessar o site do MeioBit , um comentário de um cara facilita a vida dos outros colocando o link da dica do site do André! Tá certo que ele (o André) é mais famoso no meio, que tem mais respeito na comunidade e isso eu não invejo em momento algum, podem ter certeza, mas o que me deixa mais puto é não ter comentários aqu...