Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de março, 2007

Ubuntu Unleashed

Super dica da semana! Que tal ler (em inglês) o livro do Ubuntu, no formato pdf? . Para usuários intermediários aos avançados. Esse livro cobre a versão 6.06 LTS (ubuntu e kubuntu) e dá muitas dicas desde instalar o sistema até servidores!

Construindo imagens de DVD dos repositórios do Ubuntu

Para quem não sabe, o Ubuntu tem repositórios oficiais e os não oficiais onde estão guardadas todos os arquivos necessários para atualizações ou instalações do sistema. Neste link você aprenderá a criar uma imagem DVD destes respositórios, mas só rola se você tiver banda larga (beeem larga para baixar mais de 4gb de arquivos né?). Você precisará saber mexer no terminal e em alguns comandos, mas nada como um copiar/colar não resolva e ter muita paciência, é claro.

Skype

Você usa o Skype e não sabe como instalá-lo no Ubuntu? Simples. http://www.skype.com/go/getskype-linux-deb . Só precisa clicar duas vezes no arquivo .DEB e ser feliz! Piece of cake!

Instalando placa de vídeo 3D

Muita gente têm problemas quando instalam o Ubuntu quanto a suas placas de vídeo 3D. Cada placa tem uma característica própria e com isso uma solução diferente para ela. No modo geral fazemos assim: - Abra um terminal e digite: sudo apt-get install nvidia-glx - depois digite: sudo nvidia-xconfig Boa sorte!

Importando seus emails do Outlook Express pro Evolution ou Thunderbird

Muita gente não pensa em trocar para Linux por conta dos seus mails! Como fazer para migrar seus mails para linux sem perder seus anexos? Você pode importar seus mails e contatos para o Thunderbird (do suíte Mozilla) ou Evolution (padrão do Ubuntu). De acordo com o tutorial acima, você precisa instalar o Thunderbird no Windows e seguir os passos. Não parece difícil, apenas trabalhoso, mas deve valer a pena. Eu não fiz o processo inteiro e sabem porquê? Eu uso o Gmail ! Se tenho mais de 2.8gb de espaço no Gmail, para quê perder espaço com mails no meu HD? Piece of cake!

Aplicativos e ferramentas com o GetDeb

Muitas vezes precisamos de um aplicativo que nos dê aquela mãozinha e nem sabemos onde podemos arrumar ele para Ubuntu né? Bem... incomodado ficava seu avô! Acesse o GetDeb.net e seja feliz! Um site com dezenas de aplicativos para Debian Ubuntu. É só baixar e instalar. Tá em inglês, mas vale o esforço de leitura. Piece of cake!

Deixe alguém usar seu Ubuntu sem perder suas tarefas

Ok... você precisa que alguém use seu micro urgentemente, mas está processando uma tarefa que não pode parar naquele momento. O que fazer??? Vamos te salvar: - Clique no botão de desligar no canto superior direito. - Clique na opção Trocar Usuário. (Switch User) Neste momento outro usuário pode trabalhar no mesmo sistema enquanto seus processos não foram parados! Maravilhas da tecnologia!!! Quando o pentelho do seus amigo parar de usar seu micro, você só precisará deslogar o login dele e voltará para seu ambiente anterior. Piece of cake!

Desabilitando o Beep do ubuntu

Se você é um daqueles que não suportam "beeps" de som em sistemas operacionais, não se desespere! No Ubuntu Edgy o jeito de tirar tal "beep" é assim: Vá para Sistema \ Preferências \ Sons e clique na aba System Beep. Desmarque a 1ª opção. Mais simples impossível.

Conexão Speedy ADSL no 7.04

Tenho conexão ADSL Speedy (SP) de 1mb. Depois de configurar o PPPOECONF via terminal, (num sei ainda como não fizeram um modo gráfico para isso no Ubuntu 7.04 Feisty. Tão comum isso em outras distribuições...) depois de algum tempo sem uso (minutos) a conexão cai. Aí, devo ir ao icone no canto da tela de CONEXÃO DE REDE COM FIOS, desligar a conexão e religar. São 3 cliques que durante o dia enche o saco! Se alguém tiver alguma dica de como resolver isso, por favor, comente! Abraços!

