“Eu posso fazer piadas com a Microsoft e, eventualmente, dizer que eles fazem coisas estúpidas. Mas eu penso que neste caso eles deram um passo na direção correta”, escreveu Torvalds.
O e-mail do inventor do Linux é uma percepção positiva do recente anúncio da Microsoft que dividiu opiniões na comunidade de software livre.
“Eles poderiam fazer mais? Certamente. Mas vamos dar crédito a eles por, enfim, abrir alguma coisa, ainda que provavelmente só tenham dado esse passo para se adequar às regras da União Européia”, anotou.
A Microsoft anunciou que vai publicar a API de seus principais produtos, como Office 2007, Windows Vista,
Windows Server 2008 e SQL Server 2008, entre outros.
A Microsoft diz que a decisão é um passo importante para permitir maior interoperabilidade entre sistemas e aplicativos desenvolvidos por diferentes grupos da indústria do software.
Parte das mudanças era necessária para atender exigências da União Européia, que acusa a Microsoft de monopólio no mercado de software no Velho Continente.
“Isto significa que devemos confiar e amar a Microsoft? Não. Mas eu também não vejo motivo para criticá-los por anunciar uma medida que, claramente, é um avanço”, anotou Torvalds.
Comentários