Pular para o conteúdo principal

Sistemas de Arquivos e Diretórios

O sistema de arquivos do Linux e Unix é organizado em um formato hierárquico, com uma estrutura no estilo árvore. O nível mais alto do sistema de arquivos é o / ou diretório root.

Na filosofia de desenho do Unix e Linux, tudo é considerado como um arquivo - incluindo discos rígidos, partições, e mídia removível. Isto significa que todos os outros arquivos e diretórios (incluindo outros discos e partições) existem sob o diretório root.

Por exemplo, /home/jebediah/queijos.odt mostra o caminho completo correto para o arquivo queijos.odt que existem no diretório jebediah, o qual está sob o diretório home, que por sua vez está sob o diretório root (/).

Sob o diretório root (/), existe um grupo importante de diretórios de sistema que são comuns entre a maioria das distribuições Linux que são usadas. A seguinte lista contém os nomes de diretórios comuns que estão diretamente sob o diretório root (/):

  • /bin - importante aplicativos binários
  • /boot - arquivos que são necessários para iniciar.
  • /dev - os arquivos do dispositivo
  • /etc - arquivos de configuração, scripts de inicialização, etc...
  • /home - diretórios home do usuário local
  • /lib - bibliotecas do sistema
  • /lost+found - fornece um sistema perdido+achado para arquivos que existem sob o diretório root (/).
  • /media - mídia removível montada (carregada) tal como CDs, câmeras digitais, etc...
  • /mnt - sistemas montados
  • /opt - fornece um local para aplicativos opcionais serem instalados.
  • /proc - diretório especial dinâmico que mantem informação sobre o estado do sistema, incluindo os processos atualmente executados.
  • /root - diretório home do usuário root, pronunciado 'eslash-ruut'
  • /sbin - binários de sistema importantes.
  • /sys - contém informações sobre o sistema
  • /tmp - arquivos temporários
  • /usr - aplicativos e arquivos que são na maioria das vezes disponíveis ao acesso de todos usuários.
  • /var - arquivos variáveis tal como logs e bancos de dados.
Não precisa decorar isso tudo, por enquanto, mas é bom ir se familiarizando. Todo novato é apressado, por isso, vamos por partes. :-)

Comentários

Panda_BG disse…
Hmmmmmmmmm...
MUITO interessante isso!
"Very useful" diria um amigo... enfim, pois é, hora pra ir se acostumando com novos "conceitos".
A propósito, um post semelhante sobre "LINHA DE COMANDO" também seria legal... (desculpe por ficar fazendo sugestões)
Parabéns por disponibilizar de forma "fácil e inteligível" aos tolos "lobotomizados" pelo win como eu! (hehehe)
Abs
BG

Postagens mais visitadas deste blog

Review Dell Inspiron 1525

Enfim, consegui comprar um notebook. Tava precisando a muito tempo e depois de pesquisar por meses, o Inspiron 1525 foi a minha decisão mais sábia, por motivos técnicos e por questões financeiras. Mesmo com a demora da Dell de mais de 20 dias para a entrega do note, a surpresa foi como o bichinho é bonito e silencioso. Ah... e poderoso. A placa de vídeo Intel X3100 era a única coisa que me deixava temeroso, quando falamos em Linux. Será que existiria drivers para ele? A parte técnica não irei dissertar muito pois por ser um Core 2 DUO Intel T7250 com 2gb de RAM e 120 gb de HD, ele é poderoso para qualquer coisa... menos para jogos gráficos pesados. Graças a essa placa X3100... bem, mas vamos falar do Ubuntu. Primeiro eu baixei 4.2gb de um dvd-live da própria Dell, produzida para quem compra os pc's dela na gringilândia. Lá tem suporte. Antes de tudo, tiver particionar o HD no Windows Vista. Isso foi fácil e não precisei instalar soft algum. Apenas gerenciei o espaço do HD e pronto....

Odeio não ler comentários

Esse post é um desabafo, portanto, leve em consideração e dê um desconto. Vou encurtar a história para depois comentá-la. Eu coloco nos meus posts TODAS as fontes de dicas e truques que vejo pela net e pelo meu RSS. Em casos de tradução eu posto a fonte original, porque isso é o MÍNIMO que eu devo fazer pela pessoa que criou o artigo/post original. Nada como reconhecer o trabalho alheio, correto? Aí, a um tempo atrás eu postei uma dica sobre o Medibuntu (que está bombando no meu Google Analytics como o post do mês) e nele tem a fonte original. Beleza. E esse post foi referenciado pelo ótimo blog do André Gondim , que de um uma encrementada. Beleza também! Mas hoje ao acessar o site do MeioBit , um comentário de um cara facilita a vida dos outros colocando o link da dica do site do André! Tá certo que ele (o André) é mais famoso no meio, que tem mais respeito na comunidade e isso eu não invejo em momento algum, podem ter certeza, mas o que me deixa mais puto é não ter comentários aqu...

Pensamento: Ubuntu não é linux. E daí?

Acabei de ler um comentário num blog português, onde um cara dizia algo como "Linux não é Ubuntu apenas. Escrevam dicas sobre outras distros baseadas em Debian" ou algo assim. Isso me fez pensar. A alguns anos atrás, eu vivia testando o linux com o OpenSUSE, Kurumim, Resulinux, LinuxMint e outros. Nunca me adaptava ao perfil adotado da distro em questão. Aí eu desisti porquê não existia uma comunidade envolvida com a ideologia. Eu li muita resposta do tipo "se vira, novato!". E isso desmotivava para caralho. Voltava pro Windows. Um dia eu li algo sobre Ubuntu num blog e lá fui testar a versão 5.10. Gostei dele e naquela época o Ubuntu começava a traçar sua história na mídia mundial. E tudo graças as opiniões benéficas dos usuários oriundos do Windows. E claro, da boa vontade daqueles que ajudavam os novatos, como eu. Isso é "O" diferencial para que um produto dê certo. A motivação pessoal e fontes de estudos (mesmo que em inglês) que te façam entender o s...