OSNews analisa versão preliminar do Ubuntu Feisty 7.04 - e gosta

Eugenia Loli-Queru, integrante da equipe do OSNews, andou testando e em conseqüência publicou uma análise de versão preliminar do Ubuntu Feisty Fawn, cujo lançamento está agendado para daqui a cerca de um mês. Ela relata uma série de situações típicas de versões preview, especialmente na instalação e configuração básica, mas isto não a impediu de ter uma conclusão bastante positiva: segundo ela, mesmo tendo sido usuária do Arch e Slackware pelos últimos 3 anos, em poucos dias o Ubuntu a ganhou. A análise apresenta diversos dos novos recursos da próxima versão do Ubuntu, inclusive o bastante comentado gerenciador de drivers, que permite desativar de maneira centralizada os drivers não-livres. Ela também lista os principais problemas que encontrou, para que os desenvolvedores interessados possam eventualmente corrigi-los ao longo do próximo mês. Link para analise completa diretamente do site da OSNews (em inglês). http://www.osnews.com/story.php/17505/Ubuntu-Feisty-Fawn-Desktop-Linux-Mat

Novo site oficial

Desculpem a demora para postar aqui, mas estou de férias e cuidar da família é mais relevante no momento. A algum tempo o site oficial do Ubuntu mudou de cara. E já não era sem tempo! Agora com um visual mais "muderninho" ele inspira mais tecnologia, seriedade e transparência. Ficou muito melhor.

Softs livres similares aos proprietários: Osalt.com

O grande dilema de quem ainda tem medo de entrar no mundo do linux é não achar seu soft proprietário (Photoshop, Coreldraw, Visio, Nero, etc...) similar (ou melhor) para o Ubuntu. Paa isto, existe o site Opem Source As Alternative ! Um catálogo dinâmico com alternativas open source bem vasto. Vale a dica, por isso anote o link acima. Alguns exemplos: Photoshop -> Gimp/Cinepaint Dreamweaver -> Bluefish/NVU/Aptana Nero -> K3b/Burn

Terminais

Trabalhar na linha de comando não é uma tarefa tão assustadora como você imagina. Não há nenhum conhecimento especial necessário para saber usar a linha de comando. É um programa como qualquer outro. A maioria de coisas em Linux podem ser feitas usando a linha de comando, embora existem ferramentas gráficas para a maioria dos programas, às vezes elas não são o bastante. É aí que a linha de comando é útil. O terminal é frequentemente chamado de linha de comando ou shell. Antigamente, esta era a maneira que o usuário interagia com seu computador, porém os usuários de Linux decidiram que o uso do shell pode ser mais rápido do que um método gráfico e ainda merece mérito hoje em dia. Aqui você aprenderá como usar o terminal. O uso original do terminal era como um navegador de arquivos e certamente ainda é usado navegador de arquivos, no evento de falha gráfica do ambiente. Você pode usar o terminal como um navegador de arquivos para navegar seus arquivos e desfazer modificações que tenham s

Ubuntu 7.04 Feisty Herd 5 para testes

Você tem um hd só para testes? Gosta de coisas novas? Quer saber de spoilers de filmes antes de lançarem nos cinemas? Então aproveita a dica: Ubuntu 7.1 Feisty Herd 5 AVISO: Não é a versão definitiva a ser lançada somente em abril!! Portanto, não usem-o em máquinas de produção, somente para testes. Eu estou usando a versão 4 mas já estou baixando a 5. HD slave serve para isso mesmo uai.

Photoshop free!!! Mas só no seu navegador

A Adobe Systems resolveu copiar a fórmula de sucesso do Google. Em 6 meses irá colocar no ar uma versão free (e provavelmente enxuta) do seu programa de edição de imagem mais poderoso do universo: o PHOTOSHOP! Deverá vir com propagandas, tipo adwords para sustentar a empreitada. O que isso tem a ver com o Ubuntu? Simples: nada mais de emular o soft. Use seu navegador para editar suas imagens via web! Totalmente excelente. fonte

Imposto de Renda 2007 no Ubuntu

Dica tirada do fórum Ubuntu Brasil e enviada pelo usuário roger_2 (necessita conhecimentos de uso no terminal): $ sudo wget -c https://www.receita.fazenda.gov.br/Publico/programas/receitanet/Java/ReceitanetJava2007_01linux.bin $ sudo chmod +x ReceitanetJava2007_01linux.bin $ sudo ~/ReceitanetJava2007_01linux.bin ai é só seguir as indicações do programa de instalação... e mais uns click click click... Receitanet instalado... voltamos ao terminal... $ sudo wget -c https://www.receita.fazenda.gov.br/publico/programas/irpf/2007/PGDIrpf2007/Java/Linux/IRPFJava2007linuxv1.0.bin $ sudo chmod +x IRPFJava2007linuxv1.0.bin $ sudo ~/IRPFJava2007linuxv1.0.bin mais um programa de instalação... mais uns click click click... IRPFJava2007 instalado... agora é caprichar no preenchimento... beleza?!" Dúvidas? Participem no fórum .

