Pular para o conteúdo principal

O que esperar do Ubuntu 8.04 LTS?

Depois da versão do Ubuntu mais comprometida com prazos e por isso com bugs irritantes que demoraram a serem corrigidos, criando uma impressão de que a Canonical estava criando um monstro que não estava dando conta de controlar, no mês que vem, será lançado a versão LTS (Long Term Suport) 8.04.

E já foram liberadas 6 versões Alpha do 8.04 (8 de 2004 e 4 de abril do mesmo ano) e como eu adquiri o meu primeiro notebook (um Dell Inspiron 1525) eu resolvi testar – e como testei.... - a versão alpha do 8.04. Eu formatei mais de 6 vezes o HD nos testes!

Antes de mais nada eu instalei a versão 7.10 e logo vi que teria problemas, pois netsa versão a webcam e placa de vídeo Intel X3100 têm conflitos com o kernel do 7.10. Não rolava o Compiz mais vídeos ao mesmo tempo.

Teimoso como nunca e aproveitando minhas férias em casa, resolvi testar a versão Alpha 6.

1 Passo:
Particionei o HD no Windows Vista (é... eu quero testar esse trem também). Passo simples quando se tem o Google ao nosso lado. Deixei uns 40gb para o linux.

2 Passo:
Inseri o CD-R do Alpha 6 e só pau na instalação, logo de cara!!!
Super DICA: quem for instalar a versão Alpha (quem sabe os Beta também...) opte em escolher a língua padrão INGLESA. É um bug? Eu não acredito, mas ralei para descobrir essa dica. Feito esta escolha, a instalação vai normal até o momento em que eu escolho a opção de “escolher a partição limpa mais longa”. Será que esta opção escolheria a partição criada anteriormente?? Eu confiei no sistema e deu resultado! Ufa!

3 Passo:
Instalado, vamos ao primeiro update do sistema: 280Mb de download!!! Acha paciência, mas isso eu estava tendo. Depois do update, mais um crash. E lá vou eu digitando no terminal:

sudo dpkg --configure –a

Não sei o que isso significa, mas deu resultado, hehe.

As surpresas

Pessoal, eu posso garantir sem dúvidas, que o 8.04 será um marco no mundo linux e mais ainda pro Ubuntu e seus fãs.

O visual dele está muito mais equilibrada e atualizada. Vemos isso na tela de login. O campo de usuário e senha está com bordas finas discretas e sombreadas. Delicado mas surtiu efeito.

Exaile, Wine, Deluge, OGMrip, extensões do Firefox Beta 4, AptonCD, gDesklets, SimDock e até mesmo o Compiz Fusion Icon poderão ser achados Adicionando/Removendo Aplicações!!!! Não precisei do Automatix para nada! Isso é O avanço que sempre esperei dentro dos mantenedores do Ubuntu.

Nada mais de sair correndo atrás de arquivos .DEB pela internet. O próprio sistema te ajuda. Isso pode ser até um avanço do Gnome 2.22, não tenho informações sobre isso, mas cara... que show de bola isso.

O Compiz já vem pré-instalado e funcionando e lembram de quando eu mencionei sobre meus problemas com a placa Intel? Então, sem erro algum. O sistema achou a placa e sem pau algum. Compiz e vídeo rolando de prima.

E falando em vídeos e mp3...

Foi só eu clicar num arquivo mp3 qualquer que o sistema me sugere baixar o codec necessário da internet. Isso já existia mas que impressiona os novatos, isso impressiona mesmo.
O queimador Brasero já é padrão do sistema. Ponto positivíssimo, pois o acho melhor e mais simples que muitos queimadores de CD-r e DVD-R que existem por aí. Coisa de gosto pessoal.

Quanto ao Wireless...

Sem problema algum! Pegou meu roteador (e dos vizinhos que não protegem sua rede como deviam) de prima. Sem essa de baixar pacotes específicos para Windows. Supresa total.
Lembram que tinham um jogada de criar um impressora padrão PDF no sistema, para quando você quisesse imprimir um arquivo em PDF? Pois é... já vem default no sistema. Não sei se isso já era do 7.10, mas me pegou de surpresa. Outra aliás...
Testei também o pendrive e um memorystick da câmera fotográfica no notebook e adivinhem? Sem erro algum.

Conclusão:

Apesar de ser alpha e longe ainda do lançamento oficial, a versão 8.04 do Ubuntu será um divisor de águas. Esqueceremos a versão 7.10 com seus bugs e espero ainda muito mais surpresas.
Até mais.

obs.: valeu a dica Mitre. :-)

Comentários

J. F. Mitre disse…
Meu caro, você digitou:

sudo dpkg --configure -a

Esqueceu do dpkg.
Um abraço.
Rodolfo disse…
hehe mas isso ainda não é tudo. já tô de saco cheio de mandar o pessoal do #ubuntu e do #ubuntu-br pra NÃO baixar aplicativos que eles acham que faz milagres como Automatix e Envy, que são sim danosos pro sistema e nem sequer são suportados.
Quanto à questão da LINGUAGEM do sistema, fica tranquilo que eles estão querendo implementar o Xorg 7.4 junto com o Hardy. Fuçaram até na alma do kernel e por algum motivo ainda apanho disso, mas ele não consegue reconhecer o layout do teclado para pt-br COM teclas mortas (como acentos e função do shit+comando de teclado).
Se você decidir explorar um pouquinho mais o Compiz, vai perceber que existem mais alguns bugs chatos (transição de janelas entre uma deskto virtual para outra), mas isso já não tem mais a ver com o 3100 ou o CF. É coisa do OpenGL. Ainda não sei bem dizer o que é exatamente....

Fico satisfeito em ver que um usuário de placa de vídeo da intel esteja com o sistema funfando 100%. Mesmo sendo alpha release. O Ubuntu me fez feliz, coisa que o rwin está longe de conseguir com essa tosquice do kernel da ms, entao quando o Hard sair, mal posso esperar pra ver como vão ser as coisas por aqui.

A propósito, vc consegue colocar a resolução máxima da tela até quanto?
zeleleinspace disse…
Rodolfo, blz? Cara eu estou usando o máximo de resolução de vídoe possível; 1440 x 900.

Aliás, você está convidado a ser colaborador do Ubuntu Dicas! Se quiser, entre em contato, pois o blog ficaria melhor com sua participação. :-)

Abs.
Maudy
Iron Junior disse…
Gostei muito do novissimo ubuntu que funciona perfeitamente e com otima performance no EeePC (alias, recomendo a portatividade do EeePc para a galera que já tem um desktop bom em casa) Ubuntu roda show de bola.

Fiquei impressionado por funcionar inclusive o compiz fusion, emerald, screenlets e tudo que tem direito sem chorar.

Amanha vou fazer um video de como ficou meu Eee Pc e passo o link aqui! Abraco
d'agent disse…
Maudy,
Já tentasse usar o desktop extendido? (dois monitores??)

E o Cd? funciona certinho?

O wireless foi ok?

(No site do ubuntu fala q os broadcom dão pau feio e alguns drives de cds não rolam)

Vlw!

Postagens mais visitadas deste blog

Pensamento: Ubuntu não é linux. E daí?

Acabei de ler um comentário num blog português, onde um cara dizia algo como "Linux não é Ubuntu apenas. Escrevam dicas sobre outras distros baseadas em Debian" ou algo assim. Isso me fez pensar. A alguns anos atrás, eu vivia testando o linux com o OpenSUSE, Kurumim, Resulinux, LinuxMint e outros. Nunca me adaptava ao perfil adotado da distro em questão. Aí eu desisti porquê não existia uma comunidade envolvida com a ideologia. Eu li muita resposta do tipo "se vira, novato!". E isso desmotivava para caralho. Voltava pro Windows. Um dia eu li algo sobre Ubuntu num blog e lá fui testar a versão 5.10. Gostei dele e naquela época o Ubuntu começava a traçar sua história na mídia mundial. E tudo graças as opiniões benéficas dos usuários oriundos do Windows. E claro, da boa vontade daqueles que ajudavam os novatos, como eu. Isso é "O" diferencial para que um produto dê certo. A motivação pessoal e fontes de estudos (mesmo que em inglês) que te façam entender o s...

Review Dell Inspiron 1525

Enfim, consegui comprar um notebook. Tava precisando a muito tempo e depois de pesquisar por meses, o Inspiron 1525 foi a minha decisão mais sábia, por motivos técnicos e por questões financeiras. Mesmo com a demora da Dell de mais de 20 dias para a entrega do note, a surpresa foi como o bichinho é bonito e silencioso. Ah... e poderoso. A placa de vídeo Intel X3100 era a única coisa que me deixava temeroso, quando falamos em Linux. Será que existiria drivers para ele? A parte técnica não irei dissertar muito pois por ser um Core 2 DUO Intel T7250 com 2gb de RAM e 120 gb de HD, ele é poderoso para qualquer coisa... menos para jogos gráficos pesados. Graças a essa placa X3100... bem, mas vamos falar do Ubuntu. Primeiro eu baixei 4.2gb de um dvd-live da própria Dell, produzida para quem compra os pc's dela na gringilândia. Lá tem suporte. Antes de tudo, tiver particionar o HD no Windows Vista. Isso foi fácil e não precisei instalar soft algum. Apenas gerenciei o espaço do HD e pronto....

Odeio não ler comentários

Esse post é um desabafo, portanto, leve em consideração e dê um desconto. Vou encurtar a história para depois comentá-la. Eu coloco nos meus posts TODAS as fontes de dicas e truques que vejo pela net e pelo meu RSS. Em casos de tradução eu posto a fonte original, porque isso é o MÍNIMO que eu devo fazer pela pessoa que criou o artigo/post original. Nada como reconhecer o trabalho alheio, correto? Aí, a um tempo atrás eu postei uma dica sobre o Medibuntu (que está bombando no meu Google Analytics como o post do mês) e nele tem a fonte original. Beleza. E esse post foi referenciado pelo ótimo blog do André Gondim , que de um uma encrementada. Beleza também! Mas hoje ao acessar o site do MeioBit , um comentário de um cara facilita a vida dos outros colocando o link da dica do site do André! Tá certo que ele (o André) é mais famoso no meio, que tem mais respeito na comunidade e isso eu não invejo em momento algum, podem ter certeza, mas o que me deixa mais puto é não ter comentários aqu...