Permissões

Todo arquivo em um sistema do Linux tem permissões que permitem ou impedem outros de vê-lo, modificá-lo ou executá-lo. O super usuário "root" tem a habilidade de acessar qualquer arquivo no sistema. Cada arquivo contém restrições de acesso, restrições de usuário e tem uma associação de dono/grupo. Todo arquivo é protegido pelos seguintes grupos de permissão, em ordem de importância: · usuário aplica-se para o usuário que é o dono do arquivo. · grupo aplica-se ao grupo que está associado ao arquivo. · outro aplicar para todos os outros usuários Dentro de cada um dos três grupos das permissões são as permissons reais. As permissões, junto com a maneira aplicam-se diferentemente às limas e os diretórios, são esboçados abaixo: · leitura arquivos podem ser exibidos/abertos conteúdo de diretórios podem ser exibidos · escrita arquivos podem ser editados ou apagados conteúdo de diretórios podem ser modificados · execução arquivos executáveis podem ser executados como um programa dire

Sistemas de Arquivos e Diretórios

O sistema de arquivos do Linux e Unix é organizado em um formato hierárquico, com uma estrutura no estilo árvore. O nível mais alto do sistema de arquivos é o / ou diretório root . Na filosofia de desenho do Unix e Linux, tudo é considerado como um arquivo - incluindo discos rígidos, partições, e mídia removível. Isto significa que todos os outros arquivos e diretórios (incluindo outros discos e partições) existem sob o diretório root. Por exemplo, /home/jebediah/queijos.odt mostra o caminho completo correto para o arquivo queijos.odt que existem no diretório jebediah , o qual está sob o diretório home , que por sua vez está sob o diretório root ( / ). Sob o diretório root ( / ), existe um grupo importante de diretórios de sistema que são comuns entre a maioria das distribuições Linux que são usadas. A seguinte lista contém os nomes de diretórios comuns que estão diretamente sob o diretório root ( / ): /bin - importante aplicativos bin ários /boot - arquivos que são necessários

Devede: softzinho porrêta esse

Num belo dia, tive que ripar, converter e queimar um vídeo de um DVD aqui da empresa. Algo de 1.4 gb. Tentei isso no Windows. Depois de horas testando softs desconhecidos - e abusando dos cracks - não tive êxito! Lembrei de fazer isso no Ubuntu. Entre pesquisa, instalação, ripagem, conversão e de ter o arquivo em MPEG pronto não demorei mais do que 20 minutos!! Sem cracks, sem estudos e help (F1), sem nada. Bem intuitivo. A mágica tem nome: DeVeDe! "Ele é um software gráfico que facilita a criação de VCDs, SVCDs e DVDs. De forma prática e rápida, é possível adicionar diversos arquivos de vídeo e compilar um DVD. Possui diversos recursos como inserção de tarjas pretas, divisão por episódios, configuração de qualidade e bitrate, dentre outros recursos diretamente pelo programa, que aceita todos os formatos suportados pelo MPlayer da sua máquina (isso significa que quanto mais codecs instalados, maior a compatibilidade). O DeVeDe utiliza as bibliotecas gráficas GTK+ o que torna este

Red Hat lança desafio para disseminar conceito de código aberto

Para espalhar cultura do código aberto, empresa propõe desafio; equipe vencedora leva 20 mil dólares e estágios na companhia. Estudantes de administração, negócios e design podem participar do 1º Desafio Red Hat, promovido pela empresa para descobrir e reter talentos, além de disseminar o uso de código aberto, por meio de soluções e idéias inovadoras. O julgamento dos projetos apresentados como resposta ao desafio proposto pela Red Hat será dividido em duas etapas: uma em que um grupo de especialistas em negócios e tecnologia analisa os trabalhos levando sempre em consideração os critérios originalidade e inovação e outra de apresentação oral de 15 minutos para o corpo de jurados com os cinco selecionados na primeira fase. No início de abril, em data ainda a ser confirmada, serão divulgadas as três equipes classificadas, que receberão a avaliação de seus planos. A equipe campeã terá a oportunidade

Programas do Windows roda no Linux?

A primeira pergunta que pensamos ao usar o Linux é se ele pode rodar programas do Windows. A resposta é sim... e não. O Linux é completamente diferente do Windows. Da mesma forma que você não consegue rodar programas do Mac no Windows, não roda naturalmente softs do Windows no Linux. Estruturas diferentes. Entretanto, existem projetos que permitem rodar programas do Windows no Linux Wine é um projeto feito para isso. E você pode baixar programas comerciais no site www.codeweavers.com . Você também pode usar programas como o VMware para criar um “PC virtual” rodando no Ubuntu. Você instala o sistema operacional Windows e depois instala o soft que precisa, tipo Photoshop ou Coreldraw. AVISO: na maioria dos casos, existem softs EQUIVALENTES para o Linux de seu programa favorito. Exemplos: Photoshop >> Gimp Coreldraw >> Xara Não será surpresa seu o soft equilavente no Linux te fazer sorrir mais do que o soft proprietário do Windows.